quinta-feira, 21 de junho de 2018

O Aniversário de Jesus Cristo



Na tradição de nossa sociedade majoritariamente cristã, tem-se a ideia de que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro. Mas, de fato, é esta a data em que Ele realmente nasceu?

Há muitas especulações quanto ao seu nascimento, e uma das mais aceita entre os estudiosos é que Jesus não nasceu no inverno. No hemisfério norte, o inverno começa no dia 21 de dezembro, admitindo a teoria de que era muito improvável que houvesse pastoreio (Lc 2:8) ou um censo civil (Lc 2:1-3) nestas datas.

No Evangelho de Lucas, Jesus teria nascido em Belém, uma cidade da antiga província da Judeia, existente até hoje.

1. E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

Quanto ao censo (ou alistamento), o site jw.org diz:

“Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando “que toda a terra habitada se registrasse”. Todos tinham de se apresentar “na sua própria cidade”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais (Lucas 2:1-3). Essa ordem — provavelmente emitida com o objetivo de arrecadar impostos e recrutar pessoas para o Exército — já causaria insatisfação em qualquer época do ano. Assim, é pouco provável que Augusto provocasse seus súditos ainda mais por obriga-los a fazer longas viagens no inverno.


4. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5. A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

Deve-se ressaltar aqui que a distância entre Nazaré (na Galileia) e Belém (na Judeia) é de cerca de 30 km, sendo difícil de ser feita mesmo à jumento, ainda mais acompanhado de uma mulher grávida.

6. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Manjedoura pode parecer uma palavra bem estranha nos vocabulários atuais. O site dicio.com nos dá uma elucidativa definição:

"Cocho; tabuleiro em que se coloca, num estábulo ou estrebaria, comida para animais, geralmente para os cavalos, vacas etc".



Portanto, Jesus nasceu num estábulo, uma edificação improvisada e suscetível ao vento frio da noite.

8. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

Lucas 2:1-8

Os pastores estavam no campo, ou seja, ao ar livre. Como seria possível eles estarem ao livre sob as grossas camadas de neve? Novamente o site jw.org nos diz:

“Os pastores estavam ‘vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos’ (Lucas 2:8). O livro Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus) observa que os rebanhos ficavam ao ar livre da ‘semana antes da Páscoa [no fim de março]’ até meados de novembro. Daí, acrescenta: ‘Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos’”.


Mas, o quão rigoroso é o inverno em Israel?  Abaixo uma foto de Belém sob o efeito do inverno:

Ressaltando que Jerusalém dista 147 km ao sul de Belém (e, portanto, um lugar um pouco mais quente), deixo abaixo outra foto do inverno naquela cidade.


1. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2. Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.


Mateus 2:1,2

Sobre os magos, deixarei este assunto para outro texto. A estrela vista por eles é comentada na Bíblia de Estudo Plenitude:

“Estrela do oriente: Como experientes estudiosos das estrelas, os magos observaram um fenômeno inexplicável no céu que, de algum modo, foi interpretado por eles como um sinal do nascimento do Rei dos Judeus”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 2.2, pág. 955.

Portanto, é difícil imaginar que Jesus, nascido praticamente ao ar livre, próximo a pastores de ovelhas à noite, visitado por três magos vindos do oriente e durante o recenseamento romano, tivesse nascido no frio congelante.

De qualquer maneira, haveria uma data específica quanto ao nascimento de Cristo? É difícil dizer já que mesmo entre os pesquisadores há apenas especulações. Em entrevista para o site gospelprime.com.br, o teólogo Ron Allen diz:

“Jesus teria nascido na primavera ou no outono do ano, segundo os detalhes da Escritura sobre o nascimento de João Batista. O pai de João, Zacarias, era membro do grupo sacerdotal de Abias (Lc 1: 5) que, segundo fontes rabínicas, ministrava no templo em maio e novembro. Como o anjo Gabriel apareceu a Zacarias no templo, mandando-o para casa, quando provavelmente concebeu o filho. Logo, isso seria em junho ou dezembro, portanto João nasceu nove meses depois, sendo as possibilidades março ou setembro do ano seguinte. Sabemos, pelas Escrituras, que João Batista era seis meses mais velho que Jesus (Lc 1:26), portanto Jesus teria nascido em setembro ou março do ano 5 a. C.

Quanto à estrela mencionada em Mateus 2:2, o teólogo diz:

“‘Há registros de astrônomos chineses que viram essa estrela, identificando-a como uma nova, que teria ficado visível por um longo período na primavera do ano 5 a. C.’, aponta Allen em seu estudo. ‘Tomando como base a aparição dessa estrela de Belém, registrada em fontes seculares, no ano 5 a.C., e que João Batista foi concebido em dezembro de 7 a.C., então Jesus teria sido concebido em junho de 6 a. C. Presumindo que João Batista nasceu em setembro de 6 a.C. então Jesus nasceu em março do ano 5 a.C.”, conclui.

Allen ainda cita o famoso historiador judeu Flávio Josefo, dizendo:

“‘Josefo nos diz que houve um eclipse lunar na Páscoa e que Herodes morreu mais tarde naquele mesmo ano. Este eclipse lunar, ou lua de sangue, ocorreu em 23 de março de 5 a. C. Isso teria ocorrido em simultâneo com a aparição da estrela de Belém, durante a primavera’, revela”.



O site segredosdomundo.r7.com.br é mais sucinto ao dizer:

“Uma delas, criada por eruditos do século 3, diz que segundo cálculos feitos a partir de textos bíblicos, Jesus teria nascido no dia 25 de março”.

“Uma segunda teoria que se baseia em uma contagem regressiva feita a partir da morte de Jesus, calcula que ele nasceu no início do outono do ano 2”.

“Os meses de abril e setembro também são especulados, mas como ficou muito bem esclarecido aqui, são apenas especulações”.


Entretanto, o site uol.com.br é mais cético ao dizê-lo. Citando alguns pesquisadores, o site diz:

“O historiador Júlio Cesar, mestre em Ciências da Religião e pesquisador do cristianismo primitivo da PUC-SP, diz que tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C.”

“O teólogo americano John Dominic Crossan e o arqueólogo israelense Aviram Oshri dizem haver indicações de que ele teria nascido na Galileia, onde começou a pregar. O fato de ambos evangelhos situarem o nascimento em Belém é visto como uma tentativa de associar Jesus à profecia de Miqueias, segundo quem o messias esperado pelos judeus nasceria naquela cidade”.


Todavia, se Jesus não nasceu em 25 de dezembro, por que seu aniversário é comemorado neste dia? A revista Super Interessante nos dá uma explicação:

“Uma das hipóteses com maior número de defensores entre os estudiosos do tema sugere que, em algum momento do século 4, a Igreja fixou a comemoração no dia 25 de dezembro com a intenção de suplantar o antigo – e muito popular – festival pagão do Sol Invicto, que ocorria mais ou menos na mesma época do ano e era pretexto para comilanças homéricas. A festa comemorava o solstício de inverno (dia mais curto do ano). No hemisfério Norte, ele normalmente ocorre por volta do dia 22 de dezembro (21 de julho no hemisfério Sul)”.

“Mesmo naquela época, comemorar o solstício não era nenhuma novidade. Essa data sempre foi simbolicamente associada ao nascimento e renascimento. Babilônios, persas, egípcios, gregos, romanos… Todos esses povos criaram suas próprias homenagens ao deus Sol. ‘Para não entrar em conflito com essas tradições milenares, a Igreja decidiu fixar a celebração do nascimento de Jesus na mesma época do ano, fim de dezembro’, diz Gabriele Cornelli, professor de filosofia antiga da UnB”.


O site jw.org explica que a data 25 de dezembro foi escolhida pela Igreja para suplantar uma famosa e popular festa pagã. A Encyclopedia Britannica diz:

“Uma explicação amplamente difundida sobre a origem dessa data é que o dia 25 de dezembro surgiu em decorrência da cristianização do dies solis invicti nati (o dia do nascimento do Sol invicto). Esse dia era um feriado popular no Império Romano que celebrava o solstício de inverno, simbolizando o retorno do Sol, o fim do inverno e a proclamação do renascimento da primavera e do verão”.

Semelhantemente, a Encyclopedia Americana diz:

“‘A saturnal romana (uma festa em honra a Saturno, o deus da agricultura, e ao renovado poder do Sol) também era realizada nessa época’. Nessas festividades, os participantes geralmente se comportavam de modo imoral e descontrolado”.



Concluindo, podemos apontar as seguintes teorias:

  • Conforme muitos estudiosos acreditam, Jesus Cristo não nasceu no inverno;
  • Segundo o teólogo Ron Allen, Jesus teria nascido entre setembro ou março do ano 5 a.C.;
  • Segundo a astronomia chinesa, Jesus teria nascido em março de 5 a.C.;
  • Flávio Josefo, comparando a data do eclipse lunar durante a Páscoa com o ano da morte de Herodes, Jesus teria nascido também em março de 5 a.C.
  • Na teoria da contagem regressiva à morte de Cristo, calcula-se que Ele nasceu em outubro do ano 2 d.C.
  • O historiador Júlio Cesar o situa entre 6 e 4 a.C., obscurecendo ainda mais a questão.

Como visto acima, é muito difícil apontar precisamente a data de nascimento do Senhor Jesus, mas todos nós – no fundo – sabemos quando é que Cristo nasceu: no dia em que o aceitamos em nossos corações.

Se você ainda não o aceitou, não perca mais tempo. Aceite-o e convide-o a fazer parte da sua vida agora mesmo. Arrependa-se dos seus pecados, confesse-o publicamente e batize-se nas águas, passando assim a viver de acordo com o que Deus tem planejado para sua vida!

Desta maneira, saberemos responder quando que, de fato, foi o nascimento do nosso Senhor Jesus. No dia da nossa conversão!



- Eduardo Redux


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...