segunda-feira, 28 de maio de 2018

A Prostituição segundo a Bíblia - Parte 1



A Bíblia Sagrada, sendo um livro espiritual de linguagem metafórica e profética, trata da prostituição às vezes literal e às vezes espiritualmente. Literalmente nós já sabemos, mas o que é prostituir-se espiritualmente?

O site bibliaon.com resume o termo de maneira brilhante:

“Na Bíblia a prostituição também tem um significado espiritual. A infidelidade de quem se prostitui é como a infidelidade de quem abandona a Deus para adorar ídolos. Deus quer restaurar relacionamentos e corações, para serem novamente puros e fiéis”.


Desde os tempos do pentateuco, Moisés já alertava o povo quanto ao pecado da prostituição. No livro de Êxodo, ele disse:

14. Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso.
15. Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios,
16. E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.


Êxodo 34:14-16

Mas o alerta não adiantou muito, pois o povo trouxe grande indignação contra eles mesmos, como consta a seguir:

1. E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
2. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
3. Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.


Números 25:1-3


Assim sendo, logo no Antigo Testamento, a prostituição espiritual constituía-se da apostasia (ou seja, o abandono da fé em Deus), do sacrilégio e da idolatria aos deuses canaanitas.  

O livro de Deuteronômio – que na minha opinião é um dos livros mais brilhantes da Bíblia – é específico quanto ao ofício das prostitutas, tanto espirituais quanto literais.

17. Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel.
18. Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus.


Deuteronômio 23:17,18

Em algumas traduções bíblicas, o versículo 17 refere-se à prostituição-cultual, profissão esta da qual Raabe fazia parte (Js 2:1).

O grave pecado da prostituição espiritual não parou no deserto; manteve-se presente durante séculos até a conquista de Samaria (722 a.C.) e Jerusalém (586 a.C.). O segundo livro de Reis evidencia a idolatria de Samaria:

16. E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
17. Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.


2 Reis 17:16,17
  
Quanto à Jerusalém, houveram três grandes profetas que profetizaram contra a cidade. Isaías, há mais de cento e trinta anos antes, já escrevia dizendo:

21. Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.

Isaías 1:21

Jeremias, contemporâneo de sua queda, profetizou contra Jerusalém dizendo:

6. Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se.
7. E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá.
8. E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.
9. E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira.


Jeremias 3:6-9

Aqui ele denuncia a prática pecaminosa do adultério e do relacionamento dos homens com as prostitutas:

7. Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; quando os fartei, então adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos.
8. Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu próximo.


Jeremias 5:7,8

E por fim Ezequiel, comparando de maneira metafórica a cidade de Jerusalém com uma mulher:

15. Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.
16. E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
17. E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas.


Ezequiel 16:15-17

Os versículos a seguir descrevem o terrível sacrifício de crianças herdado da cultura canaanita:

20. Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição?
21. E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo.


Ezequiel 16:20,21


Ezequiel ainda escreveria outra metáfora, também em primeira pessoa, comparando Samaria e Jerusalém com duas meretrizes.

2. Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mesma mãe.
3. Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus seios, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.
4. E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samaria é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.


Ezequiel 23:2-4

De fato, os capítulos 16 e 23 do livro de Ezequiel são fundamentais para quem quiser conhecer mais sobre o pecado da prostituição na Bíblia.

Salomão – o sábio, porém controverso rei de Israel – no livro de Provérbios, trata das prostitutas de maneira literal:  

25. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.
26. Pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão; mas a adúltera sai à caça de vidas preciosas.


Provérbios 6:25,26

26. Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.
27. Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha.


Provérbios 23:26,27

3. O homem que ama a sabedoria dá alegria a seu pai, mas quem anda com prostitutas dá fim à sua fortuna.

Provérbios 29:3

No Novo Testamento, Paulo também exorta os cristãos a não se relacionarem com prostitutas. Em sua carta aos Coríntios, ele é claríssimo ao dizer:

15. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois numa só carne.
17. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.


1 Coríntios 6:15-17

Em Corinto encontrava-se o Templo de Afrodite, a deusa do amor da mitologia grega. Ali habitavam cerca de 1000 prostitutas-cultuais, ou seja, participantes ativas das orgias e extravagâncias daquele ritual pagão. Uma característica dessas mulheres é que seus cabelos eram extremamente curtos, raspados rente ao couro cabeludo. Desta maneira elas eram reconhecidas nas ruas.

Porém, muitas destas prostitutas se converteram com a pregação de Paulo, assim abandonando suas práticas imorais. Entretanto, para esconder a vergonha de seus passados, foram recomendadas pelo apóstolo a usarem um véu sobre suas cabeças e assim não sofrerem discriminação.

   

Devido a isto, Paulo escreve a famosa passagem sobre o uso do véu:

5. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
6. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.


1 Coríntios 11:5,6

Preliminarmente, podemos concluir que a Bíblia trata da prostituição (tanto espiritual quanto literal) como uma abominação perante Deus. E é claro, isto vale tanto para quem se prostitui quanto para quem se relaciona com pessoas assim.

Devemos nos lembrar que fomos comprados pelo sangue do Cordeiro, não para a abominação, mas para a santificação, conforme o próprio Paulo admoesta, a seguir:

19. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.


1 Coríntios 6:19,20



- Continua na Parte 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...