terça-feira, 13 de março de 2018

A Terra Prometida - Parte 10 - O Reino de Judá



 

Conforme visto no último texto, o reino de Israel surgiu apenas após a coroação de Jeroboão ao trono, reinando este sobre as dez tribos do norte (1 Rs 12:20). Mas e quanto ao reino meridional de Judá? Como foi a história deste fascinante reino?   

Semelhante à história do reino de Israel, Judá também teve muitos reis idólatras e pecadores, mas diferente de seu irmão do norte, alguns foram bons monarcas que obedeceram e foram retos aos olhos do Senhor.

Roboão, o primeiro rei após a divisão do reino, reinou dezessete anos em Jerusalém. Infelizmente, ele não obedeceu aos mandamentos e estatutos do Senhor e por isso teve seus tesouros levados por Sisaque, rei do Egito.   

21. E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.
22. E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que todos os seus pais fizeram.
23. Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens de Aserá sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde.

1 Reis 14:21-23

E no versículo 25, subiu contra Judá o rei do Egito:

25. Ora, sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém,
26. E tomou os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e levou tudo. Também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito.
1 Reis 14:25-26

Este saque, entretanto, foi considerado no livro de Crônicas um castigo divino.

5. Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque.
6. Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O Senhor é justo.
7. Vendo, pois, o Senhor que se humilhavam, veio a palavra do Senhor a Semaías, dizendo: Humilharam-se, não os destruirei; antes em breve lhes darei algum socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por mão de Sisaque.
8. Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra.
2 Crônicas 12:5-8

Esta passagem por si só é uma maravilhosa lição divina sobre nós, cristãos. Que diferença há entre servir a Deus e ao pecado? Com o gosto amargo da humilhação e derrota, Roboão e sua corte puderam dizer.

 
Abías, filho de Roboão, também comete os mesmos pecados de seu pai (1 Rs 15:3). Porém, durante seu reinado, empreende uma incrível vitória sobre o exército de Jeroboão (2 Cr 13). Não sei dizer se foi o plano de Deus manter o reino dividido, mas acredito que se Abías não tivesse morrido (por motivo não descrito na Bíblia), ele teria reunificado o reino.

Asa, seu filho e sucessor, foi um bom rei segundo a Bíblia. De tão devoto aos estatutos do Senhor, inclusive sua mãe o rei removeu da corte para que ela não reinasse ao seu lado.

13. E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Aserá; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.
14. Os altos, porém, não foram tirados; todavia foi o coração de Asa reto para com o Senhor todos os seus dias.

1 Reis 15:13-14

Quanto a este fato, a Bíblia de Estudo Plenitude diz:

“Asa, o terceiro rei de Judá, foi um agradável contraste. Dos vinte regentes que reinaram no Sul, Asa foi o primeiro do reduzido número de oito bons governantes. Asa foi um reformador e promoveu uma limpeza da idolatria no seu território (v.12). Embora o Livro dos Reis diga que o coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor (v.14), Crônicas explica que, nos seus últimos dias, ele se afastou da sua total lealdade a Deus (2 Cr 16)”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 15.9-24, pág. 365.

No reinado de Jeosafá, filho de Asa, há um interessante fato. O rei de Judá faz aliança com o infame Acabe, o pecaminoso rei de Israel. Juntos eles pretendiam guerrear contra os sírios e retomar Gileade, uma cidade conquistada pela Síria, mas pertencente à Israel. Confirmada a aliança, Jeosafá faz um pedido:

5. Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor.
6. Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
7. Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
8. Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
1 Reis 22:5-8

Chegando o profeta, a princípio ele é favorável ao rei de Israel, mas a palavra não terminaria bem.

17. Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
18. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?
1 Reis 22:17-18


A profecia acabaria mal ao profeta, encerrado no cárcere em Amom, mas muito pior ao rei Acabe, morrendo nesta mesma batalha atingido por uma flecha. Quanto ao rei Jeosafá, o livro de Crônicas é mais detalhado quanto aos seus grandes feitos.

3. E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.
4. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
5. E o Senhor confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância.
6. E exaltou-se o seu coração nos caminhos do Senhor e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.
2 Crônicas 17:3-6

Deus foi fiel à sua promessa, pois honrou àquele que primeiramente o honrou. O versículo 10 diz:

10. E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá.
11. E alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá, e prata como tributo; também os árabes lhe trouxeram gado miúdo; sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes.
12. Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá.
13. E teve muitas obras nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém.

2 Crônicas 17:10-13

Esta é outra lição a nós, cristãos. Obedecer aos estatutos e mandamentos do Senhor nos trará grande honra, como o Senhor honrou a Jeosafá.

No reinado de seu filho, Jeorão, a situação de Judá novamente se deterioraria. O novo rei se casa com a filha de Acabe, trazendo para o reino as práticas idólatras de seu pai e de Jezabel, sua mãe.

18. E andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor.
2 Reis 8:18

Jeorão passa por situação conturbada no reino. Devido aos seus pecados, Judá perde o reino tributário de Edom. Os edomitas se rebelam e os israelitas perdem o controle sobre eles para sempre.  


Acazias, seu filho, reina em seu lugar, mas por pouco tempo. Ao invés de recuperar o reino obedecendo ao Senhor, ele decide andar nos caminhos pecaminosos de seus pais.

26. Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel.
27. E andou no caminho da casa de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque era genro da casa de Acabe.

2 Reis 8:26-27
  
O rei Acazias morreria nas mãos de Jeú, durante uma violenta insurreição no reino de Israel (2 Rs 9:27). Isto gerou um golpe de Estado ainda maior, com a mãe de Acazias exterminando todos os nobres, incluindo os da sua família, para tomar o poder.

1. Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real.
2 Reis 11:1
  
Foi necessário que a irmã de Acazias escondesse Joás, o herdeiro do trono, para que, no momento oportuno, o coroasse rei. Mas nem assim Atalia, a usurpadora do trono, foi leal ao novo rei, pois irou-se e protestou na frente de todo o povo de Jerusalém.

13. E Atalia, ouvindo a voz dos da guarda e do povo, foi ter com o povo, na casa do Senhor.
14. E olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, conforme o costume, e os príncipes e os trombeteiros junto ao rei, e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas; então Atalia rasgou as suas vestes, e clamou: Traição! Traição!
2 Reis 11:13-14

Apesar de seus protestos, Atalia seria arrastada à força pelas ruas da cidade e morta na entrada dos cavalos, no palácio do rei.

 
Joás, o verdadeiro herdeiro, tinha apenas sete anos quando começou a reinar e foi um bom rei aos olhos do Senhor. Tendo o sacerdote Jeoiada como amigo e mentor, seu reinado se resumiu em restaurar o Templo de Jerusalém e a livrar a cidade da mão dos sírios (2 Rs 12:18). O rei morre em avançada idade, com cento e trinta anos (2 Cr 24:15), vítima de uma conspiração (2 Rs 12:20-21).

Amazias, inicialmente, fez o que era correto aos olhos do Senhor mas, ensoberbecido após uma vitória sobre os edomitas (2 Rs 14:7), desafiou imprudentemente o rei de Israel, Jeoás, e acabou derrotado. Jerusalém teve parte de seu muro derrubado, os tesouros do templo e do palácio roubados e alguns reféns levados para Samaria. A vida de Amazias terminou na cidade de Láquis, sendo vítima – como seu pai – de uma conspiração (2 Rs 14:19).    

Azarias (ou Uzias, dependendo da tradução bíblica), foi um bom rei, expandindo o exército e o reino, mas a soberba se exaltou em seu coração, pecando gravemente contra o Senhor.

16. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
17. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do Senhor, homens valentes.
18. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus.
19. Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso.
20. Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira.
21. Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do Senhor. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra.
2 Crônicas 26:16-21


Jotão, filho de Uzias, foi um bom rei, mas seu filho e sucessor, Acaz, não foi correto como o pai. Este fez o ato mais abominável perante Deus, sacrificando seu próprio filho a Moloque.

3. Porque andou no caminho dos reis de Israel, e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
2 Reis 16:3


Acaz, além de passar sua vida adorando a outros deuses e pecando contra o Senhor, ainda constrói um falso altar no templo, imitando um altar pagão visto em Damasco. O rei morreria anos mais tarde, após dezesseis anos de reinado.
 
A história de Ezequias e a partida de Judá para o cativeiro será contada no próximo texto.



Continua na Parte 11


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...