segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Como Viver a Vida?




No dia 2 de dezembro de 2003 a banda americana Audioslave lançava seu terceiro single chamado “Show me how to live”. A seguir a letra original e a tradução.

Show Me How To Live

Mostre-me Como Viver



And with the early dawns

E com o amanhecer caindo
Moving right along

Rumo ao certo
I couldn't buy an eye full of sleep

Não pude comprar uma noite de sono
And in the aching night, under satellites

E nas noites angustiantes, sob satélites
I was not received

Eu não fui recebido



Built with stolen parts

Construído com partes roubadas
A telephone in my heart

Um telefone no meu coração
Someone get me a priest

Alguém traga-me um sacerdote
To put my mind to bed

Para colocar minha mente na cama
This ringing in my head

Esse toque em minha cabeça
Is this a cure or is this a disease?

Isso é uma cura ou uma doença?



Nails in my hands

Pregos em minhas mãos
From my creator

Do meu criador
You gave me life

Você me deu uma vida
Now show me how to live

Agora mostre-me como viver
Nails in my hands

Pregos em minhas mãos
From my creator

Do meu criador
You gave me life

Você me deu uma vida
Now show me how to live

Agora mostre-me como viver



And in the after birth

E depois do nascimento
On the quiet earth

Na silenciosa Terra
Let the stains remind you

Deixe as manchas lembrarem você
You thought you made a man

Você pensou que havia feito um homem
You better think again

É melhor pensar de novo
Before my role defines you

Antes que meu papel defina você



Nails in my hands

Pregos em minhas mãos
From my creator

Do meu criador
You gave me life

Você me deu uma vida
Now show me how to live

Agora mostre-me como viver
Nails in my hands

Pregos em minhas mãos
From my creator

Do meu criador
You gave me life

Você me deu uma vida
Now show me how to live

Agora mostre-me como viver



And in your waiting hands

E nas suas mãos pacientes
I will land

Eu pousarei
And roll out of my skin

E escaparei da minha própria pele
And in your finals hours I will stand

E nas suas horas finais, eu estarei



Ready to begin

Pronto para começar
Ready to begin

Pronto para começar
Ready to begin

Pronto para começar
Ready to begin

Pronto para começar



Nails in my hands

Pregos em minhas mãos
From my creator

Do meu criador
You gave me life

Você me deu uma vida
Now show me how to live

Agora mostre-me como viver
Nails in my hands

Pregos em minhas mãos
From my creator

Do meu criador
You gave me life

Você me deu uma vida
Now show me how to live

Agora mostre-me como viver



Show me how to live

Mostre-me como viver
Show me how to live

Mostre-me como viver
Show me how to live

Mostre-me como viver
Show me how to live

Mostre-me como viver

Fonte: https://www.letras.mus.br/audioslave/66888/traducao.html

Escrita por Chris Cornell (letra) e composta pelos demais membros da banda (música), a canção traz uma clara mensagem, que aparece em forma de apelo, quando diz: me mostre como viver.

Aparecendo em sujeito oculto, não fica claro com quem o vocalista, o sr. Chris Cornell, está falando. Mas, analisando a passagem a seguir, constata-se que ele estava falando com Deus.

“Pregos em minha mão (Jesus) do meu criador (Deus). Você me deu a vida (vinda ao mundo), agora me mostre como viver (o Caminho)”. 

Ora, no mundo existe um incontável número de religiões, todas com seu próprio credo e dogmas, então se o sr. Cornell estava carente de direção e instrução, ele poderia escolher entre cada uma destas. Mas, não era este o caso. Aparentemente o problema do sr. Cornell estava na acepção do Cristianismo, como mostra em sua música Jesus Christ Pose (1991).

Supondo que seu problema estivesse na religião cristã, a Bíblia Sagrada nos dá inúmeros exemplos de como viver a vida, ou nas palavras do próprio Chris Cornell, “show me how to live”.

Na Bíblia existem tanto os Dez Mandamentos quanto os Evangelhos de Cristo, além da posterior doutrinação apostólica. Os Dez Mandamentos, por exemplo, aparecem duas vezes no Antigo Testamento (no livro de Êxodo e em Deuteronômio). A seguir sua passagem encontrada primeiramente no livro de Êxodo:

2. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3. Não terás outros deuses diante de mim.
4. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
12. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13. Não matarás.
14. Não adulterarás.
15. Não furtarás.
16. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:2-17

E em Deuteronômio 5:6-21 novamente os encontramos, reforçando a aliança do Senhor. A seguir um link do site abiblia.org com excelentes definições sobre os Dez Mandamentos:


Também Jesus Cristo os reiterou (de maneira resumida) na famosa passagem do Jovem Rico no Evangelho de Mateus. A passagem diz:

16. E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17. E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19. Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 19:16-19


Além dos mandamentos, a Bíblia também nos dá a solução para problemas específicos, como constam a seguir:

  • Casamento

3. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
4. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

1 Coríntios 7:3-4

22. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26. Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

Efésios 5:22-28

  • Divórcio

16. Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o divórcio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
Malaquias 2:16

31. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31-32

  • Criação dos filhos

1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Efésios 6:1-4

  • Relações trabalhistas

5. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
6. Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
7. Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
8. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
9. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
Efésios 6:5-9

  • Racismo, xenofobia e acepção de pessoas

34. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
35. Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
Atos 10:34-35

9. Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
10. Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
11. Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Romanos 2:9-11

8. Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
9. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
Tiago 2:8-9

  • Ganância

10. Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
Eclesiastes 5:10

9. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.
1 Timóteo 6:9-10

  • Ira

38. Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40. E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41. E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Mateus 5:38-41

26. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4:26

12. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12

  • Ansiedade

31. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32. Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:31-34

  • Angústia

4. Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitarem.
5. Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia.
6. E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
Salmos 107:4-6

  • Amizades

1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:1

11. Mas agora estou escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
1 Coríntios 5:11

  • Comportamento

16. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
24. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:16-26

E a tantos outros problemas que encontramos pela vida, a vida nos dá respostas. Porque isto é a Bíblia, um manual de instruções dado por Deus para vivermos neste mundo.


Quanto ao sr. Chris Cornell, uma tragédia aconteceu. Seu corpo foi encontrado no banheiro do hotel onde estava hospedado em Detroit, supostamente morto por suicídio. A matéria na G1 diz:

“Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e do Audioslave, morreu nesta quarta-feira (17) à noite aos 52 anos, em Detroit. Médicos legistas confirmaram a causa da morte como suicídio por enforcamento”. 

“O assessor do cantor, Brian Bumbery, resumiu que a morte de Cornell foi ‘súbita e inesperada’. Segundo a imprensa americana, a mulher de Cornell teria ligado para um amigo da família para ver como o cantor estava. Ele arrombou a porta do quarto do hotel e encontrou o corpo de Chris no banheiro, onde se enforcou.

Em uma matéria no site rollingstone.uol.com.br, sua esposa dá a seguinte declaração:

“Após a divulgação da autópsia e do relatório toxicológico, a viúva de Cornell, Vicky, enviou um comunicado à Rolling Stone”.

“Muitos de nós que conheceram bem o Chris percebemos que ele não estava sendo ele mesmo nas últimas horas e que algo estava ausente. Nós aprendemos com o relatório que diversas substâncias foram encontradas no sistema dele. Depois de muitos anos de sobriedade, este momento de julgamento terrível parece ter completamente prejudicado o estado de espírito dele”, escreveu ela.

“Algo claramente deu terrivelmente errado, e minhas crianças e eu estamos despedaçados e estamos devastados, que este momento nunca vai voltar. Nós apreciamos muito o amor que temos recebido durante este período extremamente difícil e estamos dedicados a ajudar outras pessoas a prevenir este tipo de tragédia”.

Fui um grande fã do Chris Cornell durante toda minha adolescência e vida adulta (inclusive ouvia suas músicas enquanto escrevia este texto), e foi uma sensação muito horrível saber de sua trágica morte. Mas, ao ouvir a música citada acima, é imprudência achar que além de questionar, Chris Cornell também rejeitou a Palavra de Deus?

Com esta dúvida, muitas perguntas surgiram em minha mente. Estaria ele vivo se tivesse aceitado a Cristo? Teria ele rejeitado sua Palavra ao se deparar com a Bíblia? Teria ele dado parte à blasfêmia com a música Jesus Christ Pose? A música “Show me how to live” foi, na verdade, uma expressão de rejeição às Sagradas Escrituras?

Não teremos estas respostas, infelizmente. Mas deixo este texto para que, assim como o sr. Cornell, todo aquele que perguntar à Deus “me mostre como viver”, reconheçam, aprendam e se arrependam com a resposta de Jesus Cristo, quando amorosamente disse: 

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Descanse em paz, Chris (20 de julho de 1964 - 18 de maio de 2017).



- Eduardo Domingues



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...