Certa vez, apoiando minha face em minhas mãos, tive uma ideia do que
seria a Onisciência Divina.
Pressionando minhas mãos contra meu rosto, pude sentir a pele de minha
face, meus globos oculares e a dureza do meu crânio. Imaginando ser a face a
perspectiva natural e permanente do ser humano, constatei duas coisas:
- A perspectiva compreende apenas o que está adiante da pupila.
- Não se pode olhar para dentro da perspectiva ocular, portanto, para atrás do olho.
Ilustração simples da perspectiva ocular humana:
Tomando por exemplo as antigas máquinas de fotografar, notaremos que elas
não podem tirar fotos para atrás das lentes, todas as fotos serão tiradas para
fora, ou seja, fotografando as imagens adiante de si.
Da mesma maneira o ser humano não pode olhar para dentro de si mesmo,
sabe-se lá que visão medonha ele teria do interior do seu crânio, mas,
analogamente, se estivéssemos falando de um olhar introspectivo e particular
para o seu interior (seu estado espiritual e caráter) seria bom que algumas
pessoas pudessem!
Quanto ao olho humano, sabe-se que a retina tem cerca de 100 milhões de
fotorreceptores e um campo de visão de 150 graus. Porém, só vemos em foco uma
área de apenas 10 graus.
[http://mundoestranho.abril.com.br/saude/como-funciona-o-olho-humano/]
Isaac Abramov, professor de psicologia de Brooklyn College, juntamente
com sua equipe de pesquisadores, concluíram que as mulheres enxergam mais cores
que os homens, acentuando que há uma diferença na captação visual dos gêneros.
[http://www.pedagogiadascores.com.br/homensemulheres.html]
Tomando por princípio os dados acima, conclui-se que os seres humanos
enxergam muito pouco o mundo a sua volta, portanto sua consciência é limitada
apenas ao quanto conseguem ver. Somando-se ao fato de que alguns têm pouquíssima
– ou nenhuma – visão interior, sua compreensão limita-se mais ainda.
Mas, e quanto a consciência Divina? O que a Bíblia tem a dizer a
respeito?
Segundo o dicionário Dicio.com, onisciência é um “saber absoluto;
conhecimento abundante sobre tudo”. Para se saber tudo deve-se ver tudo, e esta
infinita consciência não limita-se a um par de olhos carnais que abrangem uma
pequena área (10 graus focados) adiante de si, mas plenamente tudo, contando o
olhar interior e o conhecimento até daquilo que não aconteceu, ou seja, do
futuro.
Em algumas passagens da Bíblia diz:
O Senhor olha
desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
[Salmos 33:13]
Mas o SENHOR está no seu templo
sagrado, o SENHOR tem seu trono nos céus. Seus olhos observam tudo; vê
atentamente os filhos de Adão.
[Salmos 11:4]
Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
[Jó 28:24]
Os olhos do SENHOR estão em toda
parte: Ele observa atentamente os maus e os bons!
[Provérbios 15:3]
Esconder-se-ia
alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não
encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
[Jeremias 23:24]
Porém o Senhor
disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua
estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos,
porém o Senhor olha para o coração.
[1 Samuel 16:7]
[1 Samuel 16:7]
E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e às claras diante daquele a quem deveremos prestar contas. Jesus é o grande sumo sacerdote.
[Hebreus 4:13]
E além de saber plenamente sobre tudo o que há no presente, Deus também sabe das coisas futuras. O profeta Isaías adverte ao rei Ezequias dizendo:
Eis que vêm dias
em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao
dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
[2 Reis 20:17]
Inclusive o próprio Senhor Jesus, em uma passagem, prediz a destruição do
templo de Jerusalém:
Jesus, porém, lhes
disse: Não vedes tudo isto? Em
verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
[Mateus 24:2]
Jesus também prevê o aguardado Apocalipse:
Então aparecerá no
céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e
verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande
glória.
[Mateus 24:30]
Onisciência não é apenas ver tudo, mas saber tudo também.
Desde as estrelas do céu:
Levando-o para
fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que
pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência".
[Gênesis 15:5]
Ou seja, Deus sabia a quantidade de estrelas pois as comparou
ao número da descendência de Abraão. Em outra passagem, Deus diz saber inclusive o número de cabelos nas cabeças dos homens:
Até
os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.
[Mateus 10:30]
Enxergar com a consciência divina, com 360 graus de abrangência
e foco, capaz de olhar para dentro de si mesmo e dos outros, indo longe aos
confins da Terra e fundo ao próprio coração dos homens, é humanamente incompreensível
e impossível. A seguir duas ilustrações simples de como seria sua onisciente visão:
Nas duas figuras, a perspectiva seria o olho do Onisciente, e as setas seus olhares apontando para todas as direções, para frente e para trás, para esquerda e para a direita, tanto para dentro quanto para fora. Essa ideia vale também para o eixo Z, ou seja, seus olhares apontando para cima e para baixo, em inclinações para a esquerda e para a direita, para frente ou para trás, em todas as direções possíveis. Sem se desfocar ou se distrair, sem se cansar ou se fechar, sem nada escapando à sua observância, como um olho que tudo vê.
Da maneira como a Onisciência divina é retratada, dá a entender que Deus é um ser com milhares de olhos, de aparência inimaginável. Mas, ao contrário do que possa parecer, a Bíblia também dá uma ideia de como Ele (Deus) se parece:
Da maneira como a Onisciência divina é retratada, dá a entender que Deus é um ser com milhares de olhos, de aparência inimaginável. Mas, ao contrário do que possa parecer, a Bíblia também dá uma ideia de como Ele (Deus) se parece:
E disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra,
e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
[Gênesis 1:26]
Há alguns teóricos que dizem este versículo referir-se
aos sentimentos e emoções de Deus, mas é difícil sustentar esta teoria quando
duas – e não apenas uma – palavras evidenciam sua aparência por imagem e semelhança.
Além disso, nos primeiros versículos do evangelho de João há uma melhor compreensão,
como constam a seguir:
No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
[João 1:1-4]
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
[João 1:1-4]
E a ideia se complementa no versículo 14, que diz:
E
o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória
do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
[João 1:14]
[João 1:14]
Fazendo-se carne, Deus se fez humano, ou seja, com a aparência de ser humano
– Jesus Cristo.
Concluindo, a Onisciência Divina é plena, onipresente e perfeita,
infinitamente além da capacidade do pensamento humano. A visão humana jamais
poderá alcançar o patamar divino, mas, em sua complexidade natural e carnal,
traz consigo evidências da perfeita obra do Criador.
- Eduardo Domingues
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