sexta-feira, 18 de maio de 2018

As Mulheres na Bíblia - Parte 6 - Febe



Aparecendo sucintamente na Bíblia, quem foi Febe? Que ato memorável ela fez para Paulo mencioná-la em sua carta aos Romanos? E, finalmente, que lição podemos tirar desta mulher que tanto fascina os estudiosos cristãos?

Com nome de origem latina, uma vez que o latim era o idioma oficial do Império Romano, inclusive o site dicionariodenomesproprios.com.br é breve ao nos revelar seu magnífico significado:

“Febe: Radiante, brilhante”.


Mas a Bíblia de Estudo Plenitude é um pouco mais detalhista ao revela-lo: “Pura e brilhante como a Lua”.

Este nome pode parecer um pouco incomum, mas Febe talvez seja mais popular nos Estados Unidos, com sua tradução “Phoebe”, do qual dá nome à personagem da famosa série Friends:


Partindo para a Palavra, no capítulo 16 da carta de Paulo aos Romanos diz:

1. Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual servindo à igreja que está em Cencréia,
2. Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.

Romanos 16:1,2

Cencréia era uma antiga cidade portuária próxima de Corinto. Atualmente suas ruínas se encontram ao lado de uma aldeia chamada Kechriais.







Apesar da pequena passagem, os termos utilizados por Paulo suscitaram uma controvérsia entre alguns teólogos e historiadores. Especificamente as palavras “servindo” e “protetora” causaram um problema de hermenêutica. Quanto a palavra “servindo”, a Bíblia de Estudo Plenitude diz:

“Febe, provavelmente, tenha levado a epístola de Paulo a Corinto para a igreja em Roma. Servindo: esta palavra pode ser traduzida por ‘ministrar’ (como em Mc 9:35; Jo 2:5,9; Rm 13:4; 15:8) ou ‘diácono’ (como em Fp 1:1; 1Tm 3:8,2), dependendo se alguém achasse que Febe tinha um cargo formalmente conhecido na igreja de Cencréia, cidade portuária situada muito perto de Corinto. Aqueles que traduzem ‘servindo’ acham que as exigências de 1Tm 3:12 tornam improvável Febe estar no cargo de diaconisa. Não parece haver uma ordem definitiva no NT contra mulheres em papeis de liderança no ministério”.   

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16.1, pág. 1176.

E também uma definição para a palavra “protetora”:

“A palavra grega para protetora não é encontrada em mais nenhum lugar no NT. Fora do NT, às vezes, é usada em relação a uma ‘benfeitora’, uma mulher que fornecia ajuda e fundos para causas dignas”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16.2, pág. 1176.

Conforme lido acima, “servir” a igreja nos dá a impressão de que Febe era ministra. Mas a tradução da palavra grega di.á.ko.nos (shammash no hebraico) é masculina, confundindo os estudiosos quanto ao cargo de Febe. Assim como Priscila (At 18:1), naquele tempo parecia haver uma sujeição da esposa em relação ao marido, como atesta na carta de Paulo a Timóteo:

11. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
13. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

1 Timóteo 3:11-13
  
Mas, igualmente à Priscila, não havia impedimento social ou bíblico caso o marido acompanhasse sua esposa em sua carreira ministerial, ou vice-versa, conforme a passagem acima. Para mais informação, ver meu texto exclusivamente sobre Priscila:


Ao referir-se a Febe como “protetora”, a tradução fica um pouco mais interessante. A tradução da palavra grega pro.stá.tis seria “patrocinadora”, nos dando a impressão de que Febe, além de ministrar a igreja, a ajudava com bens materiais. Mas, apesar da inicial ideia, poderia incluir uma gama de significados muito maior.

O site wol.jw.org lança uma luz à esta dúvida, a seguir:

(...) O termo traduzido por “defensora” (pro·stá·tis) tem o sentido básico de “protetora” ou “socorredora”, de modo que dá a entender não mera cordialidade, mas ir em auxílio de outros em necessidade. Pode também ser vertido por “patrocinadora”.

A liberdade que Febe tinha para viajar e para prestar serviço notável na congregação talvez indique que ela era viúva e possivelmente dona de certa riqueza material. De modo que ela pode ter estado em condições de usar a sua influência na comunidade a favor dos cristãos que fossem acusados erroneamente, defendendo-os assim; ou talvez lhes tenha provido refúgio em épocas de perigo, servindo de protetora. O registro não fornece pormenores.    



Particularmente, concordo com a citação acima. É muito provável que era viúva ou rica, ou ambos, pois sua liberdade em viajar pelo império para socorrer os cristãos a torna notória inclusive a Paulo, eternizando-a em sua carta aos Romanos.

Neste caso, a comparo com Lídia (At 16:14), a formidável serva do Senhor, matriarca da igreja cristã na Europa. Link a seguir para quem quiser saber mais:


Resumindo, este estudo nos dá uma verdadeira lição sobre a vida de Febe:
  • Sendo diaconisa, Febe quebra alguns paradigmas de que as mulheres não devem ministrar (Rm 16:1);
  • É uma mulher protetora, benfeitora, patrocinadora, além de ministra da igreja em Cencréia. Ou seja, uma extraordinária serva do Senhor (Rm 16:2);
  • Entretanto, deve-se ressaltar que, para a carreira ministerial, as mulheres não devem negligenciar suas famílias, suas casas e principalmente seus maridos (1Tm 3:11-13);  

Devido à sua estupenda devoção, Febe foi capaz de chamar a atenção de Paulo em seu ministério. Evidentemente o apóstolo não está mais aqui para ver, mas Deus sim. O que estamos fazendo nós para chamar Sua atenção também? Estamos frios e mornos na igreja ou servindo e protegendo a fé no Senhor?

Sejamos, pois, como Febe, servindo a Deus com excelência e tendo nossos nomes eternizados na Igreja Cristã!



- Eduardo Redux




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