segunda-feira, 30 de abril de 2018

Os Criminosos Têm Salvação?



Certo dia, ocasionalmente ouvi uma música onde, no início, um coro de detentos bradava a famosa passagem bíblica dizendo:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

Em muitas dessas músicas, os autores retratam o cotidiano de criminosos de todo o tipo: assassinos, traficantes, malandros, enganadores, ladrões... Não é raro ouvir uma verdadeira apologia lírica a este estilo de vida.

Adicionado a isto, também ouvi várias músicas (geralmente funk) onde criminosos confessos declaram ter muita fé em Cristo. Mas é possível ter fé em Cristo sendo (como eles mesmos se intitulam) criminosos de profissão?

Em uma íntima reflexão, me veio à mente as seguintes passagens bíblicas:

8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8

E a passagem a seguir:

15. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:15

No versículo 21:8, a Bíblia de Estudo Plenitude é clara ao dizer:

Feiticeiros: o grego literal refere-se àqueles que traficam drogas. Mentirosos são aqueles que se desviam da verdade e juntam-se aos enganadores”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 21:8, pág. 1375.

Devemos nos lembrar que os crimes de roubo e assassinato são pecados mortais, previstos na lei estabelecida pelo próprio Deus.

17. Não matarás.
18. Não adulterarás.
19. Não furtarás.
20. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Deuteronômio 5:17-20

Portanto, a vida criminal não é compatível com a exortação bíblica. Ao contrário, a própria Bíblia a condena.

Mas, analisando o Evangelho de Cristo, alguns podem se apoiar na famosa passagem dos ladrões na cruz. Aqui é necessária uma breve lição teológica. Os nomes Dimas e Gestas provém do Evangelho de Nicodemos, um livro considerado apócrifo, não oficial e não-canônico pela Igreja Católica. O site abíblia.org diz:

5. Então Pilatos ordenou que fosse corrido o véu do tribunal onde estavam sentados e disse a Jesus: "Teu povo desmentiu-te como o rei. Por isso decretei que, conforme o antigo costume dos reis piedosos, sejas primeiro flagelado e depois pendurado na cruz no horto onde foste preso. E Dimas e Gestas, ambos malfeitores, serão crucificados juntamente contigo”.
   
Dimas e Gestas são o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica a crucificação, já que as leis romanas reservavam esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos”.


Mais detalhes neste vídeo do canal Guardei a Fé:


Não é possível apontar nos Evangelhos canônicos oficiais os nomes destes ladrões, mas por uma questão argumentativa, usarei seus nomes neste texto.

O bom ladrão Dimas confessa seus pecados a Jesus, e ao contrário de seu comparsa Gestas, se arrepende de seus atos.  

39. E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
40. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
41. E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
42. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Lucas 23:39-43

Desta forma, Dimas temeu ao Senhor (v. 40), reconheceu seus pecados (v. 41) e declarou sua fé em Jesus (v. 42). Evidentemente Dimas não teve tempo para mudar de vida, mas teve para o arrependimento, recebendo por isto o prêmio da salvação (v. 43). E que grande foi o prêmio!  

Quão bom seria se Gestas, o mau ladrão, tivesse seguido o mesmo caminho. Ao invés ele blasfemou (v. 39), recusando-se a se arrepender e por isto tendo sua alma reservada à ressurreição do Juízo, ou seja, a condenação.

12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Apocalipse 20:12


Voltando à pergunta, “se Deus é por nós, quem será contra nós”? A Bíblia responde quem: Deus, o mesmo Deus do qual alguns criminosos apontam como redentor e juiz. Paulo, em sua carta aos Coríntios, é enfático ao dizer:

10. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1 Coríntios 6:10

Parece existir um “refrão” entre alguns criminosos, do qual eles utilizam para se justificar ou se redimir: “só Deus pode me julgar”. Ele não só pode como vai te julgar, a não ser que você se arrependa.

Tampouco devem os criminosos se apoiar na famosa passagem bíblica que diz:

22. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Lamentações 3:22-23

Como diz o Pastor Roberto Cruvinel, o “texto fora do contexto vira pretexto”. A citação acima faz menção ao cativeiro babilônico. Jeremias (o autor do livro das Lamentações) pregou por onze anos o vindouro castigo de Jerusalém, exortando o povo ao arrependimento, mas este o rejeitou, sendo a cidade devastada pelos babilônios.

É verdade que Deus é rico em misericórdia, mas não significa que ela durará para sempre. Deus nos dá tempo para nos arrependermos, nos dando chances para abandonarmos o erro e nos convertermos em Cristo Jesus. Mas eventualmente Deus julgará os pecadores, como julgou o reino de Judá em seu terrível juízo.

Para mais detalhes sobre este assunto, ver meu texto a seguir:


Não se enganem, meus irmãos. O julgamento de Deus não deve ser usado como desculpa, mas como um alerta. Ladrões, enganadores e assassinos (ou seja, os criminosos) nunca foram aceitos na Bíblia. O próprio Jesus os usa como maus exemplos em suas parábolas, chegando inclusive a compará-los com Satanás.

7. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

João 10:7-10


Portanto, a salvação da alma não é algo que se deva brincar, muito menos um criminoso deve se apoiar na Palavra erroneamente. Independente da condição social em que ele se encontra, Jesus prometeu-lhe vida, e vida com abundância (Jo 10:10). Deus jamais aceitará a pobreza e a fome como pretexto para cometer crimes, pois Deus não habita no pecado; Deus é santo.   

16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:16

Se você comete crimes, ou tem crimes não confessados em segredo, arrependa-se de seus erros e se converta em Cristo Jesus. Não deixe o crime se tornar um pecado enraizado em seu coração, antes retire-os e seja lavado no sangue do Cordeiro.

20. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Apocalipse 3:20

Que este texto ajude a todos os irmãos que precisam de exortação, tão necessária para o arrependimento. Louvado seja o nosso Senhor Jesus!


- Eduardo Redux



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...