segunda-feira, 8 de maio de 2017

O Céu - Uma Análise Sobre Seu Surgimento e Sua Natureza






Existe uma crença popular de que existem sete céus. Teria esta afirmação uma base bíblica ou é, de fato, científica? Pensando nisto, escrevi um texto com minhas opiniões a respeito. Mas, para desmistificar erros ou falsos argumentos, são opiniões passivas de debate e alteração.

Céu, do grego ouranos, normalmente tratado no plural, indica a existência de mais camadas celestiais sobre a terra.

Há várias definições bíblicas sobre o Céu. Tratado como firmamentos e céus (Hebreus 1:10; 2 Pedro 3, 5 e 10), residência de Deus (Mateus 5:34; Romanos 1:18), de Cristo (Lucas 24:51; Atos 3:21), dos anjos (Mateus 24:36; Marcos 12:25) e dos santos ressuscitados (2 Coríntios 5:1). A definição pode referir-se também à Deus (Mateus 21:15; Lucas 15:18) e aos habitantes do céu (Apocalipse 18:20).

Porém, através de uma pesquisa preliminar montei um paralelo científico sobre a quantidade de céus. Descobri a existência de cinco céus – ou firmamentos – chamados de “esferas”: Troposfera, onde há cerca de 80% do peso atmosférico e é a única camada onde os seres vivos podem respirar normalmente; Estratosfera, que apresenta pequena concentração de vapor d’água e onde se encontra a camada de ozônio; Mesosfera, onde ocorre o fenômeno de aeroluminescência das emissões de hidroxila e onde ocorre a combustão de meteoroides; Termosfera, de temperatura média de 1.500°C, onde ocorre as auroras e orbita o ônibus espacial; e Exosfera, a última camada que se estende até o espaço exterior. Todos os cinco compõem a imensa camada protetora de nosso planeta, chamada de Atmosfera (do grego atmos, significando vapor ou ar).



Além destas há outras camadas determinadas por várias outras propriedades. São elas a Ozonosfera, a Ionosfera e a Homosfera/Heterosfera. A Ozonosfera, também conhecida como camada de ozônio, é a camada da qual 90% do ozônio se encontra na estratosfera. A Ionosfera é a parte ionizada pela radiação solar, estendendo-se de 50 a 1000 km de altura e englobando tanto a termosfera quanto a exosfera. A Homosfera e Heterosfera são definidos pela mistura ou não de gases. Quanto a Camada Limite Planetária, não achei relevante mencioná-la aqui.
Fonte (pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_terrestre).

Ora, contando as cinco principais camadas celestiais ainda faltariam outras duas. Onde estariam essas duas camadas? Seria o espaço a última fronteira restante?

Cientificamente o espaço encontra-se 10.000 km acima da superfície terrestre, além do limite da Exosfera. Mas, além deste limite teria apenas o vazio e a imensidão do universo. Levando isto em consideração, seria o Céu bíblico uma alegoria espiritual ao invés do firmamento citado em Gênesis 1:8?   

E o que diz no próprio livro de Gênesis? Semelhante à passagem no livro de Isaías (Isaías 45:18), no verso um, capítulo um, diz:

No princípio criou Deus os céus e a Terra (Gênesis 1:1).

No hebraico, a palavra Céu tem uma série de variações. No Antigo Testamento temos a palavra hebraica שָׁמַיִם Céu, céus (Gênesis 1:8). Essa palavra hebraica שמים (shamayim) dual de um singular não utilizado שׂמה (shameh) procedente de uma raiz não utilizada significando ser alto; “céu”, “céus”, “firmamento”, “céus visíveis”, “como a morada das estrelas”, “como o universo visível”, “o firmamento”, “a atmosfera”, etc.
(Fonte: bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2013/03/ceu-significado-em-grego-e-hebraico.html) 

Uma característica peculiar do hebraico é que uma única palavra possui uma série de significados (palavras homônimas). Com base nisto, há uma argumentação de que Céu não significa apenas o céu terrestre, mas todo o Universo. Esta narrativa valida a ideia de que em Gênesis 1:1 Deus não havia criado apenas as camadas terrestres, mas o universo como um todo, deixando a criação de nossa atmosfera somente no versículo 8.

A seguir, uma definição bíblica muito bem fundamentada encontrada no blog luzdabibliaamm:

1º Céu: O céu atmosférico

"Então aparecerá no Céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do Céu, com poder e grande glória". Mateus 24:30

Este é o nosso céu visível do qual nós podemos enxergar, conhecido também como céu atmosférico. Assim será também na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, quando ele virá sobre as nuvens e todos verão ele no céu.

2º Céu: O Seio de Abraão

"E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão..." Lucas 16:22-31

Jesus nos ensina a parábola do rico e de Lázaro do qual quando morto foi levado ao seio de Abraão. Lembrando que quando Jesus estava na Terra, não tinha se cumprido as escrituras da união de dois povos em um os Judeus com os Gentios. Então naquele tempo as pessoas que morriam não iam diretamente para o Paraíso ou para o inferno. Após a morte eles eram levados para o Seio de Abraão ou para o Hades, consequentemente caso fizesse ações boas ou ações ruins.
A expressão "SEIO DE ABRAÃO" aponta para um lugar separado por Deus para todos aqueles que morreram na fé de Abraão, ou seja, para aqueles que pela fé viveram e acreditaram no único Deus verdadeiro já que Jesus não tinha vindo e morrido para unir os dois povos em um.

3º Céu: Paraíso

"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Lucas 23:42-43

Após a morte de Jesus já que toda profecia estava se cumprindo, e quando o véu do templo partiu em dois e Jesus morreu, a barreira entre os Judeus e os Gentios passaram a não existir mais e todos a irem para um mesmo lugar, o Paraíso.
Também o próprio apóstolo Paulo foi arrebatado ao terceiro céu, como vimos mais em cima
II Coríntios 12:2 "... foi arrebatado até ao terceiro céu." v.4 "Foi arrebatado ao paraíso..."

OBS: “Os céus acima” é bem provável que esteja certo, tanto na organização quanto na numeração. Os céus abaixo são suposições, inclusive suas colocações.

4º Céu: As bodas do Cordeiro

"O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho" Mateus 22:2

A ceia das Bodas do Cordeiro é a expressão máxima da relação entre Cristo e sua Igreja. É a figura do casamento, do esposo e a esposa. O que acontece aqui é que as Bodas ocorrem no Céu, ou seja, no mundo espiritual, porque Apocalipse 19:11 mostra claramente que, em seguida, o Senhor Jesus regressa do céu em seu aparecimento glorioso.
Também no episódio do Arrebatamento, 1 Tessalonicenses 4:13-17 afirma que somos arrebatados e direcionados aos céus para comemorar as Bodas com o Senhor Jesus.

5º Céu: O Trono da Majestade divina/Querubins

"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono" Apocalipse 4:2
" E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás" Apocalipse 4:6-9

Este é o céu do qual João viu sobre o apocalipse e que Ezequiel também viu. Só para deixar claro os Querubins, vistos por Ezequiel tanto na sua primeira visão como também na segunda visão (Ezequiel:1-28, Ezequiel 10:1-22) são os mesmos animais visto por João no Apocalipse.

6º Céu: O céu dos Serafins

"Os serafins estavam acima dele, cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam" Isaías 6:2

A visão de Isaías sobre o 7º céu pois viu o próprio Senhor assentado em seu trono pode ser usado como uma das provas que o 6º céu é do Serafins, já que os Serafins estavam acima dele e clamavam uns aos outros dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos (v:3). É bem provável os Serafins morarem próximo do Santíssimo, no caso, um céu anterior ao Santíssimo.

7º Céu: Santíssimo

"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando-os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus.
E disse: Eis que vejo OS CÉUS ABERTOS, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus" Atos 7:55-56

O Santíssimo chamado assim por ser um lugar santo, pois habita Jesus Cristo que está à direita de Deus. Este, no caso, seria o descanso do Senhor e também o céu do qual diz em Isaías 14:14: "Subirei ao céu, acima das estrelas de Deus...". Satanás pretendia ser semelhante a Deus e subir até este céu, isso nos mostra que Satanás em seu tempo como "querubim ungido" de Deus não vivia no 5º céu, e sim na Terra.

Estudo por: Marcos Paulo
Referência: A Bíblia

Obs: Só para lembrar, supostamente não sabemos exatamente a quantidade de céus. Em relação a quantidade de céus e quais são eles, estão exatamente certos.

(Fonte: http://luzdabibliaamm.blogspot.com.br/2012/04/existem-quantos-ceus.html)


Após um estudo minucioso da Bíblia, pode-se chegar a uma conclusão quanto à quantidade de céus. Estudando a ciência, esse número fica ainda maior, obtendo as cinco principais camadas, incluindo as camadas de descontinuidade (chamadas de “pausas”) e outras determinadas por propriedades variáveis.

Mas, contrariando a convicção abissal de inferno subterrâneo, a Bíblia dá outra indicação de que existe um céu onde vivem principados e potestades, ou como é comumente conhecidos, demônios:

“Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef. 6:11-12).

Apesar da semântica das palavras “lugares celestiais”, ao fazer um estudo teológico descobriremos que a expressão trata-se da recordação de referências antigas, que são: 1) recursos espirituais disponíveis na Igreja; 2) o poder de Cristo sobre o mal; 3) a igreja estando sentada junto com seu Senhor ascendido; e 4) a vontade do Pai de apresentar sua sabedoria através da Igreja para frustrar os poderes do mal. Com esses pretextos, essa passagem anuncia a designação corporativa da Igreja para orar contra o conflito, a fim de que o mal regrida e a vontade de Deus avance.
(Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 6:12 pág. 1.236)
 
Referência ou não, se os próprios demônios são livres para sair de seu local de castigo, ou se há um céu separado onde ficam para serem castigados, é difícil dizer. Inclusive no livro de Jó descreve um encontro entre Deus e o diabo (Jó 1:6-12).

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
(Jó 1:6-7)

Porém, esta passagem não deixa claro se este acontecimento ocorreu no céu ou na própria Terra.

Este pequeno estudo termina sem uma conclusão definitiva. Tratar da totalidade do céu, de sua existência, extensão e quantidade envolve a fé e a ciência de cada um. E talvez se nos aprofundarmos nesses dois fatores, realmente chegaremos a uma conclusão do que é a natureza – e a magnificência – do verdadeiro Céu.


- Eduardo Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...