domingo, 10 de dezembro de 2017

A Terra Prometida - Parte 4 - Quando foi Prometida?




Os cristãos de todas as igrejas sabem que Canaã, a atual Israel, foi prometida ao povo hebreu. Mas sabem eles quando foi prometida?

O livro de Gênesis é muito sucinto a respeito da data. Suas passagens são breves, mas descrevem claramente a ordem e a vontade de Deus.

No capítulo 11 do livro de Gênesis diz:

31. E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. 
Gênesis 11:31
 
Não é explicado por que Terá – o pai de Abrão – partiu de Ur dos caldeus. Anterior a isto, a Bíblia diz que Harã, o filho caçula de Terá, morreu em Ur de forma desconhecida. Talvez o luto de seu pai o tenha convencido de que não queria mais habitar ali.

Após isto, no versículo 31 é descrito que nem todos os filhos partiram de Ur com Terá, seu pai. Apenas seu primogênito Abrão, seu neto Ló e Sarai, sua filha e nora, o acompanharam até Harã a noroeste da Suméria.

Para quem quiser saber mais sobre a histórica Ur dos caldeus, deixo o link de minha postagem sobre esta fascinante cidade:

Link: http://despertarmetafisico.blogspot.com.br/2017/10/criacionismo-parte-11-ur-dos-caldeus.html

 
Mas é no capítulo 12 quando a promessa é efetivamente feita. O livro de Gênesis diz:

1. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

No versículo 1 e 2 Deus dá a ordem a Abrão, prometendo-lhe em seguida que se obedecesse ao Senhor, ele o tornaria uma bênção.

3. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Deus, sendo Ele rico em bênção, amor e misericórdia, jamais pediria algo ao seu servo sem que lhe acrescentasse um transbordante prêmio (ou galardão no Novo Testamento) caso O obedecesse. Devemos nos lembrar que as bênçãos de Deus enriquecem e jamais acrescentam dores! (Provérbios 10:22)

4. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Abrão não pensou duas vezes em obedecer a ordem de Deus. Passando de maneira quase despercebida aqui, esta é uma verdadeira lição à nós, cristãos. Devemos obedecer a Deus. Não existe desobediência para quem se diz “servo do Senhor”. 

5. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.

Aqui fica claro que a promessa de Deus não foi feita em Ur dos caldeus, mas no deserto de Harã. Todavia, Abrão estava seguindo estritamente a ordem divina, tendo seus passos guiados por Deus até a conhecida terra de Canaã.

6. E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.

Aqui é citado o primeiro encontro de Abrão com os cananeus, aqueles povos descendentes de Canaã (neto de Noé) descritos minuciosamente na 2ª e 3ª parte deste estudo.

7. E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
Gênesis 12:1-8

No versículo 7 Deus aparece e promete a terra de Canaã a Abrão. Aqui fica claro o cumprimento da maldição e bênção de Noé, dos quais muitos atribuem como profecia. Noé amaldiçoou seu neto Canaã, tornando-o servo de seus dois tios Sem e Jafé.

No capítulo 9 de Gênesis diz:

25. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Gênesis 9:25-27

Ora, Abrão era descendente direto de Sem, ou seja, um semita (Gênesis 11:10 a 26). Portanto, Deus estava cumprindo a maldição proferida por Noé, prometendo a Abrão a terra habitada pelos descendentes de Canaã. A partir daí os cananeus se tornariam servos de um semita, conforme descrito no capítulo 9 do livro de Gênesis.

Adiante, há ainda mais passagens que descrevem quando Deus prometeu a terra de Canaã ao semita Abrão. Após uma contenda entre os pastores de Abrão e de seu sobrinho Ló, as duas caravanas se separaram, indo Ló para a campina do Jordão onde se encontravam as cidades de Sodoma e Gomorra. Então Deus diz:

14. E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15. Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
17. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
18. E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor.
Gênesis 13:14-18

E no capítulo 15, quando Abrão, angustiado por não ter um herdeiro, pergunta a Deus quando ele finalmente teria filhos. Deus, então, reitera sua promessa dizendo:

5. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
6. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
7. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
Gênesis 15:5-7


Agora, finalmente respondendo à pergunta sobre quando a terra foi prometida a Abrão, estima-se que foi entre os séculos 21 e 19 a.C. Abrão foi atuante no julgamento das cidades de Sodoma e Gomorra, sendo ele seu contemporâneo. Desta maneira, é possível estimar que Deus o tenha prometido a terra de Canaã alguns anos, ou talvez décadas, antes das cidades sofrerem a destruição.  

Um arqueólogo e pesquisador – Steve Collins – encontrou as supostas ruínas das duas cidades. O site da Revista Galileu diz:

“Collins explica que o local foi selecionado por ser o maior de toda a região sul do Vale do Rio Jordão, com cerca de cinco a dez vezes o tamanho das antigas cidades-estado que ficavam nos arredores. ‘Cheguei à conclusão de que, se alguém quisesse achar Sodoma, deveria procurar pela maior cidade que existiu naquela área durante a Idade do Bronze, no tempo de Abraão’, disse o arqueólogo. Ele explica que, antes de sua pesquisa, os mapas que mostram a região naquela época longínqua eram bem incompletos”.

“A localização era privilegiada por proporcionar fácil acesso a grandes reservatórios de água - o Rio Jordão e também o Mar Morto. A proximidade de importantes rotas comerciais também ajuda a explicar o fato de a suposta Sodoma ter prosperado por volta dos anos 3500 e 1450 antes de Cristo. No entanto, o pesquisador afirma que no final da Idade do Bronze, a gigantesca cidade-estado foi misteriosamente evacuada e permaneceu sendo uma terra desolada por cerca de 700 anos, até voltar a ser povoada e florescer novamente. Se a causa foi mesmo a tal ‘ira de Deus’, provavelmente jamais saberemos”.

Link: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2015/10/arqueologos-acreditam-ter-encontrado-cidade-biblica-de-sodoma.html

Comparando a data da promessa com a destruição de Sodoma e Gomorra, o site icr.org também nos dá uma estimativa da data da promessa divina. Entretanto, o site está em inglês. Deixo o link a seguir:

Link: http://www.icr.org/article/have-sodom-gomorrah-been-discovered
 
Além deste marcante evento, não encontrei outro indício histórico que pudesse usar de comparação. Há, talvez, uma comprovação quanto ao relato bíblico na existência da atual Macpela, o famoso e sagrado local de sepultamento dos patriarcas do Antigo Testamento.

Localizado na atual cidade de Hebron, a Macpela foi rebatizada pelos muçulmanos de Mesquita Ibrahami, ou Caverna dos Patriarcas pelos judeus. Este local existe até hoje e é palco de disputas territoriais entre israelenses e palestinos.   

Link: https://noticias.gospelprime.com.br/local-onde-abraao-esta-enterrado-e-disputado-por-israelitas-e-palestinos/


Há lições a serem aprendidas com a vida de Abrão (futuramente Abraão). Listei algumas delas, descrevendo-as como exortações a nós, servos e adoradores de Cristo. A seguir:

  • Deus jamais se esquece daqueles que O amam. Desta maneira, lembrou-se e considerou as palavras de seu servo Noé, cumprindo à risca sua maldição e bênção proferida aos seus filhos (Gênesis 9:25-27).
  • Deus escolheu um primogênito e semita, Abrão, para lhe abençoar e cumprir através dele a profecia de Noé. Não nos é informado por que Deus o escolheu, mas algo nele chamou a atenção divina (Gênesis 12:1 e 2). Que Deus veja essa virtude resplandecer também em nós!   
  • Deus deu uma ordem, mas garantiu que se Abrão obedecesse ao chamado, seria recompensado com terras (Canaã) e inúmeros descendentes (Gênesis 12:3). Não há nem nunca haverá alguém que tenha prejuízo ao deixar tudo para trás e obedecer a voz do Senhor (Marcos 10:29 e 30).
  • Deus recebeu ofertas e adoração sincera de Abrão através da edificação de altares em Canaã (Gênesis 12:8; 13:18; 15:9). Desta maneira, aprendemos que devemos ofertar a Deus sempre que invocarmos o Seu nome.   

Concluindo, a terra foi prometida a Abrão entre os séculos 21 e 19 a.C., próximo da data da destruição de Sodoma e Gomorra. E, conforme o prometido, Abrão se tornou o patriarca do povo eleito de Deus.  
 

Continua na Parte 5




O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...