sábado, 16 de junho de 2018

As Mulheres na Bíblia - Parte 7 - Raabe



Para melhor compreender a história de Raabe, recomendo que leiam minhas postagens sobre o que é a Prostituição segundo a Bíblia:



Raabe, a mulher pecadora que se tornou fiel e temente ao Senhor. Primeiramente, vamos aprender o que significa seu nome. O site dicionariodenomesproprios.com.br nos revela seu significado:

“Raabe: Significa ‘grande pela fé’, ‘mulher cuja fé é abundante’”.

“Embora não seja possível indicar com exatidão o étimo do nome Raabe, trata-se de um nome bíblico, portanto sua origem é hebraica. Surge do hebraico Rahav, o qual, segundo estudiosos da onomástica, significa ‘abundante, amplo’”.

“Raabe é mencionada na Bíblia como uma prostituta de Jericó. Por extensão ao sentido que lhe é dado na Escritura Sagrada, o nome significa ‘grande pela fé’, ‘mulher cuja fé é abundante’.


Sua fascinante história começa no livro de Josué, no capítulo 2:

1. E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.

Quanto à casa de Raabe, a Bíblia de Estudo Plenitude diz:

“A casa de Raabe era um lugar perfeito para os espiões ficarem, devido ao fluxo constante de tráfico. Como se tratava de uma casa pública, era comum as pessoas irem e virem. Deus os tinha guiado soberanamente à única pessoa de Jericó que cria nele”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 2.1, pág. 222.

Há uma controvérsia ao chamar Raabe de prostituta. A palavra hebraica é zohnáh e pode ser infiel, adúltera e até mesmo idólatra, além da literal prostituta. Inclusive há a ideia de que Raabe não era uma prostituta comum e sim uma prostituta cultual.

Nos rituais pagãos de adoração, imoralidades e orgias eram práticas comuns. Entretanto, essas mulheres recebiam pagamento de seus parceiros, tendo o dinheiro convertido à manutenção dos templos. A prostituição cultual era muito comum em Canaã, e a prática atravessou séculos – se não milênios – na história do mundo antigo.

O apóstolo Paulo encontrou muitas dessas mulheres em Corinto, que se prostituíam em rituais à deusa Afrodite. Paulo pregou para elas, assim como aos homens que com elas se relacionavam, exortando-os à conversão e ao arrependimento (At 18:11).   


O rei de Jericó soube que Raabe tinha recebido dois homens estrangeiros, mas ao invés de entrega-los, ela os escondeu.

6. Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.

Eirado tem vários significados. Em algumas ocasiões pode significar um terreno duro e liso onde se secam os cereais. No caso de Raabe, era um lugar descoberto sobre a casa como um terraço. Popularmente nós conhecemos isto como uma área de laje descoberta.


Voltando-se aos homens, a mulher abre seu coração, se atemorizando em espírito e reconhecendo o poder de Deus. Ela ainda se humilha ao confessar que o Deus dos israelitas era maior do que os deuses dela, da qual ela, sua nação e sua família serviam.

11. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

Devido a esta suprema confissão de fé, ela suplica aos espias dizendo:

12. Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13. De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.

Josué 2:1-13

Com a demonstração de fé rara até no arraial de Israel, os homens assentem em poupar a mulher e sua família. Firmado o pacto, eles vão embora descendo por uma corda na janela, pois Raabe morava no alto da muralha que rodeava a cidade.

No dia da conquista, o sinal de que Raabe deveria usar era um fio de cordão escarlata (Js 2:18). Ao pendurá-lo em sua janela, os israelitas o reconheceriam e poupariam sua casa da vindoura destruição. E assim ela fez.

Quanto ao cordão de fio de escarlata, a Bíblia Plenitude diz:

“O cordão de fio de escarlata permitiria que o exército de Israel identificasse a casa de Raabe e poupasse todos em seu interior. O cordão simboliza a obra redentora de Cristo, que salva a todos nós”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 2.18, pág. 223.


Avançando ao capítulo 6, diz a Palavra que o próprio Senhor planejou como Josué iria destruir a Jericó. A partir do versículo 1 diz:

1. Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

Quanto ao tamanho dos muros de Jericó, a Bíblia Plenitude diz:

“Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo. Os muros dessa cidade fortalecida englobavam apenas 3 hectares; portanto, grande parte de seu povo vivia nas redondezas. Eles se recolheram dentro dos muros, não desejando lutar contra Israel por causa do medo”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 6.1-2, pág. 225.


3. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

Josué age conforme as palavras do Senhor. Chegado o sétimo dia, Josué diz:

16. E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
17. Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

De maneira simplificada, anátema quer dizer “maldito, ou considerado aquele que está fora da Igreja”. Mas no contexto do Antigo Testamento, provém da palavra hebraica “herem”, significando “aquilo que o ser humano consagra a Deus”, podendo ser uma oferta ou um castigo.

O povo gritou e imediatamente o muro da cidade caiu, desprotegendo-a. Em seguida, os guerreiros israelitas a invadem, tomando-a. O versículo 21 diz:

21. E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.

Pode parecer chocante esta grande carnificina empreendida pelos israelitas à mando do próprio Senhor, mas para quem quiser entender por que Ele ordenou o extermínio do povo canaanita deixarei o link do motivo a seguir:


Lembrando-se de Raabe, Josué é fiel e honra seu pacto com os espias, ordenando que a retirem, juntamente de sua família, daquela cidade em ruínas. 

22. Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23. Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.

Assim toda a cidade de Jericó é arrasada e destruída. A Igreja Católica relembra este impressionante evento até aos dias de hoje, na festa de mesmo nome, o famoso Cerco de Jericó.


Porém a temente Raabe foi devidamente poupada, pois havia confessado e declarado sua fé no Senhor.

25. Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

Josué 6:1-25

A salvação de Raabe é um esplêndido exemplo de que a Palavra de Deus é real e eterna. O mesmo aconteceu com o carcereiro de Paulo e Silas, quase dois milênios depois. O carcereiro intenta tirar sua própria vida, mas os missionários lhe interrompem e lhe dizem: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16:31). Em seguida foram batizados ele e sua casa, banqueteando com grande alegria.

O mesmo pode acontecer em nossos dias!

Mas, sem dúvida nenhuma, a maior bênção de Raabe foi estar na genealogia do próprio Jesus! Casando-se com Salmom, ela gera um filho de nome Boaz, ambos ancestrais diretos do rei Davi. 

21. E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
22. E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.


Rute 4:21,22

Além disso, ela é uma das quatro mulheres citadas na genealogia de Jesus.

5. E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6. E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.


Mateus 1:5,6

Concluindo, podemos aprender que:

  • Não importa o seu passado, mesmo uma prostituta pode alcançar a Salvação (Mt 21:31);
  • O reconhecimento, a confissão e a declaração de fé tocam o coração de Deus (Js 2:9-11);
  • Uma vez perdoados, não devemos voltar a pecar (Mt 8:11);
  • Nossa conversão a Cristo salva não apenas a nós mesmos, mas aos nossos familiares também (At 16:31);
  • Deus nos põe em elevados lugares de honra, a exemplo de Raabe, que teve seu sangue na genealogia de Jesus (Rt 4:21-22; Mt 1:5-6).
 
De pecadora à serva do Deus vivo, que o exemplo de Raabe inspire aqueles que se encontram em pecado à salvação pela fé em Jesus Cristo! 


- Eduardo Redux



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...