quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A Santíssima Trindade - Uma Reflexão Sobre Sua Natureza



 

[Os argumentos apresentados nesse texto são passivos de alteração e/ou complementação]

O que é a Santíssima Trindade?

A noção de Trindade começou no Novo Testamento, ou seja, no nascimento do Cristianismo, mas há várias passagens e evidências no Velho Testamento que complementam essa ideia.

Nabeel Qureshi, um ex-muçulmano convertido ao Cristianismo, em uma palestra disse ser a Santíssima Trindade a essência que liga três diferentes pessoas. Em suas palavras, ele exemplificou dizendo que ele e outro palestrante naturalmente não são a mesma pessoa, mas, essencialmente, são eles humanos. Esta explicação nos deu a noção da Trindade ser três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) mas em essência apenas um.


Uma página do Facebook, com o nome de Clive Staples Lewis (em homenagem ao apologista da fé cristã) recebeu a seguinte pergunta de um inscrito:

“Como pode Deus ser 3 e ser 1 ao mesmo tempo? (Matemática 1+1+1 = 3, Trindade 1+1+1 = 3)! Como Jesus pode ser Deus e Homem ao mesmo tempo e na mesma (digamos assim) escala de quantidade”?

O administrador da página, Kauê Varela, deu a brilhante resposta:

“A soma não pode descrever o todo. Se for para tentar justificar a doutrina da trindade pela matemática, temos que usar um cubo como exemplo: 1x1x1 = 1. O volume do todo só é dado pela multiplicação. A matemática de Deus está correta”.

“Entenda uma coisa, o tempo, por exemplo, não pode ser considerado tempo propriamente dito, sem passado, presente e futuro. Nós vivemos no espaço, que possui altura, largura e profundidade e, no entanto, é uma ‘entidade’ única”.

“A matéria como a conhecemos é constituída de átomos, que por sua vez são compostos de prótons, nêutrons e elétrons. Quando você estuda a matéria de maneira geral, ela sempre se apresenta nas formas de sólida, líquida e gasosa. Quando você estuda a base dos seres vivos, temos DNA, RNA e Proteínas. Quando você estuda a maneira como a codificação genética é feita, são sempre 3 nucleotídios. Quando você estuda música, você estuda melodia, harmonia e ritmo. Quando você quer colocar um banquinho em pé, precisará de 3 apoios. Percebe que a característica da natureza é 3 em 1”?

Após esta excelente explicação, aparentemente a natureza do número 3 vai muito além da teológica, tendo também evidências no campo científico.

Como Nabeel Qureshi explica em seu vídeo, há passagens no Velho Testamento que dão a noção de Trindade logo no livro de Genesis. O primeiro versículo do primeiro capítulo diz:

No princípio criou Deus o céu e a terra.
(Genesis 1:1)

No texto original a palavra Deus é “Elohim”, uma palavra hebraica no plural, significando “deuses”. A palavra no singular seria “Eloah”, mas frequentemente na Bíblia Elohim se considera como o Deus único. Há mais uma variedade de significados para esta mesma palavra, conforme se pode ver na página estiloadoracao.com.
(link: https://estiloadoracao.com/elohim-significado/)

Mais adiante no livro de Genesis diz:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
(Genesis 1:26)

Mesmo no capítulo 3, versículo 22 fica mais explícita a ideia:

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
(Genesis 3:22-23)


Agora tratando-se da segunda pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, de Jesus Cristo, seu papel é menor se comparado ao do Pai Celestial, porém fundamental à redenção dos pecados e à salvação do mundo. No evangelho de João diz:

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João 14:6)

Ainda assim, embora compartilhando da mesma essência de Deus, Jesus humildemente se põe menor em relação a seu Pai em Marcos 10:17-18, como vemos a seguir:

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.
(Marcos 10:17-18)

Mas testifica de si mesmo dizendo ser uno com Deus:

Eu e o Pai somos um.
(João 10:30)

Há muitas outras partes que evidenciam a natureza do Filho na Trindade. Jesus fala de sua existência antes da criação do mundo:

E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
(João 17:5)

E que, sendo um filho, saiu de seu pai:

Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
(João 17:8)


Esclarecidos o papel do Pai e do Filho, ainda resta a dúvida do que seria o Espírito Santo.
    
Em uma reflexão pessoal, estimei que a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo, seria a essência, a substância da qual o Pai e o Filho vivem/existem. Por exemplo, nós seres humanos temos o ar como elemento fundamental para a conservação da vida. Mas na Trindade o elemento fundamental seria o Espírito Santo, algo divino e maravilhoso simbolizado com o fogo. São João Batista disse:

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
(Mateus 3:11)

“Com o Espírito Santo, e com fogo”. Não sei dizer se os dois são o mesmo, mas a ideia que tenho é de que o Espírito Santo é a sensação da presença divina, e que o fogo seria os subsequentes dons concedidos pela graça do Deus Altíssimo. Essa ideia se reforça pela passagem a seguir:

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas
(1 Coríntios 12:8-10)

E se complementa no próximo versículo:

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
(1 Coríntios 12:11)

Resumindo, a definição da Santíssima Trindade seria:
  • Pai: o Deus único – do hebraico “echad” – criador do céu e da Terra.
  • Filho: o cordeiro de Deus, o Messias, responsável pela remissão e salvação do mundo.
  • Espírito Santo: a essência do Criador, cujos dons são concedidos gratuitamente aos homens através do batismo espiritual, tradicionalmente atribuído ao fogo.

Novamente, este texto não é conclusivo, ficando passivo de alteração ou complementação. Não se pode definir em palavras algo tão profundo e maravilhoso quanto a natureza da Trindade, mas nós, enquanto servos em verdade e espírito do Deus Vivo, devemos prestar obediência e culto àquele que do pó nos criou.



- Eduardo Domingues



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...