quinta-feira, 21 de junho de 2018

O Aniversário de Jesus Cristo



Na tradição de nossa sociedade majoritariamente cristã, tem-se a ideia de que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro. Mas, de fato, é esta a data em que Ele realmente nasceu?

Há muitas especulações quanto ao seu nascimento, e uma das mais aceita entre os estudiosos é que Jesus não nasceu no inverno. No hemisfério norte, o inverno começa no dia 21 de dezembro, admitindo a teoria de que era muito improvável que houvesse pastoreio (Lc 2:8) ou um censo civil (Lc 2:1-3) nestas datas.

No Evangelho de Lucas, Jesus teria nascido em Belém, uma cidade da antiga província da Judeia, existente até hoje.

1. E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

Quanto ao censo (ou alistamento), o site jw.org diz:

“Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando “que toda a terra habitada se registrasse”. Todos tinham de se apresentar “na sua própria cidade”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais (Lucas 2:1-3). Essa ordem — provavelmente emitida com o objetivo de arrecadar impostos e recrutar pessoas para o Exército — já causaria insatisfação em qualquer época do ano. Assim, é pouco provável que Augusto provocasse seus súditos ainda mais por obriga-los a fazer longas viagens no inverno.


4. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5. A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

Deve-se ressaltar aqui que a distância entre Nazaré (na Galileia) e Belém (na Judeia) é de cerca de 30 km, sendo difícil de ser feita mesmo à jumento, ainda mais acompanhado de uma mulher grávida.

6. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Manjedoura pode parecer uma palavra bem estranha nos vocabulários atuais. O site dicio.com nos dá uma elucidativa definição:

"Cocho; tabuleiro em que se coloca, num estábulo ou estrebaria, comida para animais, geralmente para os cavalos, vacas etc".



Portanto, Jesus nasceu num estábulo, uma edificação improvisada e suscetível ao vento frio da noite.

8. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

Lucas 2:1-8

Os pastores estavam no campo, ou seja, ao ar livre. Como seria possível eles estarem ao livre sob as grossas camadas de neve? Novamente o site jw.org nos diz:

“Os pastores estavam ‘vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos’ (Lucas 2:8). O livro Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus) observa que os rebanhos ficavam ao ar livre da ‘semana antes da Páscoa [no fim de março]’ até meados de novembro. Daí, acrescenta: ‘Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos’”.


Mas, o quão rigoroso é o inverno em Israel?  Abaixo uma foto de Belém sob o efeito do inverno:

Ressaltando que Jerusalém dista 147 km ao sul de Belém (e, portanto, um lugar um pouco mais quente), deixo abaixo outra foto do inverno naquela cidade.


1. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2. Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.


Mateus 2:1,2

Sobre os magos, deixarei este assunto para outro texto. A estrela vista por eles é comentada na Bíblia de Estudo Plenitude:

“Estrela do oriente: Como experientes estudiosos das estrelas, os magos observaram um fenômeno inexplicável no céu que, de algum modo, foi interpretado por eles como um sinal do nascimento do Rei dos Judeus”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 2.2, pág. 955.

Portanto, é difícil imaginar que Jesus, nascido praticamente ao ar livre, próximo a pastores de ovelhas à noite, visitado por três magos vindos do oriente e durante o recenseamento romano, tivesse nascido no frio congelante.

De qualquer maneira, haveria uma data específica quanto ao nascimento de Cristo? É difícil dizer já que mesmo entre os pesquisadores há apenas especulações. Em entrevista para o site gospelprime.com.br, o teólogo Ron Allen diz:

“Jesus teria nascido na primavera ou no outono do ano, segundo os detalhes da Escritura sobre o nascimento de João Batista. O pai de João, Zacarias, era membro do grupo sacerdotal de Abias (Lc 1: 5) que, segundo fontes rabínicas, ministrava no templo em maio e novembro. Como o anjo Gabriel apareceu a Zacarias no templo, mandando-o para casa, quando provavelmente concebeu o filho. Logo, isso seria em junho ou dezembro, portanto João nasceu nove meses depois, sendo as possibilidades março ou setembro do ano seguinte. Sabemos, pelas Escrituras, que João Batista era seis meses mais velho que Jesus (Lc 1:26), portanto Jesus teria nascido em setembro ou março do ano 5 a. C.

Quanto à estrela mencionada em Mateus 2:2, o teólogo diz:

“‘Há registros de astrônomos chineses que viram essa estrela, identificando-a como uma nova, que teria ficado visível por um longo período na primavera do ano 5 a. C.’, aponta Allen em seu estudo. ‘Tomando como base a aparição dessa estrela de Belém, registrada em fontes seculares, no ano 5 a.C., e que João Batista foi concebido em dezembro de 7 a.C., então Jesus teria sido concebido em junho de 6 a. C. Presumindo que João Batista nasceu em setembro de 6 a.C. então Jesus nasceu em março do ano 5 a.C.”, conclui.

Allen ainda cita o famoso historiador judeu Flávio Josefo, dizendo:

“‘Josefo nos diz que houve um eclipse lunar na Páscoa e que Herodes morreu mais tarde naquele mesmo ano. Este eclipse lunar, ou lua de sangue, ocorreu em 23 de março de 5 a. C. Isso teria ocorrido em simultâneo com a aparição da estrela de Belém, durante a primavera’, revela”.



O site segredosdomundo.r7.com.br é mais sucinto ao dizer:

“Uma delas, criada por eruditos do século 3, diz que segundo cálculos feitos a partir de textos bíblicos, Jesus teria nascido no dia 25 de março”.

“Uma segunda teoria que se baseia em uma contagem regressiva feita a partir da morte de Jesus, calcula que ele nasceu no início do outono do ano 2”.

“Os meses de abril e setembro também são especulados, mas como ficou muito bem esclarecido aqui, são apenas especulações”.


Entretanto, o site uol.com.br é mais cético ao dizê-lo. Citando alguns pesquisadores, o site diz:

“O historiador Júlio Cesar, mestre em Ciências da Religião e pesquisador do cristianismo primitivo da PUC-SP, diz que tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C.”

“O teólogo americano John Dominic Crossan e o arqueólogo israelense Aviram Oshri dizem haver indicações de que ele teria nascido na Galileia, onde começou a pregar. O fato de ambos evangelhos situarem o nascimento em Belém é visto como uma tentativa de associar Jesus à profecia de Miqueias, segundo quem o messias esperado pelos judeus nasceria naquela cidade”.


Todavia, se Jesus não nasceu em 25 de dezembro, por que seu aniversário é comemorado neste dia? A revista Super Interessante nos dá uma explicação:

“Uma das hipóteses com maior número de defensores entre os estudiosos do tema sugere que, em algum momento do século 4, a Igreja fixou a comemoração no dia 25 de dezembro com a intenção de suplantar o antigo – e muito popular – festival pagão do Sol Invicto, que ocorria mais ou menos na mesma época do ano e era pretexto para comilanças homéricas. A festa comemorava o solstício de inverno (dia mais curto do ano). No hemisfério Norte, ele normalmente ocorre por volta do dia 22 de dezembro (21 de julho no hemisfério Sul)”.

“Mesmo naquela época, comemorar o solstício não era nenhuma novidade. Essa data sempre foi simbolicamente associada ao nascimento e renascimento. Babilônios, persas, egípcios, gregos, romanos… Todos esses povos criaram suas próprias homenagens ao deus Sol. ‘Para não entrar em conflito com essas tradições milenares, a Igreja decidiu fixar a celebração do nascimento de Jesus na mesma época do ano, fim de dezembro’, diz Gabriele Cornelli, professor de filosofia antiga da UnB”.


O site jw.org explica que a data 25 de dezembro foi escolhida pela Igreja para suplantar uma famosa e popular festa pagã. A Encyclopedia Britannica diz:

“Uma explicação amplamente difundida sobre a origem dessa data é que o dia 25 de dezembro surgiu em decorrência da cristianização do dies solis invicti nati (o dia do nascimento do Sol invicto). Esse dia era um feriado popular no Império Romano que celebrava o solstício de inverno, simbolizando o retorno do Sol, o fim do inverno e a proclamação do renascimento da primavera e do verão”.

Semelhantemente, a Encyclopedia Americana diz:

“‘A saturnal romana (uma festa em honra a Saturno, o deus da agricultura, e ao renovado poder do Sol) também era realizada nessa época’. Nessas festividades, os participantes geralmente se comportavam de modo imoral e descontrolado”.



Concluindo, podemos apontar as seguintes teorias:

  • Conforme muitos estudiosos acreditam, Jesus Cristo não nasceu no inverno;
  • Segundo o teólogo Ron Allen, Jesus teria nascido entre setembro ou março do ano 5 a.C.;
  • Segundo a astronomia chinesa, Jesus teria nascido em março de 5 a.C.;
  • Flávio Josefo, comparando a data do eclipse lunar durante a Páscoa com o ano da morte de Herodes, Jesus teria nascido também em março de 5 a.C.
  • Na teoria da contagem regressiva à morte de Cristo, calcula-se que Ele nasceu em outubro do ano 2 d.C.
  • O historiador Júlio Cesar o situa entre 6 e 4 a.C., obscurecendo ainda mais a questão.

Como visto acima, é muito difícil apontar precisamente a data de nascimento do Senhor Jesus, mas todos nós – no fundo – sabemos quando é que Cristo nasceu: no dia em que o aceitamos em nossos corações.

Se você ainda não o aceitou, não perca mais tempo. Aceite-o e convide-o a fazer parte da sua vida agora mesmo. Arrependa-se dos seus pecados, confesse-o publicamente e batize-se nas águas, passando assim a viver de acordo com o que Deus tem planejado para sua vida!

Desta maneira, saberemos responder quando que, de fato, foi o nascimento do nosso Senhor Jesus. No dia da nossa conversão!



- Eduardo Redux


  

sábado, 16 de junho de 2018

As Mulheres na Bíblia - Parte 7 - Raabe



Para melhor compreender a história de Raabe, recomendo que leiam minhas postagens sobre o que é a Prostituição segundo a Bíblia:



Raabe, a mulher pecadora que se tornou fiel e temente ao Senhor. Primeiramente, vamos aprender o que significa seu nome. O site dicionariodenomesproprios.com.br nos revela seu significado:

“Raabe: Significa ‘grande pela fé’, ‘mulher cuja fé é abundante’”.

“Embora não seja possível indicar com exatidão o étimo do nome Raabe, trata-se de um nome bíblico, portanto sua origem é hebraica. Surge do hebraico Rahav, o qual, segundo estudiosos da onomástica, significa ‘abundante, amplo’”.

“Raabe é mencionada na Bíblia como uma prostituta de Jericó. Por extensão ao sentido que lhe é dado na Escritura Sagrada, o nome significa ‘grande pela fé’, ‘mulher cuja fé é abundante’.


Sua fascinante história começa no livro de Josué, no capítulo 2:

1. E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.

Quanto à casa de Raabe, a Bíblia de Estudo Plenitude diz:

“A casa de Raabe era um lugar perfeito para os espiões ficarem, devido ao fluxo constante de tráfico. Como se tratava de uma casa pública, era comum as pessoas irem e virem. Deus os tinha guiado soberanamente à única pessoa de Jericó que cria nele”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 2.1, pág. 222.

Há uma controvérsia ao chamar Raabe de prostituta. A palavra hebraica é zohnáh e pode ser infiel, adúltera e até mesmo idólatra, além da literal prostituta. Inclusive há a ideia de que Raabe não era uma prostituta comum e sim uma prostituta cultual.

Nos rituais pagãos de adoração, imoralidades e orgias eram práticas comuns. Entretanto, essas mulheres recebiam pagamento de seus parceiros, tendo o dinheiro convertido à manutenção dos templos. A prostituição cultual era muito comum em Canaã, e a prática atravessou séculos – se não milênios – na história do mundo antigo.

O apóstolo Paulo encontrou muitas dessas mulheres em Corinto, que se prostituíam em rituais à deusa Afrodite. Paulo pregou para elas, assim como aos homens que com elas se relacionavam, exortando-os à conversão e ao arrependimento (At 18:11).   


O rei de Jericó soube que Raabe tinha recebido dois homens estrangeiros, mas ao invés de entrega-los, ela os escondeu.

6. Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.

Eirado tem vários significados. Em algumas ocasiões pode significar um terreno duro e liso onde se secam os cereais. No caso de Raabe, era um lugar descoberto sobre a casa como um terraço. Popularmente nós conhecemos isto como uma área de laje descoberta.


Voltando-se aos homens, a mulher abre seu coração, se atemorizando em espírito e reconhecendo o poder de Deus. Ela ainda se humilha ao confessar que o Deus dos israelitas era maior do que os deuses dela, da qual ela, sua nação e sua família serviam.

11. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

Devido a esta suprema confissão de fé, ela suplica aos espias dizendo:

12. Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13. De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.

Josué 2:1-13

Com a demonstração de fé rara até no arraial de Israel, os homens assentem em poupar a mulher e sua família. Firmado o pacto, eles vão embora descendo por uma corda na janela, pois Raabe morava no alto da muralha que rodeava a cidade.

No dia da conquista, o sinal de que Raabe deveria usar era um fio de cordão escarlata (Js 2:18). Ao pendurá-lo em sua janela, os israelitas o reconheceriam e poupariam sua casa da vindoura destruição. E assim ela fez.

Quanto ao cordão de fio de escarlata, a Bíblia Plenitude diz:

“O cordão de fio de escarlata permitiria que o exército de Israel identificasse a casa de Raabe e poupasse todos em seu interior. O cordão simboliza a obra redentora de Cristo, que salva a todos nós”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 2.18, pág. 223.


Avançando ao capítulo 6, diz a Palavra que o próprio Senhor planejou como Josué iria destruir a Jericó. A partir do versículo 1 diz:

1. Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

Quanto ao tamanho dos muros de Jericó, a Bíblia Plenitude diz:

“Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo. Os muros dessa cidade fortalecida englobavam apenas 3 hectares; portanto, grande parte de seu povo vivia nas redondezas. Eles se recolheram dentro dos muros, não desejando lutar contra Israel por causa do medo”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 6.1-2, pág. 225.


3. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

Josué age conforme as palavras do Senhor. Chegado o sétimo dia, Josué diz:

16. E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
17. Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

De maneira simplificada, anátema quer dizer “maldito, ou considerado aquele que está fora da Igreja”. Mas no contexto do Antigo Testamento, provém da palavra hebraica “herem”, significando “aquilo que o ser humano consagra a Deus”, podendo ser uma oferta ou um castigo.

O povo gritou e imediatamente o muro da cidade caiu, desprotegendo-a. Em seguida, os guerreiros israelitas a invadem, tomando-a. O versículo 21 diz:

21. E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.

Pode parecer chocante esta grande carnificina empreendida pelos israelitas à mando do próprio Senhor, mas para quem quiser entender por que Ele ordenou o extermínio do povo canaanita deixarei o link do motivo a seguir:


Lembrando-se de Raabe, Josué é fiel e honra seu pacto com os espias, ordenando que a retirem, juntamente de sua família, daquela cidade em ruínas. 

22. Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23. Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.

Assim toda a cidade de Jericó é arrasada e destruída. A Igreja Católica relembra este impressionante evento até aos dias de hoje, na festa de mesmo nome, o famoso Cerco de Jericó.


Porém a temente Raabe foi devidamente poupada, pois havia confessado e declarado sua fé no Senhor.

25. Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

Josué 6:1-25

A salvação de Raabe é um esplêndido exemplo de que a Palavra de Deus é real e eterna. O mesmo aconteceu com o carcereiro de Paulo e Silas, quase dois milênios depois. O carcereiro intenta tirar sua própria vida, mas os missionários lhe interrompem e lhe dizem: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16:31). Em seguida foram batizados ele e sua casa, banqueteando com grande alegria.

O mesmo pode acontecer em nossos dias!

Mas, sem dúvida nenhuma, a maior bênção de Raabe foi estar na genealogia do próprio Jesus! Casando-se com Salmom, ela gera um filho de nome Boaz, ambos ancestrais diretos do rei Davi. 

21. E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
22. E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.


Rute 4:21,22

Além disso, ela é uma das quatro mulheres citadas na genealogia de Jesus.

5. E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6. E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.


Mateus 1:5,6

Concluindo, podemos aprender que:

  • Não importa o seu passado, mesmo uma prostituta pode alcançar a Salvação (Mt 21:31);
  • O reconhecimento, a confissão e a declaração de fé tocam o coração de Deus (Js 2:9-11);
  • Uma vez perdoados, não devemos voltar a pecar (Mt 8:11);
  • Nossa conversão a Cristo salva não apenas a nós mesmos, mas aos nossos familiares também (At 16:31);
  • Deus nos põe em elevados lugares de honra, a exemplo de Raabe, que teve seu sangue na genealogia de Jesus (Rt 4:21-22; Mt 1:5-6).
 
De pecadora à serva do Deus vivo, que o exemplo de Raabe inspire aqueles que se encontram em pecado à salvação pela fé em Jesus Cristo! 


- Eduardo Redux



O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...