quinta-feira, 8 de março de 2018

A Terra Prometida - Parte 9 - O Reino de Israel



 

Após o rompimento entre o reinado de Roboão e as dez tribos do norte, o reino de Israel nasceu. Jeroboão, uma vez um antigo servo fiel de Salomão, se torna o primeiro rei, estabelecendo um reinado que teria nove dinastias.  

William Foxwell Albright, considerado o pai mundial da arqueologia bíblica, estabeleceu a cronologia estimada dos reinados de Israel e Judá. Segundo suas pesquisas, o reinado de Salomão terminou em 931 a.C., e igualmente nesta mesma data se iniciou o reinado de Jeroboão, conforme visto em 1 Reis 12:20.

A primeira capital de Israel foi Siquém, a mesma cidade onde foi coroado Roboão antes da revolta israelita. Mais tarde, a capital do reino seria transferida para Tirzá, supostamente pelo rei Baasa (1 Rs 15:33).

A seguir, a atual cidade de Siquém:


E o site arqueológico da cidade de Tirza:


O reino de Israel foi marcado pela idolatria, que desde o início permaneceu. Este pecado seria conhecido por “o pecado de Jeroboão”, o primeiro rei, e acompanhou a vida do reino até sua destruição.

Devido às construções dos templos idólatras, um profeta sem nome especificado pela Bíblia repreende a Jeroboão quanto ao seu pecado de idolatria (1 Rs 13). Em seguida outro profeta, de nome Aías, também profetiza contra seu reino, predizendo sua ruína. E duras foram as palavras de Aías, a seguir:

7. Vai, dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te pus por príncipe sobre o meu povo de Israel,
8. E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos,
9. Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;
10. Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
11. Quem morrer dos de Jeroboão, na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse.

1 Reis 14:7-11
       
Apesar da dura profecia, Jeroboão não seria morto por homem nenhum. Porém, toda sua casa, incluindo seus filhos e descendentes, seriam aniquilados nos tempos de Nadabe, seu filho e sucessor, vítima de uma conspiração tramada por Baasa, da tribo de Issacar (1 Rs 15:27-30).  

Ironicamente, mas não surpreendentemente, Baasa também teria sua descendência morta em uma conspiração. O novo rei havia praticado os mesmos pecados idólatras de Jeroboão, tendo o seu filho Elá o mesmo fim de Nadabe (1 Rs 16:13).

Anos mais tarde, o rei Onrí funda a famosa cidade de Samaria, muito conhecida pelos estudantes da Bíblia. Desta maneira, a capital do reino é transferida pela segunda vez.

23. No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos.
24. E de Semer comprou o monte de Samaria por dois talentos de prata, e edificou nele; e chamou a cidade que edificou Samaria, do nome de Semer, dono do monte.

1 Reis 16:23,24

A Bíblia de Estudo Plenitude tem uma interessante nota a respeito desta fascinante cidade:

“A realização mais notável de Onrí foi a construção da nova capital, Samaria. Siquém foi a capital das 10 tribos do Norte durante um curto espaço de tempo (12:25). Então, Jeroboão a mudou para Tirza (14:17), onde permaneceu até que Onrí a mudasse para Samaria. A localização de Samaria a tornava quase inatacável. Resistiu a ataques violentos (2 Rs 6:24-25), até que foi finalmente conquistada pelos assírios, em 722 a.C. (2 Rs 17). Samaria foi recolonizada por estrangeiros (2 Rs 17:24), que trouxeram consigo práticas idólatras. Os casamentos mistos desses estrangeiros com judeus nativos criaram uma raça mista conhecida como samaritana, a qual era odiada pelos judeus de sangue puro da época de Jesus (Jo 4:1-10)”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16:24, pág. 367.


É neste tempo que o pior de todos os reis de Israel sobe ao trono. Acabe, filho de Onrí, sucede a seu pai e se casa com Jezabel, uma mulher cananeia da terra de Sidom.      

30. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele.
31. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
32. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
33. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

1 Reis 16:30-33

Quanto a Jezabel, esta mulher é tão cruel e maligna que merece um texto só sobre ela. Apesar do reinado de Acabe, sua esposa Jezabel aparentava ser a principal autoridade do reino, ordenando por exemplo a morte de uma centena de homens pelo simples fato de serem profetas do Senhor (1 Rs 18:4). De maneira resumida, a Bíblia de Estudo Plenitude faz uma citação a respeito dela:

“Essa esposa era uma zelosa partidária do culto a Baal. Ao casar com Jezabel, Acabe acabou endossando esse culto imoral e idólatra”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 16.31, pág. 367.

Devido aos inúmeros pecados de Acabe e de sua esposa, é neste tempo que aparece aquele que, na minha opinião, foi o maior de todos os profetas no Antigo Testamento, o profeta Elias. Este profeta foi o responsável por uma das maiores obras e manifestações divinas na Terra Prometida desde o tempo de Josué.

Elias por várias vezes profetizou contra o reinado de Acabe, mas não estaria neste mundo durante a morte de Jezabel. Na Bíblia, Elias foi um dos dois homens arrebatados por Deus sem passar pela morte, juntamente com Enoque (Gn 5:24).

Alguns feitos notáveis de Elias foi profetizar sobre a grande seca em Samaria (1 Rs 17:1-7), multiplicar o azeite da viúva em Zarefate (1 Rs 17:14) e ressuscitar seu filho (1 Rs 17:17-24). Talvez, o maior de seus feitos foi a oração no Monte Carmelo, trazendo a chuva de volta à Israel.

36. Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

1 Reis 18:36-39

O rei Acabe morre na guerra contra os siros (1 Rs 22:34-38), mas Jezabel morreria só no tempo de Eliseu – sucessor de Elias – em Jizreel, lançada da janela de um palácio (2 Rs 9:30-37).

Jeú, um capitão do exército de Acabe, sobe ao trono através de uma violenta conspiração endossada por Deus (2 Rs 9). O capitão cumpre a ordem do Senhor, limpando a impureza de Israel exterminando a casa de Acabe e os servos de Baal. Porém, não foi totalmente cuidadoso em servir ao Senhor, do qual lhe deu o reino, ouvindo sua própria sentença a seguir:

28. E assim Jeú destruiu a Baal de Israel.
29. Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã.
30. Por isso disse o Senhor a Jeú: Porquanto bem agiste em fazer o que é reto aos meus olhos e, conforme tudo quanto eu tinha no meu coração, fizeste à casa de Acabe, teus filhos, até à quarta geração, se assentarão no trono de Israel.
31. Mas Jeú não teve cuidado de andar com todo o seu coração na lei do Senhor Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão, com que fez pecar a Israel.
32. Naqueles dias começou o Senhor a diminuir os termos de Israel; porque Hazael os feriu em todas as fronteiras de Israel.
33. Desde o Jordão até ao nascente do sol, a toda a terra de Gileade; os gaditas, os rubenitas e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, a saber, Gileade e Basã.

2 Reis 10:28-33


Avançando no tempo, Israel é invadida pelos poderosos exércitos da Assíria. Nos tempos do rei Oséias, os assírios cercam a Samaria por três anos, conquistando-a ao final do longo cerco e transportando sua população para as terras assírias do oriente.

3. Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oséias ficou sendo servo dele, e pagava-lhe tributos.
4. Porém o rei da Assíria achou em Oséias conspiração; porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava tributos ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.
5. Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.
6. No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos.

2 Reis 17:3-6

E este trágico juízo não sobreveio sobre Israel sem motivo. Em seguida, a Bíblia justifica detalhadamente por que Deus permitiu que este terrível mal ocorresse:

7. Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
8. E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.
9. E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.

Versículo 13:

13. E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
14. Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
15. E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.

No versículo 17 Deus expõe o terrível pecado de sacrificarem seus filhos ao deus Moloque:

17. Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.
18. Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.
19. Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.
20. Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.
21. Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado.
22. Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles;
23. Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.
2 Reis 17:7-23

Isto provocou mudanças sociopolíticas imensas no reino do Norte, onde o rei da Assíria renova a população de Israel trazendo gentes de seu império para habitá-lo. E assim nasce a raça e o culto misto dos samaritanos.

24. E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.
25. E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles.
26. Por isso falaram ao rei da Assíria, dizendo: A gente que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabe o costume do Deus da terra; assim mandou leões entre ela, e eis que a matam, porquanto não sabe o culto do Deus da terra.
27. Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra.
28. Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor.
29. Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava.
2 Reis 17:24-29


Estima-se que o reino setentrional de Israel tenha caído em 722 a.C., tendo como sua principal marca a idolatria, o “pecado de Jeroboão”. Talvez seu primeiro rei tenha sido o culpado por este terrível fim, mas após sua queda nasceria um outro povo, um povo misto étnico e religiosamente com os povos do oriente.

E assim nasceram aqueles que chamamos de samaritanos, um povo que vemos nos Evangelhos de Cristo e que, surpreendentemente, existem até os dias de hoje na atual Israel. Mas este será assunto para outro texto.   

A seguir uma tabela extraída e simplificada da página Wikipedia.

Data de Albright
Nome bíblico
Notas
Dinastia de Jeroboão
922-901
Jeroboão I

901-900
Nadabe
Assassinado
Dinastia de Baasa
900-877
Baasa

877-876
Elá
Assassinado
Dinastia de Zimri
876
Zimri
Suicidou-se
Dinastia de Omri
876-869
Omri

869-850
Acabe
Morto em batalha
850-849
Acazias
Morto após ferimentos causados por queda da sacada do palácio
849-842
Jorão
Assassinado
Dinastia de Jeú
842-815
Jeú

815-801
Joacaz

801-786
Joás

786-746
Jeroboão II

746
Zacarias
Assassinado
Dinastia de Salum
745
Salum
Assassinado
Dinastia de Menaém
745-738
Menaém

738-737
Pecaías
Assassinado
Dinastia de Menaém
737-732
Peca
Assassinado
732-722
Oséias
Deposto


Continua na Parte 10



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...