domingo, 18 de fevereiro de 2018

A Terra Prometida - Parte 6 - As Doze Tribos



 

Após a saída do Egito e a peregrinação no deserto, o povo de Israel finalmente chega à Terra Prometida. Deus, então, determina repartir a terra entre as doze tribos de Israel, conforme escrito a seguir:

52. E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
53. A estes se repartirá a terra em herança, segundo o número dos nomes.
54. Aos muitos aumentarás a sua herança, e aos poucos diminuirás a sua herança; a cada um se dará a sua herança, segundo os que foram deles contados.
55. Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdarão.
56. Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre as tribos de muitos e as de poucos.

Números 26:52-56

Mas, de fato, quem eram as doze tribos de Israel?

As primeiras referências sobre a origem das doze tribos estão no livro de Gênesis. O patriarca Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão, teve duas esposas e duas concubinas, e doze filhos nasceram destas quatro mulheres. O livro de Gênesis diz:

23. Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, depois Simeão e Levi, e Judá, e Issacar e Zebulom;
24. Os filhos de Raquel: José e Benjamim;
25. E os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;
26. E os filhos de Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.

Gênesis 35:23-26

Estes doze filhos, por sua vez, foram os patriarcas das doze tribos. Entretanto, após José se tornar governador do Egito e Jacó se mudar para a terra egípcia de Gósen, seus filhos são adotados por Jacó, seu pai.

3. E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
4. E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.
5. Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão;
6. Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.

Gênesis 48:3-6

Portanto, a tribo de José seria substituída pela descendência de seus filhos Manassés e Efraim, sendo assim chamadas de meia-tribos.


Entretanto, há uma inconsistência no relato bíblico quanto as doze tribos de Israel. No capítulo 35 de Gênesis consta:


  1. Rúben
  2. Simeão
  3. Levi
  4. Judá
  5. Issacar
  6. Zebulom
  7. José
  8. Benjamim
  9. Naftali
  10. Gade
  11. Aser


Mas no livro de Apocalipse, a descrição das tribos omite Dã, substituindo-o por Manassés. No capítulo 7 diz:

4. E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
5. Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúben, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados;
6. Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados;
7. Da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados;
8. Da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados.

Apocalipse 7:4-8

O site dc.golgota.org nos dá uma explicação sobre esta inconsistência, a seguir:

(Heb. "juiz" ou "julgamento"). O mais velho dos dois filhos que Jacó teve com Bila, serva de Raquel (Gn 30:5-6). De acordo com o relato sobre seu nascimento, Raquel comemorou o evento declamando: ‘Julgou-me Deus (Heb. dananni); por isso lhe chamou Dã’. O nome expressou assim uma situação particular na vida de Raquel, e mais tarde também serviu de testemunho do favor de Deus quanto a sua esterilidade”.

“Dã não é mais citado individualmente, mas a tribo que recebeu seu nome é mencionada com frequência, a maioria das vezes de forma negativa. Quando os danitas não conseguiram ocupar a terra que receberam na partilha de Canaã, viajaram bem para o norte, derrotaram e expulsaram a população de Laís e se fixaram ali (próximos da moderna cidade de Tell Dã), onde estabeleceram uma cultura idólatra (Jz 18). Dã, juntamente com Betel, foi mais tarde escolhida pelo rei Jeroboão como sede de seu novo centro de adoração, para que o povo não subisse a Jerusalém (1 Rs 12:29). Talvez por esse motivo não seja mencionada no livro de Apocalipse, (Ap 7:5-8)”.

Manassés era o primogênito de José que Jacó tomou para si como filho em Gn 48:5. Como Dã se entregou a idolatria e deu as costas para o seu Deus, este foi substituído por Manassés na lista de Apocalipse. Não havia razão nenhuma para incluir nesta lista um povo que havia traído o seu Deus e lhe dado as costas”.

“Porém, nas duas passagens a citação de Efraim – o filho mais novo de José – é omitido, ficando o nome de seu primogênito Manassés e de José, seu pai”.

Particularmente, não sei dizer porque a Bíblia omitiu Efraim, mas é conhecido que o livro de Isaías usa muito seu nome, referindo-o diretamente como todo o reino do norte de Israel (Is 9:9 e 17:3). Os reinos, porém, são assuntos para outro texto.
 

Ainda no Egito, Deus pune o faraó trazendo juízo sobre aquela nação. Um de seus juízos foi a morte de todos os primogênitos (Ex 11 e 12). Em compensação pelo sacrifício, Deus escolhe uma das tribos de Israel para servi-lo exclusivamente no tabernáculo como sacerdotes. Desta maneira, a tribo de Levi foi escolhida e separada por Deus. O livro de Números diz:

11. E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
12. E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.
13. Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o Senhor.

Números 3:11-13

E no livro de Deuteronômio:

1. Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão.
2. Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito.
3. Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho.
4. Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.
5. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias.

Deuteronômio 18:1-5

Mas Deus não os deixou desamparados. Na Terra Prometida, lhes foi dado cidades para que habitassem com suas famílias e cultivarem suas fazendas. O livro de Números diz:

1. E falou o SENHOR a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
2. Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, deem cidades aos levitas, em que habitem; e também aos levitas dareis arrabaldes ao redor delas.
3. E terão estas cidades para habitá-las; porém os seus arrabaldes serão o seu gado, e para os seus bens, e para todos os seus animais.

Números 35:1-3


As primeiras vitórias ocorreram ao leste do Rio Jordão (Nm 31:1-12). Vendo as agradáveis pastagens da terra de Gileade, as tribos de Rúben e Gade – que se ocupavam de pastorear gados – pediram permissão a Moisés e ao sacerdote Eliazar para que possuíssem aquela terra. O livro de Números diz:

1. E os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.
2. Vieram, pois, os filhos de Gade, e os filhos de Rúben e falaram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e aos chefes da congregação, dizendo:
3. Atarote, e Dibom, e Jazer, e Ninra, e Hesbom, e Eleale, e Sebã, e Nebo, e Beom,
4. A terra que o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.
5. Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.
6. Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós aqui?
7. Por que, pois, desencorajais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o Senhor lhes tem dado?

Números 32:1-7
  
Moisés indigna-se contra os rubenitas e gaditas e os adverte severamente, mas após uma séria negociação eles chegam a um acordo. As tribos de Rúben e Gade se comprometiam a atravessar o Jordão e pelejar contra os cananeus e, alcançada a vitória, retornariam aos seus termos para possuírem por herança a terra de Jazer e Gileade (Nm 32:20-22).  

Não apenas os rubenitas e gaditas permaneceram além dos limites da Terra Prometida, mas uma parte da tribo de Manassés também. O livro de Josué diz:

1. Estes, pois, são os reis da terra, aos quais os filhos de Israel feriram e cujas terras possuíram além do Jordão para o nascente do sol, desde o ribeiro de Arnom, até ao monte de Hermom, e toda a planície do oriente:
2. Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom e que dominava desde Aroer, que está à beira do ribeiro de Arnom, e desde o meio do ribeiro, e a metade de Gileade, e até ao ribeiro de Jaboque, o termo dos filhos de Amom.
3. E desde a campina até ao mar de Quinerete para o oriente, e até ao mar da campina, o Mar Salgado para o oriente, pelo caminho de Bete-Jesimote; e desde o sul, abaixo de Asdote-Pisga.
4. Como também o termo de Ogue, rei de Basã que era do restante dos gigantes e que habitava em Astarote e em Edrei;
5. E dominava no monte Hermom, e em Salcá, e em toda a Basã, até ao termo dos gesureus e dos maacateus, e metade de Gileade, termo de Siom, rei de Hesbom.
6. A estes Moisés, servo do Senhor, e os filhos de Israel, feriram; e Moisés, servo do Senhor, deu esta terra em possessão aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés.

Josué 12:1-6

Com a morte de Moisés (Dt 34:5) e a nomeação de Josué para conduzir o povo (Dt 31:7 e 8), a Terra Prometida foi conquistada gradualmente. Contudo, Josué envelhece e Deus o manda repartir o território entre as tribos (Js 13:1 e 7). O capítulo 14 diz:

1. Isto, pois, é o que os filhos de Israel tiveram em herança, na terra de Canaã, o que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel lhes fizeram repartir,
2. Por sorte da sua herança, como o Senhor ordenara, pelo ministério de Moisés, acerca das nove tribos e da meia tribo.
3. Porquanto às duas tribos e à meia tribo já dera Moisés herança além do Jordão; mas aos levitas não tinha dado herança entre eles.
4. Porque os filhos de José eram duas tribos, Manassés e Efraim, e aos levitas não se deu herança na terra, senão cidades em que habitassem, e os seus arrabaldes para seu gado e para seus bens.
5. Como o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel, e repartiram a terra.

Josué 14:1-5

Dos capítulos 14 ao 21 do livro de Josué são descritos o território que cada tribo herdaria. A foto abaixo ilustra geograficamente onde as tribos se assentaram.

 
Concluída a conquista, Josué – já no fim de sua vida – cita aquela famosa frase que ficaria notória até aos dias de hoje:

15. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Josué 24:15

Continuemos, pois, seguindo o exemplo de Josué, servindo eternamente ao Senhor nosso Deus!


Continua na Parte 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...