O divórcio é pecado segundo a Bíblia? Esta é uma dúvida que
parece ser ignorada em nossa sociedade moderna, inclusive pelos cristãos. Entretanto,
há condições e exceções em que a Bíblia o permite?
A parte mais incisiva da Bíblia quanto ao divórcio encontra-se
no evangelho de Mateus. Os fariseus, com a intenção de flagrar Jesus em
blasfêmia, lhes perguntaram se era lícito repudiar (ou separa-se) de sua
mulher. Este os respondeu:
4. Não tendes lido que
aquele que os fez no princípio macho e
fêmea os fez,
5. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Mateus 19:4-6
5. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Mateus 19:4-6
Neste trecho, Jesus cita a primeira passagem bíblica onde
evidencia-se a fundação do casamento monogâmico. No capítulo 2 do livro de
Gênesis diz:
22. E da costela que o Senhor Deus tomou do
homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:22-24
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:22-24
Para quem quiser saber mais sobre a legitimidade do
casamento monogâmico, segue o link de minha postagem no meu blog:
Em seguida, os fariseus o perguntam:
7. Então, por que
mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Mateus 19:7
Apesar do ardil para prenderem Jesus, esta pergunta foi muito
pertinente. De fato, os fariseus citavam a passagem do livro de Deuteronômio,
escrito por Moisés no Antigo Testamento.
1. Quando um homem
tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus
olhos, por nela encontrar coisa indecente,
far-lhe-á uma carta de repúdio, e
lha dará na sua mão, e a despedirá
da sua casa.
Deuteronômio 24:1
Deuteronômio 24:1
Desta forma, todo o povo se encheu de dúvida, como muitos
cristãos se enchem hoje, quanto à validade do divórcio perante o Senhor. Mas Jesus,
em sua infinita sabedoria e conhecimento das Escrituras, novamente os responde,
dizendo:
8. Moisés, por causa
da dureza dos vossos corações, vos
permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
9. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Mateus 19:8-9
9. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Mateus 19:8-9
Aqui é necessário uma breve lição teológica quanto ao termo
fornicação (v. 9). Em algumas traduções é substituído por “prostituição”, “relações
sexuais ilícitas” ou “adultério”. A Bíblia de Estudo Plenitude, referenciando o
ensino sobre o adultério no capítulo 5 de Mateus, emite uma nota, a seguir:
“Os fariseus interpretaram os ensinamentos de Moisés sobre o
divórcio (Dt 24.1) como significando que um homem poderia divorciar-se de sua
esposa mediante qualquer motivo. Aqui,
Jesus opõe-se ao abuso deles, restringindo o divórcio aos fundamentos das relações sexuais ilícitas, uma expressão
que significa qualquer desvio dos padrões bíblicos claramente definidos para a
atividade sexual (por exemplo, homossexualidade, adultério, fornicação e
prostituição).
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 5.31-32, pag. 960.
Esta palavra no texto original (em grego do século 1) é πορνείᾳ , lendo-se porneia
, e tem significado idêntico ao citado na Bíblia de Estudo Plenitude. No site
biblehub.com é traduzida como fornicação, prostituição e idolatria.
Fonte da passagem bíblica em grego: https://biblehub.com/whdc/matthew/19.htm
Fonte da definição de porneia (em inglês): https://biblehub.com/greek/4202.htm
Em uma observação pessoal,
pude relacionar o porneia de Mt 19:9 com
uma prostituição não somente carnal, mas espiritual
segundo a Bíblia.
Para Deus, aqueles que abandonam a fé em seu nome e
entregam-se à idolatria, cometem adultério espiritual, prostituindo-se a outros
deuses. Isto fica evidente no livro de Êxodo, nas seguintes passagens:
14. Nunca adore nenhum outro deus, porque o
Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.
15. "Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
16. e escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também”.
Êxodo 34:14-16
15. "Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
16. e escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também”.
Êxodo 34:14-16
Ou no livro de Oséias quando Deus, falando através do profeta,
diz:
12. Eis que o meu povo
tem consultado ídolos de madeira, e de um pedaço de pau acreditam que recebem
respostas. Ora, um espírito de prostituição
os seduz; e eles, prostituindo-se, se afastam
e abandonam o seu Deus.
Oséias 4:12
Para quem quiser saber mais sobre a prostituição espiritual,
deixo os links de minhas postagens sobre este assunto no meu blog:
Link parte 1: http://despertarmetafisico.blogspot.com.br/2018/05/a-prostituicao-segundo-biblia-parte-1.html
Link parte 2: http://despertarmetafisico.blogspot.com/2018/06/a-prostituicao-segundo-biblia-parte.html
Todavia, é correto afirmar que a prostituição espiritual
valida o divórcio?
Paulo, em diversas passagens bíblicas, fala a respeito do
casamento. Em uma de suas passagens ele fala sobre o famoso “jugo desigual”. Na
segunda carta aos Coríntios ele diz:
14. Não vos prendais a
um jugo desigual com os infiéis;
porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz
com as trevas?
15. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:14-16
15. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:14-16
Portanto, não devemos nos unir com os infiéis, pois estes
nos farão pecar, induzindo-nos ao pecado muitas vezes ao da prostituição. Isto significa
que não devemos sequer cogitar casamento com eles, pois há o risco de nos
tornarmos igualmente idólatras.
Devemos conservar a nossa fé e salvação em Cristo.
Em sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo nos
esclarece mais profundamente este assunto. Primeiro ele reforça a ideia de não nos
divorciarmos, assim cumprindo o mandamento divino:
10. Todavia, aos
casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
1 Coríntios 7:10,11
11. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
1 Coríntios 7:10,11
Em seguida, nos aconselha a permanecermos com os nossos cônjuges,
independente destes se converterem ou não.
12. Mas aos outros
digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a abandone.
13. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não deixe o marido.
14. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7:12-14
13. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não deixe o marido.
14. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7:12-14
Mas se, por alguma razão, o cônjuge descrente vier a
separar-se, estamos livres para deixa-los ir, assim validando o divórcio.
15. Mas, se o
descrente se apartar, aparte-se;
porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus
chamou-nos para a paz.
16. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
1 Coríntios 7:15,16
16. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
1 Coríntios 7:15,16
Não é pecado o divórcio entre um fiel e um infiel, mas a
iniciativa deve vir do infiel sempre.
A Bíblia de Estudo Plenitude nos elucida melhor esta ideia:
“Aos mais: Essa seção trata do casamento entre um crente e
um descrente. Jesus não orientou sobre isso; então, Paulo deve responder com
sua autoridade apostólica. Os casamentos em que um dos parceiros se torna cristão
mais tarde são válidos e devem
permanecer intactos. Qualquer separação
dever ser iniciada pelo parceiro descrente”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 7:12-16, pag. 1187.
Há um complemento em outra nota, a seguir:
“Quando um descrente inicia um divórcio além do controle do
crente, o crente está livre do
relacionamento e não fica sujeito à
servidão de mantê-lo intacto. Paulo se cala em relação a um novo casamento em
uma situação como esta”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 7:15, pag. 1187.
Voltando ao evangelho de Mateus, os discípulos não ficam
nada contentes com o ensinamento.
10. Disseram-lhe seus
discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Mateus 19:10
Mateus 19:10
Jesus, porém, não se importa com seus descontentamentos. Na
verdade ele não dá a mínima. Em sua resposta ele diz:
11. Nem todos podem
receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus 19:11,12
12. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus 19:11,12
Continua na Parte Final.
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