domingo, 1 de abril de 2018

As Mulheres na Bíblia - Parte 2 - Priscila



O que dizer sobre Priscila? Que ela foi uma boa esposa, uma trabalhadora e uma pregadora da Palavra? Para conhecer sua história, primeiro temos que conhecer o significado de seu nome:

Priscila: Significa “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

O nome Priscila se originou a partir do nome masculino Priscilo, diminutivo de Prisco. Significa “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”. Prisco, por sua vez, do latim Priscus tem o sentido de “o antigo", "o velho" ou "o venerável”, de modo que Priscila significa “familiar de alguém venerável”. 

Na religião católica, a figura de Santa Priscila ou Santa Prisca é considerada como uma das primeiras a divulgar o Evangelho de Cristo por Roma. Santa Priscila teria vivida no século I e era casada com Santo Áquila. Ambos eram amigos próximos do Apóstolo Paulo, um dos escritores mais influentes do cristianismo primitivo.

A igreja comemora a festa de Santa Priscila e Santo Áquila no dia 8 de julho.


Portanto, “venerável” é algo que Priscila sempre foi.  

Diz a Palavra que Priscila era casada com Áquila, ambos judeus e naturais da Itália. Por ordem do imperador Cláudio (reinando de 41 a 54 d.C.), os judeus foram expulsos de Roma e o casal se viu forçado a procurar outro lugar para viver. Desta maneira, eles se instalam em Corinto, uma cidade localizada na região do Peloponeso, na Grécia.  


O livro de Atos diz:

1. E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
2. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,
3. E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
Atos 18:1-3

O versículo 3 é de grande esclarecimento para nós, cristãos, pois vemos claramente que Paulo também trabalhava, não vivendo apenas de doações ou caridade. Mas também vemos que as mulheres daquele tempo trabalhavam, pois Priscila ajudava a seu marido na confecção de tendas. Sendo assim, concluímos que, além de esposa, Priscila também era uma trabalhadora.

Sobre este ofício, a Bíblia de Estudo diz:

“Paulo, o brilhante e talentoso apóstolo de Cristo, não se negava ao trabalho manual. Sua vocação era construir tendas ou, possivelmente, artesanato com couro. No Judaísmo antigo, não era normal que um rabi recebesse dinheiro por seus ensinamentos”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 18.3, pág. 1138.

Prosseguindo, diz a Palavra que Paulo ficou um ano e seis meses em Corinto, vivendo e trabalhando com Áquila e Priscila.

11. E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
Atos 18:11

E neste espaço de tempo, a igreja de Corinto é fundada na própria casa de Priscila, tornando-a também a anfitriã de Cristo.

19. As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.
1 Coríntios 16:19

Após esse longo tempo de pregação, é dito na Palavra que o casal, movido de grande amor pelo Evangelho e por Deus, torna-se missionário de Cristo.

18. E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.
Atos 18:18

Acompanhados de Paulo, eles desembarcam em Éfeso – uma cidade localizada na atual Turquia – e se separam, ficando o casal ali. Paulo, entretanto, continua sua viagem missionária de volta à Jerusalém.

Neste meio tempo, Priscila e Áquila conhecem a Apolo, um eloquente e dedicado pregador da Palavra de Deus.

24. E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.
26. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.
Atos 18:24-26

 
Quanto ao versículo 26, a Bíblia de Estudo Plenitude diz:

“A expressão com mais exatidão (ou mais precisamente), pode referir-se à visão mais estreita de Apolo sobre o ministério do Espírito Santo, a qual será descoberta por Paulo entre os efésios, a quem Apolo havia ministrado (v. 24; 19, 1-2)”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 18.26, pág. 1139.

Graças à instrução de Priscila e Áquila, Apolo se dispõe a pregar o Evangelho em Acaia – região onde se localiza a cidade de Corinto. Assim, o nascimento e expansão da Igreja de Cristo ganha mais um admirável pregador.

27. Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
28. Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.
Atos 18:27,28

Paulo, então, retorna a Éfeso. Ao tentar convencer – sem sucesso – os judeus na sinagoga local de que Jesus era o Cristo, ele passa a ensinar a Palavra na escola de Tirano. Ali ele permanece por dois anos, popularizando o Evangelho de Cristo.

10. E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.
Atos 19:10

A partir desta passagem, não nos é informado se Paulo reencontra Priscila e Áquila, já que os dois haviam permanecido em Éfeso após a saída de Corinto, mas particularmente acredito que os três não apenas se reencontraram mas conviveram todo este tempo juntos.

É importante lembrar que, ao conviver com Priscila e Áquila, o apóstolo escreveu sobre como manter o casamento e criar os filhos segundo o ideal cristão. É provável que Paulo não apenas ensinou, como também se inspirou no casamento de Priscila e Áquila, usando seu modelo para boas esposas e bons maridos.  
  
Em sua carta para a igreja de Corinto, o apóstolo fala a respeito do casamento e da família (1 Cor 7). E para a igreja de Éfeso, Paulo nos dá outra importante lição, falando acerca do casamento (Ef 5:22-33) e a criação dos filhos (Ef 6:1-4). Novamente, esta é uma observação pessoal, mas creio que estas valiosas lições foram inspiradas no belíssimo casamento de Priscila e Áquila. 

 

Priscila e Áquila foram tão estimados por Paulo que ele cita seus nomes em sua carta para os Romanos. Em tom de tristeza e despedida, o apóstolo os homenageia, saudando-os no versículo a seguir:

3. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4. Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Romanos 16:3,4

Resumindo, é possível constatar que Priscila foi:
  • Esposa (Atos 18:2);
  • Trabalhadora (Atos 18:3);
  • Anfitriã da igreja de Cristo (1 Cor 16:19);
  • Missionária (Atos 18:18);
  • Pregadora (Atos 18:26);
  • Cooperadora (Romanos 16:3).

Sejamos, pois, como a venerável Priscila, alguém que se dedicou a Deus sem nunca negligenciar ao seu casamento. Que seu exemplo de devoção inspire a igreja de Cristo até aos nossos dias!



- Eduardo Redux



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...