sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

O Que é o Maná?

 

O Que é o Maná?

 

No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:

 

1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.

 

Abaixo uma foto do deserto de Zim, localizado na Península do Sinai:


 

O livro de Êxodo nos relata como o povo de Israel murmurou contra Moisés e Arão, pedindo por comida (v. 2 e 3). Deus preparou a providência, prometendo alimentar-lhes com pão pela manhã e codornizes à tarde (v. 4 a 13).

 

É importante ressaltar que foi durante este evento que apareceu a glória do Senhor em uma nuvem. A nuvem era a glória do Senhor no tabernáculo (Ex 40:34-38), além de lhes fazer sombra contra o sol forte durante o dia e, à noite, aquece-los transformando-se em uma coluna de fogo (Nm 9.15-23).

 

10. E aconteceu que, quando falou Arão a toda a congregação dos filhos de Israel, e eles se viraram para o deserto, eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem.



No versículo 14 há a primeira definição do Maná, comparando-o a escamas finas como a geada – provavelmente o orvalho – sobre a terra. Algumas traduções o retratam como escamas e outras como algo redondo. A seguir:

 

14 .E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.

 

E então vem a parte mais interessante. Os israelitas não sabiam o que era aquilo e perguntavam a si mesmos “O que é isto?”.

 

15. E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

 

Avançando para o versículo 31, a Bíblia dá mais detalhes quanto a aparência do Maná.

 

31. E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.

 

Abaixo, fotos da semente e da planta de coentro:



 

A Bíblia de Estudo Plenitude nos dá algumas complementações quanto a natureza do Maná. Ela diz:

 

“Maná é o nome hebraico dado pelos israelitas e significa ‘Que é isto?’. Coentro é uma erva que pode alcançar até 1 (um) metro de altura. A planta produz sementes que até hoje são usadas como tempero”.

 

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16.31, pág.: 81.

 

No versículo 21 é informado mais um aspecto do Maná. Ali diz:

 

21. Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.

Esta é uma evidência de que o Maná era como uma “escama de geada”, pois se derretia como o gelo, como diz o próprio versículo 14.

 

Outro aspecto importante era sua deterioração. Ao israelitas foi ordenado comer somente no mesmo dia, proibindo-lhes de guarda-lo para o dia seguinte. Quem assim o fizesse, encontrava o Maná apodrecido e cheio de bichos.

 

19. E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
20. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.

 

A única exceção em que era permitido armazena-lo era no sexto dia, ou seja, o dia que precede o sábado.

 

23. E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.

24. E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
25. Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
26. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
27. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.

 

A Bíblia de Estudo Plenitude complementa as passagens, dizendo:

 

“O suprimento de comida vem de manhã após manhã no tempo de Deus, conforme o seu plano. O suprimento não pode ser armazenado para uso posterior, exceto para o sábado. Deve ser usado apenas como Deus havia especificado (v.20), uma demonstração miraculosa de sua provisão para suprir as necessidades de seu povo. Cada família tem tudo o que necessita. Elas podem ter um gômer do pão (v.15) por dia – uma tigela contendo cerca de 2 (dois) litros (v.16). Essa substância foi a comida principal de Israel por 40 anos (v.35). A petição na Oração do Senhor: “o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia” (Lc 11.3) provavelmente recorde o pão providenciado por Deus para os israelitas como seu sustento diário”.

 

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16.13-18, pág.: 80.

 

Desta forma, fica esclarecido que o Maná era uma “escama” branca, semelhante à semente de coentro, deteriorável e com sabor de mel.

 

 

Para complementar o estudo bíblico, Deus estabelece que cada família deveria coletar um gômer de Maná por pessoa (v. 16). Gômer é uma medida de volume que corresponde a aproximadamente 2 (dois) litros. A Bíblia também esclarece que gômer é a décima parte de um efa (v.36).

 

O site canalmetrologia.com.br define precisamente tais medidas. Ele diz:

 

Gômer:

 

Depois de orar, maná foi enviado dos céus para alimentar o povo e assim foi recomendado que cada israelita recolhesse apenas a quantidade referente a um gômer por pessoa a cada manhã, onde um gômer era a medida referente a 1,76 litros.

 

Efa:

 

O efa foi a unidade padrão de volume de sólidos para o antigo povo de Israel, ele equivalia a 17,62 litros e aparece na bíblia quando o povo é aconselhado a usar instrumentos justos, ou seja, bem calibrados para que nenhuma vantagem fosse obtida em qualquer transação.

 

Fonte: https://canalmetrologia.com.br/unidades-de-medida-da-biblia-parte-2/

 


Há um debate quanto ao idioma hebraico nesta passagem. No idioma original, “Que é isto?” pode ser traduzido por מָן הוּא , ou “man hu?”.  

 

“Man hu” pode significar tanto “que é isto” quanto “quem é ele”. O idioma hebraico é composto de palavras de múltiplas definições. Em alguns casos, o verbo מָן “man“ também pode significar “provação”.

 

Fonte: https://rudecruz.com/exodo/o-que-e-mana/

 

A Prof. Karla Damasceno faz uma relação entre o Maná e o próprio Jesus Cristo, como consta no vídeo a seguir:

 

 

Lembrando que o Maná alimentou os israelitas por 40 anos no deserto (v. 35), a professora o relaciona com Jesus Cristo que, indo ao deserto, alimentou o povo com a multiplicação de pães (Mc 6.41) e, anteriormente, jejuou durante 40 dias e 40 noites (Mt 4.1-2).  

 

No livro de Deuteronômio diz:

 

3. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.

 

Deuteronômio 8:3

 

Tal citação é reafirmada por Cristo que, ao ser tentado pelo diabo, diz:

 

4. Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

 

Mateus 4:4

 

Jesus testifica de si mesmo, afirmando ser Ele o pão da vida. Ele se faz superior ao Maná, pois afirma que quem dele comer viverá para sempre.

 

48. Eu sou o pão da vida.
49. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
50. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
51. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

 

João 6:48-51

A Bíblia de Estudo Plenitude diz:

 

“O Maná alimentou o povo e deu vida por 40 anos. Como tal, era um tipo de Cristo. Uma correlação direta pode ser vista toda vez que a Eucaristia é observada e o oficiante repete as palavras de Cristo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós” (1Co 11-24)

 

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16.35, pág.: 81

 

Com estes argumentos, a professora faz uma brilhante revelação sobre a relação do “o que é isso” com “quem é ele”. Ou seja, o Maná.


 

Resumindo, pode-se dizer que o Maná é:

 

1.       Uma coisa miúda, semelhante a escamas, miúda como a geada sobre a terra (Ex 16:14);

2.       Semelhante à semente de coentro, branco e com sabor de mel (Ex 16:31);

3.       A palavra que sai da boca de Deus (Dt 8.3 e Mt 4.4);

4.       Jesus Cristo, ou seja, o pão da vida e o pão vivo que desceu do céu (Jo 6:48-51 e 1Co 11-24).

 

Espero que este pequeno estudo auxilie o leitor no fortalecimento de sua fé e na busca sincera pela Verdade.

 

Deus abençoe a todos.

 

 

 

- Eduardo Redux

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...