domingo, 5 de novembro de 2017

A Terra Prometida - Parte 2 - Os Cananeus




Canaã, o neto amaldiçoado de Noé, teve vários filhos, dos quais suas descendências geraram poderosas nações. Mas quem eram estes filhos e como eles viviam?

Este estudo trata de um compilado dos sites Biblia.com.br, Wikipedia e outros. Devido a riqueza das informações, é recomendável que os leitores pesquisem nos links deixados para melhor aprendizagem e conhecimento bíblico.

Citando novamente o livro de Gênesis, o capítulo 10 diz:

15. E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
16. E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
17. E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
18. E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19. E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

Gênesis 10:15-19

O site bíblia.com.br nos dá uma breve definição dos jebuseus, ou seja, dos filhos do terceiro filho de Canaã, Jebus.

“Pertencentes a Jebus. São os descendentes de Jebus, filho de Canaã, os quais colonizaram o distrito, em volta de Jerusalém, que então se chamava Jebus (Gn 10:16 – 15:21). Não se sabe se foram eles os primitivos habitantes, ou se substituíram uma raça ainda mais antiga. A primeira referência aos jebuseus foi feita pelos espias, quarenta anos antes da entrada dos israelitas na Terra Santa (Nm 13:29)”.

“Constituíam eles uma forte e vigorosa tribo, sendo disto prova o fato de conservarem o seu poder na forte cidadela de Jebus até ao tempo de Davi (2 Sm 5:6). O seu rei Adoni-Zedeque foi morto na batalha de Bete-Horom (Js 10:1,5 e 26). A própria fortaleza de Jebus foi posta a saque e queimada pelos homens de Judá (Jz 1:21). Todavia, estes contínuos desastres não puderam pô-los fora do seu território, visto como os achamos numa época posterior, habitando ainda as terras de Judá e Benjamim (Js 15:8,63 – Ed 9:1)”.

“A submissão de Araúna, o rei jebuseu, a Davi, apresenta-nos um quadro característico da vida dos cananeus e também dos israelitas (2 Sm 24:23 – 1 Cr 21:15). Nada se sabe a respeito da religião dos jebuseus. Somente dois membros desta tribo são mencionados pelo seu nome, e são Adoni-Zedeque (Senhor de Justiça) e Araúna”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/j/jebuseus/

O site Wikipedia nos dá uma breve definição do ilustre sacerdote de Jebus, o misterioso Melquisedeque. Porém, não é totalmente correto afirmar que Melquisedeque era jebuseu uma vez que na Bíblia sua cidade é chamada de Salem. 

"De acordo com o Gênesis, o soberano de Jerusalém na época de Abraão era Melquisedeque, também um sacerdote. Posteriormente, Josué aparece descrito como derrotando um rei jebusita chamado Adonisedeque. As primeiras partes de seus nomes significam "rei" (Melekh) e "Senhor" (Adon), respectivamente, e a segunda parte, zedek, pode ser traduzida como "justo" (possibilitando o significado dos nomes de "meu rei é justo" e "meu senhor é justo"); porém grande parte dos estudiosos bíblicos acredita que o termo se refira a uma divindade chamada Zedek, a principal divindade venerada pelos jebuseus (permitindo uma tradução de "meu rei é Zedek" e "meu senhor é Zedek")". 

"Existe alguma incerteza entre os estudiosos, no entanto, se o próprio Melquisedeque fora referido como jebusita, ou apenas como membro de outro grupo que dominou Jerusalém antes dos jebuseus - já que a cidade é mencionada como Salem, e não como Jebus, nas passagens bíblicas que o mencionam (Gn 14:18)".
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jebuseus

Entretanto, falar de Melquisedeque deixaria o texto muito longo, merecendo ele um estudo exclusivo neste blog.


Amori, o pai dos amorreus, foi um dos filhos de Canaã e significa “orgulhoso”. O site bíblia.com.br diz:

“Habitantes das montanhas, serranos, os amorreus ocupavam um lugar importante entre os povos que possuíam a terra de Canaã antes de ser conquistada pelos israelitas. Parece que, primeiramente, fizeram parte da grande confederação dos descendentes de Canaã (Gn 10:16). Mas no espaço que decorreu entre a ida de Jacó para o Egito e o Êxodo eles tinham-se separado dos cananeus, estabelecendo-se fortemente em Jerusalém, Hebrom, e outros lugares importantes ao sul da Palestina – também atravessaram o Jordão, e fundaram os reinos, governados por Seom e Ogue (veja Amós 2:9,10)”.

“Seom recusou aos israelitas passagem pelo seu território, e saiu a combatê-los – mas foi o seu exército derrotado inteiramente (Nm 21 – Dt 2). Mais tarde, encontramos os cinco chefes ou reis dos amorreus disputando a Josué o território ao ocidente do rio Jordão (Js 10). O povo amorreu mostrou sempre ser gente audaciosa, revelando caráter de guerreiros montanheses. Nada se sabe da sua história depois da conquista de Canaã pelos israelitas”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/amorreus/

A respeito dos amorreus, o site sacred-texts.com diz:

“Nos primeiros monumentos babilônicos, todos da Síria e também da Palestina, eram regiões conhecidas como "a terra dos amorreus". O entorno das montanhas do sul da Judeia foi conhecido como "monte dos amorreus". Eles parecem ter originalmente ocupado a terra que se estende dos montes do mar Morto até Hebron, incorporando "todo o Gileade e todo o Basã", com o vale do rio Jordão ao leste do rio, a terra "dos dois reis amorreus", Siom e Ogue”.

“Os cinco reis dos amorreus foram derrotados com um grande massacre por Josué. Eles foram novamente derrotados nas águas do Merom por Josué, que foram feridos até não deixar nenhum. Eles são mencionados como uma circunstância inesperada nos dias de Samuel, havendo paz entre amorreus e israelitas. A discrepância suposta que existe entre Deuteronômio 1:44 e Números 14:45 é explicada pela circunstância que os termos "amorreus" e "amalequitas" são usados ambiguamente para significar "cananeus". Da mesma forma explicamos que os "heveus" de Gênesis 34:2 são os amorreus de Gênesis 48:22. Compare Josué 11:19 com Números 14:45 e Deuteronômio 1:44”.

“Os amorreus eram guerreiros montanheses. Eles são representados em monumentos egípcios com pele razoável, cabelo claro, olhos azuis, narizes aquilinos, e barbas pontiagudas. Supostamente eles foram homens de grande estatura; seu rei, Ogue, é descrito por Moisés como o "último remanescente dos gigantes". Ambos, Siom e Ogue, foram reis independentes. Apenas uma palavra da língua amorita sobrevive, ‘Shenir, o nome que eles deram ao Monte Hermon’”.
Link: http://www.sacred-texts.com/bib/ebd/ebd021.htm


Há poucos estudos sobre Gergashi, o pai dos girgaseus. Seu nome, do hebraico, quer dizer “vivendo em solo arenoso”. Mesmo o site bíblia.com.br é sucinto ao descrevê-los.

“Uma das tribos que estavam de posse de Canaã quando este país foi invadido pelos filhos de Israel (Gn 10:16 – 15:21 – Dt 7:1 – Js 3:10 – 24:11 – 1 Cr 1:14 – Ne 9:8). O território dos girgaseus ficava ao ocidente do rio Jordão”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/g/girgaseus/

Mas, trazendo um pouco mais de informação, a página Wikipedia cita o livro de Harold Hemenway – “The Migration of Nations” – para fonte de estudo.

“Segundo estudos de Harold Hemenway, os girgaseus foram dispersos da Palestina e dessa forma moveram para a África, mais especificamente em Cartago (fundada pelos fenícios), onde encontram-se frequentes nomes pessoais como "Grgshy," "Grgsh," e "Grgshm" nos textos púnicos, que não escreviam as vogais. Outro grupo de girgaseus deve ter se tornado os gargarianos, que migraram para a região do Cáucaso (segundo o historiador, geógrafo e filósofo grego Estrabão) e então nomearam a Geórgia. Outros nomes relatados são os "Gergesenes" (ou gadarenos, Mateus 8:28) e "Kirkishati" em tabletes assírios. Outra possível localização é a oeste da Ásia Menor, onde encontra-se a cidade de Gargara, e o Monte Gárgaro, onde estas pessoas foram conhecidas como "gergitanos".


Os heveus, filhos de Hivi, tem excelentes e esclarecedoras definições. Seu nome do hebraico significa “vilarejo”. O site bíblia.com.br é objetivo ao descrevê-los.

“Os heveus (descendentes dos cananeus, Gn 10:17) acham-se especialmente associados com os amorreus. Eles representam uma população mista de amorreus e cananeus, a qual vivia na vizinhança da grande fortaleza dos amorreus. Segundo se lê em Josué (11:3), o povo heveu existia ao pé de Hermom: ‘habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate’ (Jz 3:3)”.

“Há mais referências a este povo, como vivendo mais ao sul, em Gibeom (Js 9:7), e em Siquém (Gn 34:2), tendo também o nome de amorreus em outras passagens (2 Sm 21:2 – Gn 48:22). Podem, portanto, ser considerados predominantemente amorreus de raça, e descendentes de Canaã (Gn 10:17)”.

“Eles habitavam Siquém quando Jacó voltava a Canaã, sendo governados pelo seu príncipe Hamor (Gn 34:2) – foram vítimas dos cruéis e vingativos filhos de Jacó. Os gibeonitas eram também heveus (Js 11:19). Eles tomaram dos cananeus o costume de fazerem as suas reuniões às portas das cidades. Eram um povo pacífico quanto à sua disposição e maneiras”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/h/heveus/

Mas é na página da Wikipedia onde se encontram as melhores definições:

“Gênesis 15:18-21 não lista os heveus como sendo a terra que foi prometida aos descendentes de Abraão. No entanto, cerca de 100 anos mais tarde, Gênesis 36:2 menciona que uma das esposas de Esaú foi "Oolibama, filha de Aná, que é filha de Zibeão, o heveu"; que também é descrita como "das filhas de Canaã". A referência a "as filhas de Canaã" é considerada para se relacionar com a sua descendência da antepassada Canaã e para ser uma referência a uma distinção cultural ou afiliação tribal, mais do que uma referência à área geográfica de Canaã. Ao tempo em que Jacó retorna com sua família para Canaã, Gênesis 34 descreve os heveus como os governantes da região de Siquém”.

“A partir do livro de Josué, sabemos que os heveus foram um dos sete grupos nacionais que vivem na terra de Canaã quando os Israelitas, em Josué, iniciaram a sua conquista da terra (Josué 9:1). No entanto, parece que os heveus continuaram a ser um grupo cultural separado dentro da terra de Israel, pelo menos até o momento de Salomão, e não está claro se, quando ou como eles deixaram de ser um grupo separado antes dos reinos israelitas chegarem ao fim. Nenhum nome que se assemelha aos heveus foi encontrado em inscrições egípcias ou babilônicas”.

“Várias características principais podem inferir sobre a especificidade cultural do povo Heveu. Em primeiro lugar, em Gênesis 34:2 é citado que Siquém, filho de Hamor, era um heveu. Em Gênesis 34:14, vemos que os heveus não praticavam a circuncisão masculina, um dos poucos povos que vivem na terra de Canaã que não faziam isso. A circuncisão, como prática era bastante comum entre os povos existentes na terra de Canaã. Egípcios, edomitas, amonitas, moabitas, e várias outras tribos cananeias praticavam a circuncisão masculina, juntamente com os hebreus. Os heveus pareciam ser uma exceção à regra da circuncisão, uma distinção entre as tribos de Canaã durante este período de tempo”.

“Os heveus continuaram a existir como um grupo de pessoas distintas, pelo menos, até o tempo de Davi, quando foram contados em um censo regional tomado neste momento (2 Samuel 24:1-7). Durante o reinado de Salomão, eles são descritos como parte do trabalho escravo para seus muitos projetos de construção. (1 Reis 9:20-21, 2 Crônicas 8:7-8).
Em Josué 9, Josué tinha ordenado aos heveus de Gibeão a serem coletores de madeira e carregadores de água para o templo de YHWH”.

“Deuteronômio 7:3 proibiu os israelitas de se casarem com heveus, porque eles seguiram a outros deuses, mas não está claro como estritamente a proibição foi observada. Parece que o caráter distintivo heveu cultural cessou antes da conquista assíria do reino do norte de Israel, no oitavo século a.C., e da conquista babilônica do reino do sul de Judá, no século 6, a.C., cada uma com consequenciais deportações da população”.
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hivi_(filho_de_Cana%C3%A3)


Arqui era pai do povo arqueu. Seu nome significa “meu anúncio”, ou em algumas interpretações, “roendo”. Quanto a este povo, o site bíblia.com.br diz:

“Uma das famílias cananeias que habitaram em Arca, cidade situada ao norte da Fenícia (Gn 10:17 – 1 Cr 1:15). Arca tornou-se famosa pelo culto que os seus habitantes prestavam a Afrodite. Foi fortificada pelos árabes e atacada pelos Cruzados, que, sob o comando de Raimundo de Tolosa, em vão a cercaram em 1099 durante o espaço de dois meses. Todavia, mais tarde, foi tomada por Guilherme de Sartanges”.

“Em 1202 foi totalmente destruída por um terremoto. O lugar que agora tem o nome de Arca está à distância de 19 quilômetros mais ou menos, ao norte de Trípoli, e de 8 quilômetros ao sul de Nahr-el-Kebir (Eleutero). A grande estrada da costa passava entre essa povoação e o mar”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/arqueus/


Na próxima postagem continuarei a descrição dos povos cananeus restantes.


Continua na Parte 3




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