domingo, 6 de maio de 2018

Trabalhar é uma Maldição?


Agindo às vezes como uma bênção e outras vezes como um fardo, uma dúvida concernente à liturgia cristã permanece: Trabalhar é uma maldição?

O trabalho em si é essencial e fundamental ao ser humano. Como dizia Benjamim Franklin (1706 – 1790), “o trabalho dignifica o Homem”. Nada é mais honroso do que prover para si mesmo e para sua família o sustento através do seu próprio esforço. Então, neste mesmo conceito, deixar de trabalhar é prejudicial ao Homem? Há um ditado popular que diz: “Mente vazia, oficina do diabo”.

Mas, se há tantas recomendações e sabedorias para não abandonar o trabalho, por que ele – ainda assim – se torna uma moléstia para o corpo e a mente?

Anos atrás escrevi uma poesia a respeito do tema. Link para quem quiser ler:
   

Primeiramente, de onde vem a ideia cristã de que trabalhar é uma maldição? No capítulo 3 do livro de Gênesis, logo após a queda do Homem.

17. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:17-19

Nestes versículos é necessário fazer algumas observações. No versículo 17 Deus pessoalmente diz que a terra se tornou maldita devido ao pecado de Adão. Em outras traduções bíblicas, a palavra “espinho” (v. 18) é substituída por “abrolhos”, seguida do incomum “cardo”. O site dicio.com as define:

·         Abrolho: Planta rasteira e espinhosa. (Família das rutáceas.). Ponta ou pua do fruto dessa planta. Espinhos, estrepes (sinônimo de espinhos). Escolhos, recifes. [Figurado] Dificuldades, amarguras: vida cheia de abrolhos.


·         Cardo: Nome comum a várias plantas com folhas e hastes espinhosas, da família das compostas, dos gêneros Carduus, Cirsium, Centaurea: cardo-comum, cardo-de-costela, cardo-do-campo.


O site wol.jw.org nos dá uma excelente lição bíblica sobre cardos e abrolhos:

“Qualquer dentre uma variedade de plantas de folhas espinhosas, de bordos recortados, caule duro, e com capítulos arredondados ou cilíndricos que produzem flores macias e sedosas, de cor purpúrea, amarela ou branca”.

“Adão, e mais tarde seus descendentes, tiveram de enfrentar incomodativos abrolhos, ao cultivarem o solo amaldiçoado (Gn 3:17, 18). Visto que suas sementes são espalhadas pelo vento, os abrolhos facilmente ganham terreno em áreas abandonadas ou desoladas (Veja Os 10:8)”.

“Jesus Cristo referiu-se aos abrolhos ao fazer a ilustração de que as pessoas, assim como as plantas, são reconhecidas por seus frutos (Mt 7:16). Na Palestina não é incomum ver vários cardos-estrelados serem levados como massa rolante pelos ventos outonais, característica talvez aludida no Salmo 83:13 e em Isaías 17:13”.


A Bíblia de Estudo Plenitude comenta o triste castigo de Adão:

Em fadigas obterás... o sustento indica dificuldades do homem no seu papel fundamental como trabalhador/sustentador; o trabalho terá dificuldades e futilidades (cardos e abrolhos... no suor do rosto). Esta batalha que dura toda a vida terminará em morte”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 3:17-19, pág. 9

Seguindo este raciocínio, devemos pensar que o Homem não foi criado para trabalhar? De maneira alguma! Em Gênesis 2:15 diz:

15. E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2:15

Portanto, não era o trabalho e sim a terra que, após a queda do Homem, foi amaldiçoada. Antes da queda, o trabalho, a vida e a terra eram um inexprimível prazer, recheadas das maiores e mais puras bênçãos presenteadas pelo próprio Senhor Deus.

29. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Gênesis 1:29,30

E no capítulo seguinte:

9. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2:9

Evidentemente, hoje o trabalho não é mais um prazer, pois a terra é maldita e o próprio paraíso do Éden se perdeu. Mas a Bíblia promete nos devolver o prazer no trabalho, e principalmente o prazer de viver! Em uma citação escatológica, o profeta Isaías diz:

21. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.
22. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
23. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
Isaías 65:21-23


Apesar da beleza destas palavras, não devemos abandonar nossos empregos para unicamente aguardar o glorioso retorno do Cordeiro. Devemos sim manter a esperança, a graça e obediência à Palavra, mas sem negligenciar nossas obrigações. Em outras palavras, devemos continuar trabalhando.   

Em sua segunda carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo dá uma dura repreensão àqueles que andavam desordenados, ou seja, ociosos e vagabundeando por aí.

6. Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8. Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9. Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
2 Tessalonicenses 3:6-12
  
Há também aquela famosa passagem no livro de Provérbios, que é um verdadeiro alerta a nós, cristãos:

6. Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
7. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
8. Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
9. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
10. Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
11. Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
Provérbios 6:6-11

Voltando ao início do tema, este texto não quer dizer que trabalhar neste mundo é uma maldição. O trabalho também pode ser uma bênção. No livro de Eclesiastes diz:

24. Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
Eclesiastes 2:24

E no capítulo 3:

13. E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
Eclesiastes 3:13

Dados os argumentos acima, é possível concluir que:

·         O trabalho não é maldito e sim a terra que se tornou maldita devido ao pecado de Adão (Gn 3:17-19);
·         Nos novos céus e nova terra, o trabalho voltará a ser como nos dias do Éden, ou seja, um prazer (Is 65:17-25);
·         Mas, até a chegada deste glorioso dia, devemos continuar trabalhando (sem vadiagem e má vontade) enquanto que servindo e adorando ao Senhor Jesus (2 Ts 3:6-12; Pv 6:6-11);
·         E, finalmente, sem nos esquecer que, apesar da maldição da terra, o trabalho é sim uma bênção e um dom de Deus (Ec 2:24; 3:13).

Concluindo, eu sinceramente espero que este texto incite os irmãos a encararem o trabalho de outra maneira, permanecendo fiéis à palavra de Cristo e aguardando o dia em que ele volte a ser como foi nos dias do Éden, ou seja, uma bênção!


  
- Eduardo Redux



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...