quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O Divórcio é Pecado? - Parte 1



O divórcio é pecado segundo a Bíblia? Esta é uma dúvida que parece ser ignorada em nossa sociedade moderna, inclusive pelos cristãos. Entretanto, há condições e exceções em que a Bíblia o permite?

A parte mais incisiva da Bíblia quanto ao divórcio encontra-se no evangelho de Mateus. Os fariseus, com a intenção de flagrar Jesus em blasfêmia, lhes perguntaram se era lícito repudiar (ou separa-se) de sua mulher. Este os respondeu:

4. Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
5. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.


Mateus 19:4-6  

Neste trecho, Jesus cita a primeira passagem bíblica onde evidencia-se a fundação do casamento monogâmico. No capítulo 2 do livro de Gênesis diz:

22. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.


Gênesis 2:22-24

Para quem quiser saber mais sobre a legitimidade do casamento monogâmico, segue o link de minha postagem no meu blog:


Em seguida, os fariseus o perguntam:

7. Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Mateus 19:7

Apesar do ardil para prenderem Jesus, esta pergunta foi muito pertinente. De fato, os fariseus citavam a passagem do livro de Deuteronômio, escrito por Moisés no Antigo Testamento.

1. Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.

Deuteronômio 24:1

Desta forma, todo o povo se encheu de dúvida, como muitos cristãos se enchem hoje, quanto à validade do divórcio perante o Senhor. Mas Jesus, em sua infinita sabedoria e conhecimento das Escrituras, novamente os responde, dizendo:

8. Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
9. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.


Mateus 19:8-9

Aqui é necessário uma breve lição teológica quanto ao termo fornicação (v. 9). Em algumas traduções é substituído por “prostituição”, “relações sexuais ilícitas” ou “adultério”. A Bíblia de Estudo Plenitude, referenciando o ensino sobre o adultério no capítulo 5 de Mateus, emite uma nota, a seguir:

“Os fariseus interpretaram os ensinamentos de Moisés sobre o divórcio (Dt 24.1) como significando que um homem poderia divorciar-se de sua esposa mediante qualquer motivo. Aqui, Jesus opõe-se ao abuso deles, restringindo o divórcio aos fundamentos das relações sexuais ilícitas, uma expressão que significa qualquer desvio dos padrões bíblicos claramente definidos para a atividade sexual (por exemplo, homossexualidade, adultério, fornicação e prostituição).

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 5.31-32, pag. 960.

Esta palavra no texto original (em grego do século 1) é πορνεί , lendo-se porneia , e tem significado idêntico ao citado na Bíblia de Estudo Plenitude. No site biblehub.com é traduzida como fornicação, prostituição e idolatria.

Fonte da passagem bíblica em grego: https://biblehub.com/whdc/matthew/19.htm

Fonte da definição de porneia (em inglês): https://biblehub.com/greek/4202.htm
  

Em uma observação pessoal, pude relacionar o porneia de Mt 19:9 com uma prostituição não somente carnal, mas espiritual segundo a Bíblia.

Para Deus, aqueles que abandonam a fé em seu nome e entregam-se à idolatria, cometem adultério espiritual, prostituindo-se a outros deuses. Isto fica evidente no livro de Êxodo, nas seguintes passagens:

14. Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.
15. "Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
16. e escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também”.


Êxodo 34:14-16

Ou no livro de Oséias quando Deus, falando através do profeta, diz:

12. Eis que o meu povo tem consultado ídolos de madeira, e de um pedaço de pau acreditam que recebem respostas. Ora, um espírito de prostituição os seduz; e eles, prostituindo-se, se afastam e abandonam o seu Deus.   

Oséias 4:12

Para quem quiser saber mais sobre a prostituição espiritual, deixo os links de minhas postagens sobre este assunto no meu blog:



Todavia, é correto afirmar que a prostituição espiritual valida o divórcio?

Paulo, em diversas passagens bíblicas, fala a respeito do casamento. Em uma de suas passagens ele fala sobre o famoso “jugo desigual”. Na segunda carta aos Coríntios ele diz:

14. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.


2 Coríntios 6:14-16

Portanto, não devemos nos unir com os infiéis, pois estes nos farão pecar, induzindo-nos ao pecado muitas vezes ao da prostituição. Isto significa que não devemos sequer cogitar casamento com eles, pois há o risco de nos tornarmos igualmente idólatras.

Devemos conservar a nossa fé e salvação em Cristo.

Em sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo nos esclarece mais profundamente este assunto. Primeiro ele reforça a ideia de não nos divorciarmos, assim cumprindo o mandamento divino:

10. Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.


1 Coríntios 7:10,11

Em seguida, nos aconselha a permanecermos com os nossos cônjuges, independente destes se converterem ou não.

12. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a abandone.
13. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não deixe o marido.
14. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.


1 Coríntios 7:12-14

Mas se, por alguma razão, o cônjuge descrente vier a separar-se, estamos livres para deixa-los ir, assim validando o divórcio.

15. Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
16. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?


1 Coríntios 7:15,16


Não é pecado o divórcio entre um fiel e um infiel, mas a iniciativa deve vir do infiel sempre. A Bíblia de Estudo Plenitude nos elucida melhor esta ideia:

“Aos mais: Essa seção trata do casamento entre um crente e um descrente. Jesus não orientou sobre isso; então, Paulo deve responder com sua autoridade apostólica. Os casamentos em que um dos parceiros se torna cristão mais tarde são válidos e devem permanecer intactos. Qualquer separação dever ser iniciada pelo parceiro descrente”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 7:12-16, pag. 1187.

Há um complemento em outra nota, a seguir:

“Quando um descrente inicia um divórcio além do controle do crente, o crente está livre do relacionamento e não fica sujeito à servidão de mantê-lo intacto. Paulo se cala em relação a um novo casamento em uma situação como esta”.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, nota 7:15, pag. 1187.

Voltando ao evangelho de Mateus, os discípulos não ficam nada contentes com o ensinamento.

10. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

Mateus 19:10

Jesus, porém, não se importa com seus descontentamentos. Na verdade ele não dá a mínima. Em sua resposta ele diz:

11. Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.


Mateus 19:11,12



Continua na Parte Final.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...