sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Criacionismo - Parte 5 - Os Nefilins




[Recomendo que leiam as partes anteriores]

Avançando para o capítulo 5 do livro de Gênesis, nos quatro últimos versículos diz:

29. A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
30. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.
31. E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu.
32. E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

Aqui começa a famosa história de Noé. Inserindo neste estudo um pouco de teologia, os primeiros humanos viviam séculos, beirando um milênio, até que, por determinação divina, seu tempo de vida encurtou drasticamente (Gênesis 6:3).

Vemos também que, após a consumação do Pecado Original, a jovem Terra foi amaldiçoada e a espécie humana se corrompeu. Estes foram os principais motivos para Deus querer extirpá-la com o Dilúvio, do qual veremos a seguir:

1. E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Neste versículo Deus dá o prazo final para o Julgamento da humanidade. Estes seriam os últimos anos até o dilúvio. Eis aqui mais uma grave consequência devido ao Pecado Original.

4. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

No versículo 4 é onde aparece a palavra Nephilim. Motivo de muita controvérsia entre os estudiosos da Bíblia, Nephilins, do hebraico naphal (ele caiu), já foi traduzida para anjos caídos, tiranos e até gigantes.

Na página respostas.com.br há uma definição resumida do termo:

“A Bíblia diz que os nefilins eram heróis famosos da antiguidade, antes do Dilúvio. Seus pais eram os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens” (Gênesis 6:4). Os nefilins morreram no dilúvio”.

“Quem eram os filhos de Deus? A Bíblia não diz quem eram os filhos de Deus. As duas teorias mais populares são”:
  • Os anjos – em algumas partes da Bíblia os anjos são chamados filhos de Deus
  • As pessoas que seguem a Deus – quem ama e se dedica a Deus é adotado como Seu filho
“A Bíblia diz que os anjos são seres espirituais que não se casam e nem têm relações sexuais (Marcos 12:25; Hebreus 1:14). Os demônios também são espíritos, não têm corpo físico. Por isso, não podiam ter relações com mulheres humanas. Além disso, a Bíblia provavelmente não chamaria esses anjos ou demônios de “filhos de Deus” se tivessem feito algo tão repugnante. A Bíblia chama os nefilins de homens, não seres híbridos”.

“É mais provável que os ‘filhos de Deus’ foram homens tementes a Deus que se casaram com mulheres que não temiam a Deus, que provavelmente os desviaram de seus bons caminhos. Seus filhos se tornaram poderosos e famosos, talvez por causa da mistura de bons valores (determinação, lealdade, trabalho árduo...) com maus valores (crueldade, violência...). Mas isso é só especulação, a Bíblia apenas diz que eram heróis, sem explicar por quê”.

“Os nefilins eram gigantes? Algumas versões traduzem nefilim como ‘gigante’. Em Canaã os israelitas encontraram homens poderosos que chamaram de gigantes, ou nefilins (Números 13:32-33). Alguns desses homens eram muito altos, como Golias, mas os “gigantes” também poderiam ser pessoas com muita força ou muito poder”.

“Os gigantes de Canaã não eram descendentes dos nefilins de Gênesis, porque esses morreram todos no Dilúvio. Eles eram parecidos, por causa de seu poder e sua estatura”.
Fonte: https://www.respostas.com.br/o-que-era-um-nefilim-segundo-a-biblia/


Continuando a referência sobre os gigantes, na página Wikipedia também há um excelente resumo:

“Nefilim (hebraico: נְפִילִים) termo derivado do hebraico naphal (ele caiu), é um termo que ocorre duas vezes na Bíblia, em Gênesis 6:4 e Números 13:33. A Septuaginta traduziu o termo pela palavra grega que significa, literalmente, nascido da terra, e as traduções seguintes verteram o termo para gigantes. Lutero traduziu nefilim como tiranos”.

“Segundo Adam Clarke, a tradução de nefilim como gigantes é um erro: o texto de Gênesis faz uma distinção entre os filhos dos homens e os filhos de Deus; os filhos dos homens seriam os nefilim, homens caídos e nascidos da terra, com a mente animalesca e diabólica, contrastando com os filhos de Deus. Esta distinção seria entre os pecadores e os santos. Os nefilim teriam se tornado giborim, do hebraico gabar (eles prevaleceram, foram vitoriosos) que significa conquistadores ou heróis”.

Carl Friedrich Keil e Franz Delitzsh também atribuem a tradução de nefilim como gigantes a um erro. Segundo estes autores, a interpretação de Gênesis 6:4 é controversa, porém eles rejeitam como absurda a ideia de que a passagem se refere à reprodução entre anjos (filhos de Deus) e filhas dos homens, produzindo uma raça de monstros, como se fossem semideuses, demônios ou anjos-homens. Segundo Keil e Delitzsh, os nefilim, ou seja, os tiranos, já habitavam a terra antes dos filhos de Deus (descendentes de Sete) terem filhos com as filhas dos homens (descendentes de Caim), e continuaram existindo depois que nasceram os filhos destas uniões”.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nefilim


Algumas referências encontradas na página olharprofetico.com.br, a seguir:

“Em Gêneses 14:5-6 uma coalisão de 5 reis da região da margem sul do Mar Morto derrotou três grupos de guerreiros conhecidos como os refains, os zuzins, também conhecidos como zanzumins, e os emins. Os refains eram descendentes de Rapha, que significa gigante em Hebraico. O nomem zuzim significa criaturas errantes e emim significa os terríveis”.

“Em Deuteronômio 1:26-28 e 2:10-11 encontramos referências aos anaquins (gigantes de pescoço longo) e emins novamente, ambos identificados como descendentes de Rapha, o gigante”.

“Em Deuteronômio 3:11 é feita referência a Ogue, o Rei de Basã, um descendente de Rapha cuja cama media 4 metros de comprimento e 2,5 metros de largura”.

“Em Números 13:33 o relato dos espias incluía a visão de Nephilim, dizendo que os descendentes de Anaque vêm dos Nephilim. O medo dos Nephilim foi o que fez 10 dos 12 espias darem um relatório negativo, persuadindo os Israelitas a não entrarem na Terra Prometida. Tudo isso aconteceu no tempo de Moisés”.

“Em Josué 14.15 no fim da conquista da terra, Calebe recebe Hebrom, antes conhecida como Quiriate-Arba porque foi fundada por Arba, chamado de o maior dos anaquins”.

“E, é claro, em 1 Samuel 17 e 2 Samuel 21.15-22 há a derrota de Golias e seus quatro irmãos, todos descendentes de Rapha, no tempo do Rei Davi”.
Fonte: http://olharprofetico.com.br/ikvot-hamashiach/125-os-nephilim


Golias, o mais famoso gigante da Bíblia, media 6 côvados e 1 palmo, ou cerca de 2,90m (1 Samuel 17:4). Apesar da incrível estatura, sem uma confiável evidência arqueológica dos gigantes bíblicos, fica difícil sustentar a crença de que os gigantes tinham essa altura ou se, de fato, existiram.

5. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
9. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Talvez este versículo, afirmando que Noé “andava com Deus”, estivesse se referindo aos homens “filhos de Deus” (Gênesis 6:2), ou seja, homens tementes ao Senhor que tiveram filhos conhecidos como “gigantes”.

10. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
11.A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

Do versículo 5 ao 12 a Bíblia descreve a corrupção da Terra e a reação de Deus. O Dilúvio seria o primeiro “fim do mundo” para a humanidade, com exceção de Noé e sua família.

13. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
15. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
16. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

Em outras unidades de medida, a arca media 150 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de altura, porém há divergências dimensionais devido à inconstância do côvado com o passar do tempo. Uma matéria no site mundoestranho.com.br fez algumas estimativas quanto à capacidade da arca:

"Fazendo um cálculo com direito a aproximações e, claro, algumas suposições, chegamos à conclusão de que a arca deveria ser 40 metros mais comprida do que a construída por Noé. Como chegamos ao resultado? Primeiro, pesquisamos quantos bichos entrariam na arca".

“Tirando os peixes (que sobreviveriam ao dilúvio) e os insetos, ficamos com 23.600 espécies (somando aves, mamíferos, répteis e anfíbios), ou seja, 47.200 animais, já que a ordem divina era salvar um casal de cada espécie. Até aí tudo bem, mas como calcular o espaço ocupado por espécie? Como seria impossível medir as milhares de espécies, elegemos um animal médio como padrão: o gato. Se você pensar no elefante ou na girafa, o felino parece pequeno demais, mas, sabendo que o rato é o mamífero que tem mais espécies (das 5 mil espécies de mamíferos, 2.050 são de roedores) e que as aves somam 9.600 espécies, certamente aceitará nosso bichinho-padrão, que ocupa uma área de mais ou menos 0,25 m2. Multiplicando essa área pela bicharada total, a arca deveria ter 11 800 m2 ”.

“Aí corremos à Bíblia para ver como distribuir esses m2 e encontramos a seguinte descrição da arca original: três andares, 135 m de comprimento e 22,5 m de largura. Mantivemos a largura, distribuímos a área por três andares e chegamos à medida de 174,8 m de comprimento – 39,8 m a mais que a da Bíblia”.
Fonte: https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-teria-que-ser-o-tamanho-da-arca-de-noe-para-acomodar-todos-os-bichos-do-mundo/



Um estudo realizado na Universidade de Leicester atesta a possibilidade de uma embarcação tão grande flutuar sobre as águas. A matéria diz:

“Um grupo de estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, pegou as medidas descritas na Bíblia e fez um estudo para tentar saber se era possível que um barco tão grande flutuasse. Para isso eles estabeleceram um média entre as medidas usadas por hebreus e egípcios para tentar descobrir quanto seria exatamente um côvado. Os hebreus adotavam 44,5 centímetros e os egípcios 52,3, os estudiosos então estabeleceram que cada côvado teria 48,2 centímetros”.

“Feito isso eles multiplicaram pelas medidas bíblicas que eram 300 côvados de comprimento, 50 de largura e 30 de altura e chegaram à conclusão que a média da Arca de Noé era de: 144,6 metros de comprimento, 24,1 metros de largura e 14,5 metros de altura”.

“As medidas são parecidas com as de um navio de carga usado nos dias de hoje, então seria possível sim que a Arca de Noé flutuasse pelas águas. O professor de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Pinto, comentou sobre o assunto para a revista Veja, e ficou impressionado com as medidas”.

“‘O fato de a arca ter essas dimensões é surpreendente, porque são os parâmetros de um navio da atualidade’, disse ele que concluiu falando que para flutuar o objeto precisa deslocar um volume de água que pese o mesmo que ele. ‘Esse tipo de madeira leve [madeira de gofer – descrita na Bíblia] faria com que a embarcação flutuasse facilmente’, atestou o professor”.
Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/medidas-arca-de-noe-flutuar/



17. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.

Esta passagem deixa claro que, desde a descendência de Caim até os nefilins, absolutamente tudo foi destruído.

18. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
21. E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
22. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.
Gênesis 6:1-22


Continua na Parte 6.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...