terça-feira, 9 de outubro de 2018

As Mulheres na Bíblia - Parte 8 - Ana



Ana, a exemplar serva do Deus Vivo que por sua devoção se tornou a mãe de um dos maiores profetas da Bíblia, o profeta Samuel. Quem foi Ana e como ela conquistou este maravilhoso mérito?

Antes do estudo, segue o significado deste belo nome:

Ana: significa "graciosa" ou "cheia de graça".

"O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer 'graciosa', 'cheia de graça'".

“Há pelo menos três personagens bíblicas com este nome, onde duas delas se destacam. A primeira é mencionada no Velho Testamento como a mãe do profeta Samuel, conhecida por ter engravidado em idade muito avançada. A segunda aparece no Novo Testamento como uma profetisa que reconhece o menino Jesus como o Messias”.


No início do primeiro livro de Samuel conta sua história. Ali diz:

1. Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

Apesar do nome incomum, esta cidade era chamada apenas de Ramá. A Bíblia de Estudo Plenitude nos descreve melhor esta famosa cidade:

Ramataim-Zofim, que normalmente aparece como Ramá, está localizada a 10 km ao norte de Jerusalém, na região montanhosa. Foi o lugar de nascimento, residência e sepultamento de Samuel. Elcana... efraimita: os levitas era comumente associados à localização geográfica da tribo onde residiam. A presente linhagem tem a sua raiz em Levi; desse modo, Samuel procede de linha sacerdotal levítica”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 1.1, pág. 285. 

Surpreendentemente (como tudo na Bíblia), esta cidade existe até hoje.


2. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

Aqui é importante ressaltar duas coisas. Ana vivia em um casamento poligâmico, pois seu marido tinha duas esposas. A poligamia é hoje proibida no Novo Testamento, mas antigamente vigorava a lei de Levirato (Dt 25:5-10), onde um homem podia se casar com sua cunhada caso seu irmão morresse sem deixar filhos.

Não nos é informado se seu marido, Elcana, vivia nesta condição. A Bíblia de Estudo Plenitude, porém, afirma que era costume naquela época um homem se casar com um segunda esposa caso a primeira fosse estéril, mas não nos deixa referências legais mosaicas desta prática.

Outro ponto importante é que Ana era estéril. No Antigo Testamento, uma mulher que não podia ter filhos era vista como amaldiçoada por Deus, uma vez que Deus prometeu que na Terra Prometida não haveria mulher que sofresse aborto ou fosse estéril (Ex 23:26). 

3. Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

Por muito tempo (cerca de trezentos anos) o povo adorava ao Senhor em Siló, a cidade onde se encontrava o santo Tabernáculo, uma edificação de madeira e tecidos que precedia o famoso Templo de Jerusalém.


4. E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
5. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.

Em outras traduções parte excelente está como “porção dupla”. A Bíblia Plenitude aponta uma tradução de difícil interpretação, onde dá a entender que Elcana tratava Ana como se ela, de fato, tivesse um filho.

6. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
7. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
8. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

Elcana nos dá exemplo de um varão valoroso e admirável nesta passagem. Apesar da esterilidade da esposa, ele nos mostra como ser um bom marido, amando sua esposa na saúde ou na doença e seguindo fielmente o mandamento paulino, do qual o apóstolo diz:

19. Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.

Colossenses 3:18-19

A seguir, Ana se dirige ao tabernáculo e chora amargamente, fazendo um voto que mudaria o destino de todo o Israel.

11. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Talvez esta passagem pareça um pouco incomum, mas Ana falava do voto de nazireu (Nm 6:1-8), do qual era usado para separar alguém para Deus durante um período específico de tempo. Durante este tempo o cabelo não era cortado. Sansão participou deste voto (Jz 13:5).

Ao ver Ana orando, o sacerdote Eli a acusa de embriaguez. Ela, porém, se justifica dizendo estar sofrendo de profunda tribulação. Então o sacerdote lhe responde:

17. Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

Ao que parece, antigamente o sumo sacerdote tinha o poder e autoridade de conceder a bênção divina a alguém. Apesar de tomarmos posse da palavra dos pastores e ministros quando lançadas, hoje a bênção do sacerdote não é mais necessário, pois em João 14:13-14 Jesus disse:

13. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.


João 14:13,14

Ana volta para a casa e, no devido tempo, o Senhor lhe dá um filho.

20. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

No ano seguinte, a sábia mulher Ana não viola seu voto, ao invés ela revela seu intento ao marido:

22. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.

Mais uma vez Elcana se demonstra um admirável marido, pois este não desencoraja sua esposa, ao invés a apoia:

23. E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

Chegado o tempo certo, Ana pega seu filho e mais algumas ofertas e se dirige à Siló. Deparando-se com Eli, ela diz:

26. E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
27. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
28. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.


1 Samuel 1:1-28


É necessário apontar para um fato fundamental na atitude de Ana. Ela cumpriu seu voto ao Senhor. Muitas vezes, nós, os servos de Cristo, fazemos votos e irresponsavelmente o quebramos, trazendo por consequência a ira do Senhor sobre nós.

Na Bíblia existem algumas passagens que advertem aqueles que ousam quebrar os votos que fazem a Deus.

21. Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
22. Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti.
23. O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao Senhor teu Deus, declarando-o pela tua boca.


Deuteronômio 23:21-23

4. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
5. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.


Eclesiastes 5:4,5

E finalmente a lição a nós, cristãos, de como procedermos em relação ao voto:

33. Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
34. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35. Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.


Mateus 5:33-37

Deus se lembrará de quem não cumprir os votos em Seu nome, e o castigo será terrível. A Bíblia nos alerta quanto ao horripilante infortúnio de se cair nas mãos do Senhor. Na carta aos Hebreus diz:

31. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Hebreus 10:31

No capítulo 2, há o belíssimo cântico de Ana, onde encontramos mais excelentes lições para toda a Igreja (leitura opcional).

1. Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
2. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

No v. 2 ela testifica do poder de Deus usando a metáfora de uma rocha. É muito semelhante ao livro de Salmos, quando Davi disse:

1. Vinde, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação.

Salmos 95:1

3. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.

Aqui há outra valiosa lição e advertência aos soberbos de coração. Semelhantemente, no livro de Provérbios diz:

5. Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune.

Provérbios 16:5

4. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.

Ana adverte que todo homem que confia em sua própria força serão abatidos. Isto fica claro na famosa passagem de Jeremias, que diz:

5. Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

Jeremias 17:5

5. Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
6. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.

Jó falou algo semelhante em seu livro, quando seus filhos tragicamente morreram e ele bradou:

20. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
22. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.


Jó 1:20-22

7. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
8. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.

Desta vez Salomão diz algo parecido. É Deus quem enriquece o homem, como ele mesmo o foi e deu testemunho em sua pregação, a seguir:

19. E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

Eclesiastes 5:19

9. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.

Relacionando as passagens, faço aqui uma aproximação com o verso de Ana. Jesus diz que seus discípulos seriam imbatíveis na pregação do Evangelho, e creio que esta promessa dure até hoje.

19. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Lucas 10:19

10. Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

Esta é uma maravilhosa menção ao reino eterno do Cordeiro, escrita por Ana há mais de mil anos antes de Jesus vir ao mundo.

17. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


João 3:17,18

E então se encerra o cântico de Ana, cheia de revelações aos cristãos.


Ana ainda visitava a Samuel, voltando de ano em ano a Siló. Além de Ana, Eli ainda abençoa a seu marido, profetizando ainda mais filhos além de Samuel.

20. E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar.
21. Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.


1 Samuel 2:1-21

Vemos que Ana ainda teve mais cinco filhos após Samuel. Quão abençoada é a vida daquele que crê e cumpre seus votos ao Senhor!

Resumindo em tópicos, seguem algumas lições que podemos aprender com Ana:

  • Ana obedecia e permanecia fiel ao seu marido, apesar deste se casar com outra que lhe desse filhos (1 Sm 1:2);
  • Apesar das provocações, Ana não confrontou sua rival, não pondo sol à sua ira (Ef 4:26-27);
  • Ana permaneceu firme, não desfalecendo sua fé no Senhor (Hb 11:1);
  • O voto de Ana foi duro, mas ela foi devota e obedeceu fielmente (1 Sm 22-24);
  • Ela agradece a Deus pelo milagre alcançado (1 Sm 2:1-2);
  • Em seu cântico, Ana de certa forma doutrina os fiéis quanto ao poder e justiça de Deus (1 Sm 2:1-10);
  • E principalmente, Ana mostra que a fidelidade a Deus nos recompensa com muito mais do que pedimos ou pensamos (1 Sm 2:21).     


E assim aprendemos com Ana que, se formos fieis e obedientes, receberemos grandes e maravilhosas bênçãos do Senhor!



- Eduardo Redux




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...