sábado, 21 de outubro de 2017

A Inocência segundo a Bíblia




O que é a Inocência segundo a Bíblia?

Há várias passagens na Bíblia que exortam o cristão à inocência. Mas, o que realmente isto significa? Estaria a Bíblia nos apelando a abdicar-nos de nossa maturidade e discernimento?

No site Dicio.com, Inocência tem as seguintes definições:

  1. Característica, estado do que é inocente; falta de culpa.
  2. Atributo da pessoa que não consegue cometer ato ilícito; condição de quem não é culpado (crime).
  3. Desprovido de malícia; excesso de ingenuidade; pureza: seu chefe vivia abusando de sua inocência.
  4. Grande candura (pureza) proveniente da ignorância: havia inocência no comportamento de sua filha.
  5. Que ainda não conhece o amor; que nunca teve relações sexuais; virgindade ou donzelice.

E por último, sua origem etimológica: do latim innocentia.

No livro de Salmos, o rei Davi fez a seguinte declaração:

1. Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.
2. Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
3. Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
4. Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.
5. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
6. Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
Salmos 26:1-6

Davi, ao dizer “lavar as mãos na inocência”, refere-se à confissão dos pecados, abandono de suas práticas e à adoção de um comportamento irrepreensível. Em outras palavras, Davi nos inspira a ter um coração sincero e reto para o Senhor.

No Novo Testamento, Jesus faz menção à inocência ao deparar-se com as crianças. As passagens a seguir tratam da mesma ocasião, porém contada por apóstolos diferentes:

13. E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.
14. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.
15. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.
16. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

Marcos 10:13-16
  
13. Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
14. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.

Mateus 19:13,14

15. E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos.
16. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.
17. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.
Lucas 18:15-17


Isto significa que devemos abandonar nossas responsabilidades de adulto e nos comportarmos como crianças? Obviamente, não. Jesus queria que nos lavássemos de nossos erros e pecados na inocência, conforme citado por Davi.

Cristo nos exorta a recebermos o reino de Deus como meninos, mas não em comportamento de menino. O apóstolo Paulo reforça a ideia de não procedermos como crianças, referindo-se à nossa imaturidade na fé. Ao invés, ele nos ensina a agirmos como adultos cheios de entendimento, convertidos pela Palavra e redimidos pelo amor.

11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13. Agora, pois, permanecem a , a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:11-13

Portanto, ao Jesus dizer que devemos ser como meninos, estava referindo-se ao nosso novo estado de convertidos. Jesus Cristo faz sua definitiva afirmação ao dizer:

27. E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Lucas 10:27

E na carta aos Gálatas, Paulo o reforça dizendo:

14. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Gálatas 5:14

No site gospelmais.com.br, há um interessante texto sobre a inocência:

(...) Deus quer que você não se contamine com o que você vê e ouve, ele quer que você confie nele cegamente, sem nenhum medo, assim como uma criança corre aos braços do seu pai. E também que você não deixe nada de ruim entrar em seu coração, seja uma mágoa, uma lembrança do passado, um trauma ou qualquer outra coisa que venha lhe fazer perder a inocência que você tem para com Ele.
Fonte: https://estudos.gospelmais.com.br/seja-como-uma-crianca.html

Lembrem-se que Adão e Eva viviam na mais completa inocência no Éden. Para eles não havia necessidade de redenção ou repreensão. Eles eram inocentes e viviam como meninos, ou seja, como crianças. E é exatamente este estado que Deus espera de nós para nos salvar e nos dar a vida eterna.

No livro de Gênesis diz:

25. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gênesis 2:25

Mas, ao ser incitada pela serpente, Eva comeu o fruto proibido e também Adão, perdendo seu estado inicial de inocência e introduzindo o pecado no mundo.

7. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Gênesis 3:7


É importante salientar que ter a inocência não significa expor sua nudez, mas que, após a introdução do pecado, a inocência desapareceu e suas malignas consequências infestaram a Terra. A partir daí começou o oposto da inocência, ou seja, a malícia.

Quanto a esta lamentável consequência, o apóstolo Pedro diz:

1. Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
2. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
1 Pedro 2:1,2

Pedro, ao dizer leite racional, estava referindo-se ao entendimento, unicamente alcançado pela razão. Paulo sabiamente nos ensina dizendo:

19. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
20. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
1 Coríntios 14:19,20

O apóstolo Tiago também nos exorta, como diz a seguir:

21. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
Tiago 1:21

Pregando aos habitantes de Jerusalém, o profeta Jeremias faz seu apelo:

14. Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniquidade?
Jeremias 4:14

O site significados.com.br nos dá uma excelente definição de “iniquidade”:

“Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade”.

“A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normas morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter”. 

“A criminalidade, pecado ou injustiça são algumas das ações de quem pratica a iniquidade”. 

Iniquidade na Bíblia:

“Nas religiões cristãs, a iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada”. 

“A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los”. 
Fonte: https://www.significados.com.br/iniquidade/


Sendo inocentes como meninos, nos apartamos da iniquidade e nos tornamos irrepreensíveis para o mundo. E Paulo nos relembra sua razão e necessidade no famoso versículo a seguir:

23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23

Portanto, assim como Jesus disse nos evangelhos, Paulo também nos reitera em sua carta aos Tessalonicenses. Sermos como meninos significa nos preparamos para o retorno de Cristo e nossa entrada no reino dos Céus.

Enumerando os argumentos acima, conclui-se que se tornar inocente é:

  1. Sermos como meninos (crianças), mas adultos no entendimento;
  2. Rejeitar a malícia;
  3. Amar o próximo como a nós mesmos;
  4. Sermos irrepreensíveis.  

Lavando-nos na inocência nos tornamos inimputáveis, ou como o apóstolo Paulo disse, irrepreensíveis. Como crianças sem culpa, cheias de pureza e limpas de todos os pecados pelo sangue de Cristo.

Portanto, sejamos como Davi que, lavando-se de toda transgressão, concupiscência e malícia, tornou-se como menino, ou seja, inocente!



- Eduardo Domingues



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...