Esta série tem por objetivo mostrar algumas das mulheres mais corajosas, batalhadoras
e influentes na Bíblia. De que forma elas influenciaram na sociedade? Ao
analisarmos o contexto histórico da qual elas estavam inseridas, a Bíblia
relata que nem todas viviam em servidão aos seus homens e maridos. De fato, na
recente cultura hebraica (e posteriormente samaritana e judaica), as mulheres
viverem oprimidas por seus homens estava longe de ser regra.
Iniciando este estudo, conto a história de Débora, uma das juízas do
conturbado período pré-monárquico de Israel. Débora foi um verdadeiro exemplo
de fé, liderança e, evidentemente, empoderamento. Mas, primeiro temos que
entender do que se tratava o cargo de juiz.
Juízes eram os líderes
militares e civis de Israel. Naquele tempo, a Bíblia diz que “não havia rei
em Israel; cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (Jz 21:25). Desta
maneira, as tribos constantemente caiam em pecado, sofrendo penosos castigos e
sendo obrigadas a voltar de seus maus caminhos e clamar ao Senhor por
libertação. E assim surgiu Débora, a juíza, profetisa e esposa em Israel (Jz
4:4).
Débora vem da palavra hebraica Dheboráh, que significa abelha, mas também pode ser o anagrama dibberah, significando “ela falou”. Em
ambos os casos, Débora foi a abelha-rainha (juíza) que exortou Israel a ter fé
no Senhor (profetisa). Desta maneira, Débora não tinha apenas o cargo máximo
daquele período, mas era também profetisa, sendo assim uma mulher de dupla honra.
No tempo de Débora, Israel tornou a se desviar de Deus,
prevaricando a Lei (Torá) e adorando a outros deuses. Débora, porém, julgava o
povo segundo a lei de Moisés, ensinando debaixo de algumas palmeiras:
4. E Débora,
mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
Juízes 4:5
5. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
Juízes 4:5
O versículo 5 nos dá a entender que Débora era
efraimita, pois vivia nas montanhas de Efraim, uma região herdada aos
descendentes desta tribo no centro da Terra Prometida.
Por Israel ter pecado contra o Senhor, eles são castigados
com dura servidão sob um rei cananeu chamado Jabim. O rei vivia em Hazor e o
comandante de seu exército chamava-se Sísera, um homem mau que oprimia violentamente
os israelitas (Jz 4:2 e 3). Sísera exercia sua opressão com sua admirável máquina
de guerra: novecentos carros de ferro feitas para o combate.
Os israelitas clamam por libertação, então Débora manda
chamar a Baraque, comandante do exército israelita. A juíza lhe ordena que ele
leve dez mil homens ao monte Tabor, uma região estratégica no vale de Jizreel,
pois o Senhor o havia prometido que o daria a vida do cruel Sísera, comandante do
exército cananeu (Jz 4:6 e 7).
7. E atrairei a ti
para o ribeiro de Quisom, a Sísera,
capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o
darei na tua mão.
Juízes 4:7
Juízes 4:7
Baraque temeu, e isto lhe ocasionou outra profecia:
8. Então lhe disse
Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
9. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor entregará a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
Juízes 4:8-9
9. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor entregará a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
Juízes 4:8-9
Aqui há uma controvérsia por parte dos teólogos. Alguns dizem
que Baraque hesitou devido à impressionante frota de carros de Sísera. Outros dizem
que a presença da profetisa Débora era um símbolo de que o Senhor os
acompanhava à batalha. A Bíblia de Estudo diz:
“A hesitação de Baraque em partir para batalha sem
Débora mostrou uma falta de confiança
no Senhor. Em consequência, a honra da vitória sobre Sísera, conforme a palavra
profética de Débora, seria atribuída a uma mulher. No entanto, Baraque é
mencionado como um dos heróis da fé (Hb 11:32)”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 253, nota 4:8-9.
Entretanto, o site abiblia.org diz:
“Os leitores ficam muitas vezes incomodados pela relutância de Baraque em
não querer ir sem Débora, declarando que sua hesitação torna "menos
viril" ou macula a sua glória. Mas Baraque tem boas razões para estar
inseguro: Jabim, afinal, tem novecentos
carros! Além disso, os profetas desempenhar vários papéis em batalhas: eles
reúnem e inspiram as tropas, e também declaram o tempo correto, auspicioso para
começar. Os profetas são uma presença tão importante na batalha que Elias e
Eliseu são chamados de ‘carruagem e
cabalaria de Israel’”.
10. Então Baraque
convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele.
11. E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes.
Juízes 4:10-11
11. E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes.
Juízes 4:10-11
Aqui é necessário entender quem eram os queneus. A Bíblia de Estudo
Plenitude nos fornece uma resolução:
“Héber, o queneu, migrou para o Norte com sua esposa Jael, partindo do
Neguebe, a região Sul da Palestina, e tornou-se um aliado do rei Jabim (v. 17).
Por outro lado, Jael não compartilhava da fidelidade do seu marido. Quando ela
matou Sísera (vs. 21-22), Jael demonstrou a sua fidelidade à aliança dos
queneus com os israelitas, que
existia desde o tempo de Moisés. Hobabe é mais conhecido como Jetro (Ex 3:1)”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 253, nota 4:11.
13. E Sísera
convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que
estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom.
14. Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15. E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.
16. E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.
Juízes 4:13-16
14. Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15. E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.
16. E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.
Juízes 4:13-16
A vitória havia sido sobrenatural, pois Deus havia operado um milagre no
vale do ribeiro de Quisom. A seguir, a explicação:
“O ribeiro de Quisom corre pela planície de Esdraelom e pelo vale de
Jezreel. Com frequência, ele inunda boa parte do vale na estação das chuvas. Sísera
escolheu sabiamente essa área situada ao longo do rio, porque ele tinha condições
de mover livremente as suas carruagens. No entanto, o Senhor enviou uma tempestade e inundação que arrastaram
as forças de Sísera, sendo eles assim derrotados”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 252, nota 4:7.
17. Porém Sísera
fugiu a pé à tenda de Jael, mulher
de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de
Héber, queneu.
O comandante Sísera confiou que os queneus iriam honrar
sua aliança com o rei de Canaã. O que ele não contou era que Deus é quem ia adiante
da vitória de Israel.
18. E Jael saiu ao
encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele
entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.
19. Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
19. Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
Oferecer leite a um visitante era sinal de
hospitalidade.
20. E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.
21. Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.
Neste momento se cumpre a profecia de Débora, ao dizer
que a honra de matar Sísera não seria de Baraque, mas de uma mulher (v. 9).
22. E eis que, seguindo Baraque a
Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem
que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
23. Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.
24. E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã.
Juízes 4:17-24
23. Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.
24. E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã.
Juízes 4:17-24
E assim termina a batalha pela libertação de Israel, com uma milagrosa
vitória sobre os cananeus e seu rei.
Em seguida a Bíblia relata o cântico de Débora, e do comandante do
exército israelita, Baraque. Apesar de relatado a participação de Baraque, o cântico
é tradicionalmente atribuído apenas à Débora. A seguir, o cântico em forma
resumida:
6. Nos dias de
Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam
por veredas iam por caminhos tortuosos.
7. Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
7. Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
No versículo 7 fica claro que Débora não era apenas
juíza e profetisa, mas também uma mãe.
8. E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?
Adorar a outros deuses é abominação e provoca a ira do
Senhor, trazendo punição ao povo, como de fato aconteceu (Jz 4:2).
12. Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão.
13. Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o Senhor dominar sobre os poderosos.
A respeitável juíza recebe ainda mais poder, para que
julgasse sobre os nobres e poderosos em Israel.
14. De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a cana do escriba.
15. Também os principais de Issacar foram com Débora; e como Issacar, assim também Baraque, foi enviado a pé para o vale; nas divisões de Rúben foram grandes as resoluções do coração.
16. Por que ficaste tu entre os currais para ouvires os balidos dos rebanhos? Nas divisões de Rúben tiveram grandes esquadrinhações do coração.
17. Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías.
18. Zebulom é um povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo.
Ao ordenar que Baraque convocasse um exército, algumas
tribos desobedeceram a ordem. Débora abençoa as tribos que compareceram à
batalha (Efraim, Benjamim, Zebulom, Issacar e Naftali) e reprova aquelas que
faltaram ao dever (Rúben, Gade, Dã e Aser).
19. Vieram reis, pelejaram; então pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata.
20. Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.
Quanto a estes curiosos versículos, a Bíblia de Estudo
Plenitude diz:
“A expressão aqui não significa que as estrelas causaram
as chuvas, porém que o Senhor interveio nesta batalha ao enviar uma chuva torrencial. Em certos casos nas
Escrituras, ‘estrelas’ pode referir-se a mensageiros angelicais (por exemplo Jó
38:7)”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 254, nota 5:20.
21. O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Pisaste, ó minha alma, à força.
22. Então os cascos dos cavalos se despedaçaram; pelo galopar, o galopar dos seus valentes.
Os poderosos carros de ferro de Sísera, símbolo de seu
poder, foram arrastados e despedaçados pelo ribeiro, tornando-se inúteis.
24. Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas.
25. Água pediu ele, leite lhe deu ela; em prato de nobres lhe ofereceu manteiga.
26. À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao martelo dos trabalhadores a sua direita; e matou a Sísera, e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes.
27. Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido.
Este sangrento relato refere-se à morte de Sísera,
morrendo aos pés de Jael e, assim, libertando Israel.
28. A mãe de Sísera olhava pela janela, e exclamava pela grade: Por que tarda em vir o seu carro? Por que se demoram os ruídos dos seus carros?
29. As mais sábias das suas damas responderam; e até ela respondia a si mesma:
30. Porventura não achariam e repartiriam despojos? Uma ou duas moças a cada homem? Para Sísera despojos de estofos coloridos, despojos de estofos coloridos bordados; de estofos coloridos bordados de ambos os lados como despojo para os pescoços.
Talvez por instinto materno, Débora parece se importar
com a mãe de Sísera. Apesar da inimizade das nações beligerantes, ela ainda
conservava os sentimentos de mãe.
31. Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força.
Débora, no papel de profetisa, declara seu amor ao único
e verdadeiro Deus.
Juízes 5:6-31
Concluindo, Débora nos ensina que Deus honra aqueles que O horam, não importando
o gênero da pessoa, mas sim a obediência e amor ao Senhor. Que esta mulher seja
exemplo para as mulheres cristãs, e exemplo para os homens cristãos também, ao
reconhecerem o agir do Senhor nas mulheres, como Baraque reconheceu em Débora.
Assim como Débora, que Deus abençoe a todas as mulheres que servem ao
Senhor!
- Eduardo Redux
Texto incrível
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