domingo, 10 de setembro de 2017

Vale a Pena Ser Cristão?




Hoje em dia parece haver uma corrida para o sucesso profissional e financeiro. E nessa busca frenética de realização, muitos jovens acabam frustrados por não alcança-lo, caindo nos males da ansiedade e da depressão. Incluem-se aí os cristãos, que, estando sob a influência do mundo, acabam-se arrastados para o delírio do sucesso também.

Segundo a OMS, o Brasil é o país da América Latina que mais cresce nos casos de ansiedade e depressão. No Brasil, estima-se que 5,8% da população sofre de depressão, afetando um total de 11,5 milhões de brasileiros. Entre os anos de 2005 e 2015, houve um aumento de 14,9% nos casos de ansiedade no mundo. O Brasil teve o maior índice, afetando 9,3%, ou 18,6 milhões de pessoas.   
(Fonte: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-pais-que-mais-sofre-com-depressao-na-america-latina,70001676638)


Isto me evidenciou duas coisas:
  1. Ser bem-sucedido significa ter realização pessoal e profissional, sobretudo financeiro;
  2. O cristão, por ser cristão, tem a obrigação de ser uma pessoa de sucesso, pois a medida de seu sucesso estará baseada na medida da sua fé.

O que muitos não entendem é que ser cristão não significa a perseguição pelos bens materiais da Terra.

O que os ímpios e ateístas também não entendem é que ser cristão não significa ser um milionário, com contas bancárias riquíssimas e os bolsos cheios de dinheiro. Para estes, o único sinal de bênção vem do quanto você tem.

O rei Salomão, no livro de Eclesiastes, diz:

10. Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
Eclesiastes 5:10

No versículo 19, Salomão complementa:

19. E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
Eclesiastes 5:19

Em Deuteronômio, Moisés exorta o povo a nunca se esquecer de que Deus é o único e verdadeiro Abençoador:

18. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.
Deuteronômio 8:18

Então o que é ser cristão, já que acumular riqueza em si não é biblicamente sábio? Ser cristão é zelar pelo cumprimento da palavra de Cristo. É evangelizar, buscar, se santificar, se entregar, zelar por suas almas e principalmente ser um exemplo.

Na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses, praticamente o 5º capítulo inteiro trata-se da vida do verdadeiro cristão. Primeiro Paulo nos exorta a sermos sóbrios e vigilantes:

5. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
6. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;

Em seguida, fala sobre a armadura da fé e da salvação:

7. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
8. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;

Nos versículos 9 ao 11, Paulo nos relembra do sacrifício de Cristo e da promessa:

9. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
10. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.
11. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

Não devemos pagar o mal com o mal, antes devemos praticar sempre o bem:

15. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

Aqui algumas exortações para buscar a Deus, santificar-se e exercitar a plenitude da fé:

16. Regozijai-vos sempre.
17. Orai sem cessar.
18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19. Não extingais o Espírito.
20. Não desprezeis as profecias.
21. Examinai tudo. Retende o bem.
22. Abstende-vos de toda a aparência do mal.
23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:5-23

Pois em Mateus 28 diz:

19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Mateus 28:19-20


A salvação é individual, porém devemos orar por nossas famílias:

8. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
1 Timóteo 5:8

Devemos jejuar, pois nos aproxima de Deus:

17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Mateus 6:17-18

A Deus cantemos louvores:

13. Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Tiago 5:13

Pois como Jesus disse, se neste mundo formos fieis à sua palavra, ele nos colocará no alto, e não nossa perseguição egoísta pelo dinheiro. Nossa prioridade deve ser sempre Deus:

13. E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
Deuteronômio 28:13

Mas Deus não quer que vivamos necessitados, frustrados e miseráveis. Ele também quer realizar nossos sonhos e nos dar vida em abundância.

10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10:10

Deus cuidará de nós, porque no Evangelho de Mateus diz:

25. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26. Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Mateus 6:25-26

33. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:33-34

Entretanto, exercitar a fé não será sem perseguição.

21. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
22. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 10:21-22

34. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Mateus 10:34

Esta passagem não é uma incitação à guerra, mas um alerta de que o amor a Cristo deve ser maior do que tudo, inclusive aos familiares e aos amigos descrentes. Jesus deixa claro que:

37. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Mateus 10:37


Mas para os ímpios a riqueza, o poder, as liberdades sexuais e morais são mais importantes na vida, pois sua visão está estritamente nas concupiscências (prazeres) da carne. Jesus, porém, deixa claro que:

39. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
Mateus 10:39

Lembrem-se que a Terra é o único Paraíso que o ímpio vai ter, pois no livro de Apocalipse diz:

15. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:15

No site Bíblia.org há uma definição para a palavra “cães” do versículo 15:

“No Apocalipse, na Nova Jerusalém todos os fiéis e justos poderão ver a Deus, e quem durante a sua vida sempre negou a Deus, dele se afastou, não quis participar de uma vida com Deus e até o substituiu, pelas bestas, pela cobiça, pela mentira, pelo adultério, pelo assassinato, pela prostituição, enfim por toda a idolatria, este não poderá reconhecer verdadeiramente a Deus e assim estará impedido de entrar na Cidade Justa e Santa – a Jerusalém Celeste, que desce a terra. São esses que são considerados como cães, que estão fora da cidade santa”.
(Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=1949)
 
Portanto, não importa o nível do sucesso para demonstrar a tua fé. O Evangelho no teu coração jamais deve se basear nisso. De fato, o verdadeiro sucesso do cristão está baseado no quão grande é sua vida espiritual.

A seguir, a mais esclarecedora e instrutiva passagem deste texto:

19. Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Mateus 6:19-21

Dadas as informações acima, o que estamos fazendo pelo Reino de Deus? Estamos buscando ao Senhor ou aos prazeres deste mundo? Estamos orando por nossos familiares ou preocupando-se apenas conosco? Estamos perdoando nossos inimigos ou guardando mágoa e desejo de vingança?

Sejamos santos, pois quando o Senhor nos buscar e partirmos deste mundo, partamos em paz. E assim como Paulo, que pouco antes de morrer declarou em 2 Timóteo 4:7, possamos declarar também:   

7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.



- Eduardo Domingues



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...