sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O Coração segundo a Bíblia



No livro de Jeremias, encontramos a famosa passagem bíblica:

9. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

Jeremias 17:9

Advertindo de maneira séria e até um pouco dura, o profeta parece mostrar desprezo pelo coração humano. Mas, falando metafisicamente, qual seria o significado espiritual desta pesada afirmação?

A Bíblia Sagrada como um todo parece não ter grande afeição pelo coração do Homem, antes o condena em vários de seus vícios.   

Jesus Cristo, ao ser questionado sobre a tradição dos antigos, nos alerta quanto aquilo que sai de nossos corações. E, em suas palavras, não é nada de bom. No evangelho de Mateus ele diz:

17. Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora?
18. Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.
19. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
20. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina.


Mateus 15:17-20

De maneira alguma Jesus fazia apologia à falta de higiene, mas falava metaforicamente no âmbito espiritual. Para a Bíblia, o coração é a fonte de todos os atos malignos.

A Bíblia parece fazer uma alusão de coração com a carne. Quanto a este substantivo, a Bíblia de Estudo Plenitude nos dá uma interessante definição:

“Carne, sarx: No sentido literal, sarx refere-se à substância do corpo, quer de animais, quer de pessoas (1Co 15:29; 2Co 12:7). No uso idiomático, a palavra indica a raça humana ou conjunto de pessoas (Mt 24:22; 1Pe 1:24). Em sentido ético e espiritual, sarx é a natureza mais baixa de uma pessoa, o lugar e veículo de desejos pecaminosos (Rm 7:25; 8:4-9; Gl 5:16-17)”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 26:41, pág. 994.   

Paulo, em sua carta aos Gálatas, faz pesadas críticas àqueles que andam segundo a natureza da carne. O apóstolo diz:

16. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
17. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20. a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21. as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.


Gálatas 5:16-21


Portanto, é de se compreender que – biblicamente – as palavras carne e coração são sinônimas. Todavia, embrutecidos pela impiedade do mundo, a carnalidade do coração pode se tornar como a pedra, sendo necessária retornar – através do Evangelho – ao seu estado original. Neste caso ela não tomaria mais uma conotação ruim. O livro de Ezequiel diz:

26. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
28. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.


Ezequiel 36:26-28

A passagem acima refere-se ao retorno do povo de Deus do Cativeiro babilônico, mas, em uma aproximação escatológica, pode se referir também ao segundo advento de Cristo.  

Deus sabe onde aplicamos nossos corações. Ao nos ensinar sobre os cuidados deste mundo, Jesus é enfático ao dizer:

19. Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
20. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
21. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.


Mateus 6:19-21

Talvez seja por isso que Salomão, séculos antes, ciente das intenções dos homens, escreveu:

2. Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.

Provérbios 21:2

Tiago – tradicionalmente apontado como o irmão biológico de Jesus – também nos admoesta, exortando-nos ao arrependimento ao dizer:

8. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Tiago 4:8

Ainda no livro de Provérbios, o rei Salomão nos dá um valioso conselho:

23. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Provérbios 4:23

Mas por que devemos guardar nossos corações? Para agradar a Deus, é claro! E também para que os necessitados alcancem o seu favorecimento. O salmista Davi diz:

17. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Salmos 51:17

E também o profeta Isaías, confirmando as palavras de Davi:

15. Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

Isaías 57:15

Moises, em sua travessia pelo deserto, ouve de Deus o primeiro e mais importante mandamento. Este mudaria o destino do povo eleito para sempre e, consequentemente, de todos os convertidos cristãos.

4. Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;


Deuteronômio 6:4-6

Em virtude dos versículos apresentados, não é surpresa afirmar que, devido às imensas falhas morais provenientes do coração humano, Jesus novamente o reitera, sendo taxativo ao dizer:

29. E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.


Marcos 12:29,30

 
Portanto, para se aproximar de Deus devemos ter em mente alguns tópicos e praticar algumas mudanças em nosso interior, a saber:

  • O coração é enganoso, portanto não devemos confia-lo (Jr 17:9);
  • As intenções malignas vêm do coração, sendo este sua fonte (Mt 15:17-20);
  • Analogamente comparado ao coração, a carne também contrapõe-se ao espírito na iniquidade (Gl 15:16-21);
  • No juízo, Deus quebrantará nossos corações petrificados, substituindo-o por um de carne (Ez 36:26-28);
  • O que temos de mais precioso (nosso tesouro) nos diz muito do que temos em nossos corações (Mt 6:19-21);
  • Apenas Deus sonda os corações (Pv 21:2);
  • Apenas achegando-nos a Deus (em arrependimento) é que Ele se achegará a nós (Tg 4:8);
  • Devemos guardar nossos corações, pois apenas em um coração privado do mal procederão as fontes da vida (Pv 4:23);
  • Deus não resiste a um coração contrito, ou seja, humilhado e arrependido perante o Altíssimo (Sl 51:17; Is 57:15);
  • O mandamento mais importante ordena que amemos a Deus de todo os nossos corações, prevenindo-nos da natureza pecaminosa da carne (Dt 6:4-6; Mc 12:29-30).

Sendo assim, concluo dizendo que o coração segundo a Bíblia é a carne, ou seja, uma maneira metafórica de se referir ao corpo. Devido à nossa natureza carnal – tão suscetível ao pecado –, é esta a razão da Bíblia nos admoestar tão firmemente quanto a importância de “guardar o nosso coração” (Pv 4:23).   



- Eduardo Redux


O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...