segunda-feira, 30 de abril de 2018

Os Criminosos Têm Salvação?



Certo dia, ocasionalmente ouvi uma música onde, no início, um coro de detentos bradava a famosa passagem bíblica dizendo:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

Em muitas dessas músicas, os autores retratam o cotidiano de criminosos de todo o tipo: assassinos, traficantes, malandros, enganadores, ladrões... Não é raro ouvir uma verdadeira apologia lírica a este estilo de vida.

Adicionado a isto, também ouvi várias músicas (geralmente funk) onde criminosos confessos declaram ter muita fé em Cristo. Mas é possível ter fé em Cristo sendo (como eles mesmos se intitulam) criminosos de profissão?

Em uma íntima reflexão, me veio à mente as seguintes passagens bíblicas:

8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8

E a passagem a seguir:

15. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:15

No versículo 21:8, a Bíblia de Estudo Plenitude é clara ao dizer:

Feiticeiros: o grego literal refere-se àqueles que traficam drogas. Mentirosos são aqueles que se desviam da verdade e juntam-se aos enganadores”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 21:8, pág. 1375.

Devemos nos lembrar que os crimes de roubo e assassinato são pecados mortais, previstos na lei estabelecida pelo próprio Deus.

17. Não matarás.
18. Não adulterarás.
19. Não furtarás.
20. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Deuteronômio 5:17-20

Portanto, a vida criminal não é compatível com a exortação bíblica. Ao contrário, a própria Bíblia a condena.

Mas, analisando o Evangelho de Cristo, alguns podem se apoiar na famosa passagem dos ladrões na cruz. Aqui é necessária uma breve lição teológica. Os nomes Dimas e Gestas provém do Evangelho de Nicodemos, um livro considerado apócrifo, não oficial e não-canônico pela Igreja Católica. O site abíblia.org diz:

5. Então Pilatos ordenou que fosse corrido o véu do tribunal onde estavam sentados e disse a Jesus: "Teu povo desmentiu-te como o rei. Por isso decretei que, conforme o antigo costume dos reis piedosos, sejas primeiro flagelado e depois pendurado na cruz no horto onde foste preso. E Dimas e Gestas, ambos malfeitores, serão crucificados juntamente contigo”.
   
Dimas e Gestas são o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica a crucificação, já que as leis romanas reservavam esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos”.


Mais detalhes neste vídeo do canal Guardei a Fé:


Não é possível apontar nos Evangelhos canônicos oficiais os nomes destes ladrões, mas por uma questão argumentativa, usarei seus nomes neste texto.

O bom ladrão Dimas confessa seus pecados a Jesus, e ao contrário de seu comparsa Gestas, se arrepende de seus atos.  

39. E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
40. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
41. E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
42. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Lucas 23:39-43

Desta forma, Dimas temeu ao Senhor (v. 40), reconheceu seus pecados (v. 41) e declarou sua fé em Jesus (v. 42). Evidentemente Dimas não teve tempo para mudar de vida, mas teve para o arrependimento, recebendo por isto o prêmio da salvação (v. 43). E que grande foi o prêmio!  

Quão bom seria se Gestas, o mau ladrão, tivesse seguido o mesmo caminho. Ao invés ele blasfemou (v. 39), recusando-se a se arrepender e por isto tendo sua alma reservada à ressurreição do Juízo, ou seja, a condenação.

12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Apocalipse 20:12


Voltando à pergunta, “se Deus é por nós, quem será contra nós”? A Bíblia responde quem: Deus, o mesmo Deus do qual alguns criminosos apontam como redentor e juiz. Paulo, em sua carta aos Coríntios, é enfático ao dizer:

10. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1 Coríntios 6:10

Parece existir um “refrão” entre alguns criminosos, do qual eles utilizam para se justificar ou se redimir: “só Deus pode me julgar”. Ele não só pode como vai te julgar, a não ser que você se arrependa.

Tampouco devem os criminosos se apoiar na famosa passagem bíblica que diz:

22. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Lamentações 3:22-23

Como diz o Pastor Roberto Cruvinel, o “texto fora do contexto vira pretexto”. A citação acima faz menção ao cativeiro babilônico. Jeremias (o autor do livro das Lamentações) pregou por onze anos o vindouro castigo de Jerusalém, exortando o povo ao arrependimento, mas este o rejeitou, sendo a cidade devastada pelos babilônios.

É verdade que Deus é rico em misericórdia, mas não significa que ela durará para sempre. Deus nos dá tempo para nos arrependermos, nos dando chances para abandonarmos o erro e nos convertermos em Cristo Jesus. Mas eventualmente Deus julgará os pecadores, como julgou o reino de Judá em seu terrível juízo.

Para mais detalhes sobre este assunto, ver meu texto a seguir:


Não se enganem, meus irmãos. O julgamento de Deus não deve ser usado como desculpa, mas como um alerta. Ladrões, enganadores e assassinos (ou seja, os criminosos) nunca foram aceitos na Bíblia. O próprio Jesus os usa como maus exemplos em suas parábolas, chegando inclusive a compará-los com Satanás.

7. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

João 10:7-10


Portanto, a salvação da alma não é algo que se deva brincar, muito menos um criminoso deve se apoiar na Palavra erroneamente. Independente da condição social em que ele se encontra, Jesus prometeu-lhe vida, e vida com abundância (Jo 10:10). Deus jamais aceitará a pobreza e a fome como pretexto para cometer crimes, pois Deus não habita no pecado; Deus é santo.   

16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:16

Se você comete crimes, ou tem crimes não confessados em segredo, arrependa-se de seus erros e se converta em Cristo Jesus. Não deixe o crime se tornar um pecado enraizado em seu coração, antes retire-os e seja lavado no sangue do Cordeiro.

20. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Apocalipse 3:20

Que este texto ajude a todos os irmãos que precisam de exortação, tão necessária para o arrependimento. Louvado seja o nosso Senhor Jesus!


- Eduardo Redux



domingo, 22 de abril de 2018

As Mulheres na Bíblia - Parte 4 - Lídia



Quem foi Lídia? Por que a Bíblia foi tão sucinta ao referir-se a ela? Como dito anteriormente, a Bíblia é sucinta ao referir-se a Lídia. Na verdade, ela quase não diz nada. Ainda assim Lucas, o autor do livro de Atos, cita seu nome e o pouco que ela fez.

Será que, apesar de pouco, foi significativo o bastante para comover os missionários com seu humilde ato?

Antes da referida passagem, mostrarei o significado de seu belíssimo nome. O site dicionariodenomesproprios.com.br diz:

“Lídia: Significa ‘habitante de Lídia’, ‘a que sente dores de parto’”.

“Lídia é um nome feminino que se originou a partir do grego Lydia. Esse era o nome de uma antiga região da Ásia Menor, na costa ocidental, perto do Mar Egeu”.

“Importa referir que os lídios, habitantes da Lídia, achavam que eram descendentes de Lud, que significa ‘o que sente dores de parto’. Por esse motivo, o nome Lídia também tem o sentido de ‘a que sente dores de parto’”.

“O nome surgiu e foi ficando mais popular depois da Reforma Protestante do século XV, sendo bastante usado na Inglaterra como Lydia”.

“No Novo Testamento, Lídia era o nome de uma mulher que se converteu ao Cristianismo pelo testemunho do apóstolo Paulo. Assim, muitas pessoas passaram a atribuir o nome Lídia a suas filhas em homenagem à Santa Lídia, venerada pela Igreja Católica e Ortodoxa no dia 3 de agosto”.

Uma explicação posterior no mesmo site acrescenta mais um parágrafo:

“Lídio era o gentílico das pessoas que viviam na região de Lydia, que se consideravam descendente de Lud – um dos filhos de Sem e neto de Noé, segundo a Bíblia”.



No livro de Gênesis esta passagem se encontra no seguinte versículo:

22. Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
Gênesis 10:22

Ou seja, seu nome é muito mais antigo do que se pensa. Trata-se de uma época remota quando, após o dilúvio, a terra foi dividida entre os filhos de Noé. Este fascinante período é conhecido pela Tábua das Nações. Para mais detalhes, ver minha postagem a seguir:


Portanto, apesar de ser da Anatólia (região sudoeste da atual Turquia), Lídia não é um nome gentio (descendente de Jafé) e sim semita.

Apesar do nome ser comumente feminino, Lude – o filho de Sem – é masculino e não encontrei a origem linguística para explicar por que este nome significa “a que sente dores no parto”. É provável que isto venha da mitologia grega ou mesmo dos tempos de Noé.

Voltando à narrativa bíblica, Paulo, Lucas, Timóteo e Silas desembarcam em Filipos, uma cidade macedônia do norte da Grécia. Lá eles começam sua pregação à beira de um rio. A Palavra diz:

13. E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

Provavelmente este rio tratava-se do rio Gangites. Neste rio existe um memorial onde provavelmente os apóstolos pregaram, do qual permanece até hoje.


14. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

Neste versículo a Bíblia esclarece que Lídia não era natural de Filipos, mas de Tiatira, uma cidade da Ásia Menor localizada na atual Turquia.

Aqui há diferentes interpretações quanto à Lídia. Por se tratar de uma vendedora de púrpura – um tingimento de tecido caro e difícil de ser extraído – acredita-se que era uma mulher rica. Adicionado a isto, mesmo o seu nome pode ser outro. Por se tratar de uma região, e a própria mulher ser uma comerciante, é provável que Lídia fosse um nome fantasia, uma razão social para o nome de sua loja, como uma pessoa que vem de outra cidade e aquilo se torna um apelido.

15. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
Atos 16:13-15

Aqui duas linhas de raciocínio devem ser tomadas. A primeira de que, por ser uma vendedora de púrpura, Lídia era rica. A segunda de que ela era solteira ou viúva. Ao convidar os missionários para sua casa, é provável que ela possuía servos, desta maneira dando um pouco mais de conforto à sua hospitalidade.   

A Bíblia não explica por que os missionários se constrangeram com seu pedido. Talvez não fosse um costume bem visto da época uma mulher solteira ou viúva recebesse homens em sua casa. Mas se estivéssemos falando de um costume israelita, não creio que seria razão para constrangimento, pois Elias se hospedou na casa de uma viúva (1 Rs 17:15) e Eliseu na casa da mulher sunamita (2 Rs 4:10 e 11).


Passados alguns dias, os missionários retornariam à sua casa. Paulo cura uma jovem adivinhadora, pois era possessa de um espírito maligno (At 16:18) e isto lhes ocasionou açoitamento e prisão. Ao converterem o carcereiro (At 16:33), Paulo e Silas são convidados a se retirar da cidade, mas antes se hospedam mais uma vez na casa de Lídia.

40. E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.
Atos 16:40

Desta maneira, é possível concluir que a casa de Lídia se tornou uma igreja em Filipos, talvez a primeira igreja cristã fundada na Europa!  

De qualquer forma, muito dos argumentos são apenas suposições, mas um detalhe é fato: o Senhor Deus abriu o coração de Lídia para ouvir a pregação de Paulo. Será que os nossos corações hoje estão abertos para ouvir ao Senhor? Se não, sejamos como Lídia que, além de ouvi-las, convidou a salvação de Deus para habitar em nossa casa!



- Eduardo Redux



O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...