Canaã, o neto amaldiçoado de Noé, teve vários filhos, dos quais suas
descendências geraram poderosas nações. Mas quem eram estes filhos e como eles
viviam?
Este estudo trata de um compilado dos sites Biblia.com.br, Wikipedia e
outros. Devido a riqueza das informações, é recomendável que os leitores
pesquisem nos links deixados para melhor aprendizagem e conhecimento bíblico.
Citando novamente o livro de Gênesis, o capítulo 10 diz:
15. E Canaã gerou
a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
16. E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
17. E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
18. E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19. E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
Gênesis 10:15-19
16. E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
17. E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
18. E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19. E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
Gênesis 10:15-19
O site bíblia.com.br nos dá uma breve definição dos
jebuseus, ou seja, dos filhos do terceiro filho de Canaã, Jebus.
“Pertencentes a Jebus. São os descendentes de Jebus, filho de Canaã, os quais
colonizaram o distrito, em volta de Jerusalém,
que então se chamava Jebus (Gn 10:16 – 15:21). Não se sabe se foram eles os
primitivos habitantes, ou se substituíram uma raça ainda mais antiga. A
primeira referência aos jebuseus foi feita pelos espias, quarenta anos antes da entrada dos israelitas na Terra
Santa (Nm 13:29)”.
“Constituíam eles uma forte e vigorosa tribo, sendo
disto prova o fato de conservarem o seu poder na forte cidadela de Jebus até ao
tempo de Davi (2 Sm 5:6). O seu rei
Adoni-Zedeque foi morto na batalha de Bete-Horom (Js 10:1,5 e 26). A própria
fortaleza de Jebus foi posta a saque e queimada pelos homens de Judá (Jz 1:21).
Todavia, estes contínuos desastres não
puderam pô-los fora do seu território, visto como os achamos numa época
posterior, habitando ainda as terras de Judá e Benjamim (Js 15:8,63 – Ed 9:1)”.
“A submissão de Araúna, o rei jebuseu, a Davi,
apresenta-nos um quadro característico da vida dos cananeus e também dos
israelitas (2 Sm 24:23 – 1 Cr 21:15). Nada se sabe a respeito da religião dos
jebuseus. Somente dois membros desta tribo são mencionados pelo seu nome, e são
Adoni-Zedeque (Senhor de Justiça) e Araúna”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/j/jebuseus/
O site Wikipedia nos dá uma breve definição do ilustre sacerdote
de Jebus, o misterioso Melquisedeque. Porém, não é totalmente correto afirmar
que Melquisedeque era jebuseu uma vez que na Bíblia sua cidade é chamada de
Salem.
"De acordo com o Gênesis, o soberano de Jerusalém na época de Abraão era Melquisedeque, também um sacerdote. Posteriormente, Josué aparece descrito como derrotando um rei jebusita chamado Adonisedeque. As primeiras partes de seus nomes significam "rei" (Melekh) e "Senhor" (Adon), respectivamente, e a segunda parte, zedek, pode ser traduzida como "justo" (possibilitando o significado dos nomes de "meu rei é justo" e "meu senhor é justo"); porém grande parte dos estudiosos bíblicos acredita que o termo se refira a uma divindade chamada Zedek, a principal divindade venerada pelos jebuseus (permitindo uma tradução de "meu rei é Zedek" e "meu senhor é Zedek")".
"Existe alguma incerteza entre os estudiosos, no entanto, se o próprio Melquisedeque fora referido como jebusita, ou apenas como membro de outro grupo que dominou Jerusalém antes dos jebuseus - já que a cidade é mencionada como Salem, e não como Jebus, nas passagens bíblicas que o mencionam (Gn 14:18)".
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jebuseus
Entretanto, falar de Melquisedeque deixaria o texto muito longo,
merecendo ele um estudo exclusivo neste blog.
Amori, o pai dos amorreus, foi
um dos filhos de Canaã e significa “orgulhoso”. O site bíblia.com.br diz:
“Habitantes das montanhas, serranos, os amorreus ocupavam um lugar importante
entre os povos que possuíam a terra
de Canaã antes de ser conquistada pelos israelitas. Parece que, primeiramente,
fizeram parte da grande confederação dos descendentes de Canaã (Gn 10:16). Mas
no espaço que decorreu entre a ida de Jacó para o Egito e o Êxodo eles
tinham-se separado dos cananeus,
estabelecendo-se fortemente em Jerusalém,
Hebrom, e outros lugares importantes
ao sul da Palestina – também
atravessaram o Jordão, e fundaram os reinos, governados por Seom e Ogue (veja
Amós 2:9,10)”.
“Seom recusou aos israelitas passagem pelo seu território, e saiu a
combatê-los – mas foi o seu exército derrotado
inteiramente (Nm 21 – Dt 2). Mais tarde, encontramos os cinco chefes ou reis
dos amorreus disputando a Josué o território ao ocidente do rio Jordão (Js 10).
O povo amorreu mostrou sempre ser gente audaciosa,
revelando caráter de guerreiros montanheses. Nada se sabe da sua história
depois da conquista de Canaã pelos israelitas”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/amorreus/
A respeito dos amorreus, o site sacred-texts.com diz:
“Nos primeiros monumentos babilônicos, todos da Síria e também da Palestina,
eram regiões conhecidas como "a terra dos amorreus". O entorno das montanhas do sul da Judeia foi conhecido como "monte
dos amorreus". Eles parecem ter originalmente ocupado a terra que se
estende dos montes do mar Morto até Hebron, incorporando "todo o
Gileade e todo o Basã", com o vale do rio Jordão ao leste do rio, a terra
"dos dois reis amorreus", Siom e Ogue”.
“Os cinco reis dos amorreus foram derrotados com um grande massacre
por Josué. Eles foram novamente
derrotados nas águas do Merom por Josué, que foram feridos até não deixar
nenhum. Eles são mencionados como uma circunstância inesperada nos dias de Samuel, havendo paz entre amorreus e israelitas.
A discrepância suposta que existe entre Deuteronômio 1:44 e Números 14:45 é
explicada pela circunstância que os termos "amorreus" e "amalequitas"
são usados ambiguamente para significar "cananeus". Da mesma forma explicamos que os "heveus"
de Gênesis 34:2 são os amorreus de Gênesis 48:22. Compare Josué 11:19 com Números
14:45 e Deuteronômio 1:44”.
“Os amorreus eram guerreiros
montanheses. Eles são representados em monumentos egípcios com pele
razoável, cabelo claro, olhos azuis, narizes aquilinos, e barbas pontiagudas. Supostamente
eles foram homens de grande estatura;
seu rei, Ogue, é descrito por Moisés
como o "último remanescente dos gigantes".
Ambos, Siom e Ogue, foram reis independentes. Apenas uma palavra da língua
amorita sobrevive, ‘Shenir, o nome que eles deram ao Monte Hermon’”.
Link: http://www.sacred-texts.com/bib/ebd/ebd021.htm
Há poucos estudos sobre Gergashi,
o pai dos girgaseus. Seu nome, do hebraico, quer dizer “vivendo em solo
arenoso”. Mesmo o site bíblia.com.br é sucinto ao descrevê-los.
“Uma das tribos que estavam de posse de Canaã quando este país foi
invadido pelos filhos de Israel (Gn 10:16 – 15:21 – Dt 7:1 – Js 3:10 – 24:11 –
1 Cr 1:14 – Ne 9:8). O território dos girgaseus ficava ao ocidente do rio Jordão”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/g/girgaseus/
Mas, trazendo um pouco mais de informação, a página Wikipedia cita o
livro de Harold Hemenway – “The Migration of Nations” – para fonte de estudo.
“Segundo estudos de Harold Hemenway, os girgaseus foram dispersos da Palestina
e dessa forma moveram para a África,
mais especificamente em Cartago
(fundada pelos fenícios), onde encontram-se frequentes nomes pessoais como
"Grgshy," "Grgsh," e "Grgshm" nos textos púnicos,
que não escreviam as vogais. Outro grupo de girgaseus deve ter se tornado os gargarianos,
que migraram para a região do Cáucaso
(segundo o historiador, geógrafo e filósofo grego Estrabão) e então nomearam a Geórgia. Outros nomes relatados são os
"Gergesenes" (ou gadarenos,
Mateus 8:28) e "Kirkishati" em tabletes assírios. Outra possível
localização é a oeste da Ásia Menor,
onde encontra-se a cidade de Gargara, e o Monte Gárgaro, onde estas pessoas
foram conhecidas como "gergitanos".
Os heveus, filhos de Hivi, tem
excelentes e esclarecedoras definições. Seu nome do hebraico significa
“vilarejo”. O site bíblia.com.br é objetivo ao descrevê-los.
“Os heveus (descendentes dos cananeus, Gn 10:17) acham-se especialmente
associados com os amorreus. Eles representam uma população mista de amorreus e cananeus, a qual vivia na vizinhança da grande fortaleza dos amorreus.
Segundo se lê em Josué (11:3), o povo heveu existia ao pé de Hermom: ‘habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom,
até à entrada de Hamate’ (Jz 3:3)”.
“Há mais referências a este povo, como vivendo mais ao sul, em Gibeom (Js 9:7), e em Siquém (Gn 34:2), tendo também o nome
de amorreus em outras passagens (2 Sm 21:2 – Gn 48:22). Podem, portanto, ser
considerados predominantemente amorreus de raça, e descendentes de Canaã (Gn 10:17)”.
“Eles habitavam Siquém quando Jacó voltava a Canaã, sendo governados pelo
seu príncipe Hamor (Gn 34:2) – foram vítimas dos cruéis e vingativos filhos de
Jacó. Os gibeonitas eram também
heveus (Js 11:19). Eles tomaram dos cananeus o costume de fazerem as suas
reuniões às portas das cidades. Eram um povo pacífico quanto à sua disposição e
maneiras”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/h/heveus/
Mas é na página da Wikipedia onde se encontram as melhores definições:
“Gênesis 15:18-21 não lista os
heveus como sendo a terra que foi prometida aos descendentes de Abraão. No
entanto, cerca de 100 anos mais tarde, Gênesis 36:2 menciona que uma das
esposas de Esaú foi "Oolibama, filha de Aná, que é filha de Zibeão, o heveu"; que também é descrita como
"das filhas de Canaã". A referência a "as filhas de Canaã"
é considerada para se relacionar com a sua descendência da antepassada Canaã e
para ser uma referência a uma distinção cultural
ou afiliação tribal, mais do que uma
referência à área geográfica de Canaã. Ao tempo em que Jacó retorna com sua
família para Canaã, Gênesis 34 descreve os heveus como os governantes da região
de Siquém”.
“A partir do livro de Josué, sabemos que os heveus foram um dos sete grupos nacionais que vivem na
terra de Canaã quando os Israelitas, em Josué, iniciaram a sua conquista da
terra (Josué 9:1). No entanto, parece que os heveus continuaram a ser um grupo
cultural separado dentro da terra de
Israel, pelo menos até o momento de Salomão, e não está claro se, quando ou
como eles deixaram de ser um grupo separado antes dos reinos israelitas
chegarem ao fim. Nenhum nome que se assemelha aos heveus foi encontrado em
inscrições egípcias ou babilônicas”.
“Várias características principais podem inferir sobre a especificidade
cultural do povo Heveu. Em primeiro lugar, em Gênesis 34:2 é citado que Siquém,
filho de Hamor, era um heveu. Em Gênesis
34:14, vemos que os heveus não
praticavam a circuncisão masculina, um dos poucos
povos que vivem na terra de Canaã que não faziam isso. A circuncisão, como
prática era bastante comum entre os povos existentes na terra de Canaã. Egípcios,
edomitas, amonitas, moabitas, e várias outras tribos cananeias praticavam a
circuncisão masculina, juntamente com os hebreus. Os heveus pareciam ser uma
exceção à regra da circuncisão, uma distinção entre as tribos de Canaã durante
este período de tempo”.
“Os heveus continuaram a existir como um grupo de pessoas distintas, pelo
menos, até o tempo de Davi, quando
foram contados em um censo regional tomado neste momento (2 Samuel 24:1-7).
Durante o reinado de Salomão, eles
são descritos como parte do trabalho escravo
para seus muitos projetos de construção. (1 Reis 9:20-21, 2 Crônicas 8:7-8).
Em Josué 9, Josué tinha ordenado aos heveus de Gibeão a serem coletores
de madeira e carregadores de água para o templo de YHWH”.
“Deuteronômio 7:3 proibiu os
israelitas de se casarem com heveus, porque eles seguiram a outros deuses, mas
não está claro como estritamente a proibição foi observada. Parece que o
caráter distintivo heveu cultural cessou antes
da conquista assíria do reino do norte de Israel, no oitavo século a.C., e da
conquista babilônica do reino do sul de Judá, no século 6, a.C., cada uma com
consequenciais deportações da população”.
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hivi_(filho_de_Cana%C3%A3)
Arqui era pai do povo arqueu.
Seu nome significa “meu anúncio”, ou em algumas interpretações, “roendo”.
Quanto a este povo, o site bíblia.com.br diz:
“Uma das famílias cananeias que habitaram em Arca, cidade situada ao norte da Fenícia (Gn 10:17 – 1 Cr 1:15). Arca tornou-se famosa pelo culto
que os seus habitantes prestavam a Afrodite.
Foi fortificada pelos árabes e
atacada pelos Cruzados, que, sob o
comando de Raimundo de Tolosa, em vão a cercaram em 1099 durante o espaço de
dois meses. Todavia, mais tarde, foi tomada por Guilherme de Sartanges”.
“Em 1202 foi totalmente destruída
por um terremoto. O lugar que agora tem o nome de Arca está à distância de 19
quilômetros mais ou menos, ao norte de Trípoli,
e de 8 quilômetros ao sul de Nahr-el-Kebir
(Eleutero). A grande estrada da costa passava entre essa povoação e o mar”.
Link: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/arqueus/
Na próxima postagem continuarei a descrição dos povos cananeus restantes.
Continua na Parte 3
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