sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Criacionismo - Parte 8 - A Maldição de Noé



 

[Recomendo que leiam as partes anteriores]

No capítulo 9 do livro de Gênesis, diz:

1. E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
2. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.

Aqui Deus reitera à Noé a autoridade dada a Adão (Gn 1:26). Abaixo de Deus, o Homem é senhor de toda a fauna terrestre ou marítima.

3. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
4. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Este mandamento foi reiterado por Deus em Levítico 7:27.

5. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Este se tornaria um interessante mandamento no Antigo Testamento, pois Deus permitiria matar. Citado como “clamor de sangue” e “vingança”, primeiro apareceu na história de Caim e Abel (Gn 4:1-15) e então reapareceria na Lei de Moisés, tratando-se do vingador de sangue (Nm 35:19). 

No versículo 12 diz:

12. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
13. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
14. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15. Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

Deus estabelece o arco-íris como o sinal de que Ele não mais destruiria a Terra no dilúvio. É muito triste saber que, hoje, este mesmo sinal de aliança entre Deus e a humanidade seria usado por movimentos ideológicos para promover suas ideologias desastrosas. O que antes simbolizava a vida e a misericórdia hoje simboliza a morte e o ódio contra tudo o que é cristão.


18. E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.

A descendência de Sem seria a origem de todo o povo hebreu, daí iniciando-se o termo “semita”.

19. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.
20. E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.

Aparentemente, desde os tempos primórdios o suco de uva concentrado e fermentado causava embriaguez.  

22. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

A Bíblia não deixa claro por que Noé foi tão duro com seu filho Cão (ou Cam, dependendo da tradução) e principalmente com seu neto Canaã. A bíblia de estudo Plenitude nos dá algumas sugestões, a seguir:

“As ações de Cam de alguma forma desonraram o pai. A maldição dos descendentes de Cam é a primeira maldição humana registrada. Não se sabe exatamente o seu significado, porém os cananeus de fato tornaram-se escravos de Sem (pai dos hebreus) durante a monarquia de Israel. Engrandeça Deus a Jafé também é difícil, podendo representar a incorporação dos gentios por parte de Deus, os quais aguardavam o novo concerto”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 16, notas 9.22 e 9.25-27.

O site bible.org explica de maneira detalhada os acontecimentos: 

"Parece que Cam e seus irmãos foram avisados sobre o estado de Noé, a fim dos três ficarem fora da tenda: 'Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos' (Gênesis 9:22)". 

"Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não teve tantas reservas. Qualquer que tenha sido a falta de Noé, ele estava na privacidade de sua própria tenda (9:21). E era assim que Sem e Jafé queriam. No entanto, Cam entrou, violando o princípio da privacidade, e, além de não ajudar seu pai, divertiu-se às suas custas".  

"Cam não fez nada para preservar a dignidade de seu pai. Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso, ele saiu da tenda e descreveu claramente a seus irmãos o desatino que tinha tomado conta de seu pai. Parece-me também que ele pode ter dito a Sem e Jafé para entrarem na tenda e verem por si mesmos".


“A questão que se levanta na maldição de Canaã é: por que Deus amaldiçoou Canaã pelo pecado de Cam? E mais, por que Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem”?

“A explicação que melhor parece responder a essas perguntas é que as palavras de Noé não foram só de bênção e maldição, mas também de profecia. Embora seja verdade que os pecados dos pais visitem os filhos, isso é somente “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5). Se esse princípio tivesse sido aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido amaldiçoados”.

“Pela revelação profética, Noé previu que as falhas morais demonstradas por Cam seriam manifestadas em sua totalidade em Canaã e em sua descendência. Levando isso em consideração, a maldição de Deus recai sobre os cananeus por causa da pecaminosidade prevista por Noé. A ênfase, então, está no fato de que os cananeus seriam amaldiçoados por causa do seu próprio pecado, não devido ao pecado de Cam. Creio que isso explique porque Canaã é amaldiçoado e não Cam, ou o restante de seus filhos".

"As palavras de Noé, portanto, contêm uma profecia. Canaã irá refletir mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam. E os cananeus irão manifestar essas mesmas tendências em sua sociedade. Devido à pecaminosidade dos cananeus prevista por Noé, a maldição de Deus é proferida. O caráter daqueles três indivíduos e o destino de cada um deles será refletido corporativamente nas nações que deles emergirem".

Fonte: https://bible.org/seriespage/nudez-de-no%C3%A9-e-maldi%C3%A7%C3%A3o-de-cana%C3%A3-g%C3%AAnesis-918-%E2%80%93-1032


Ainda sobre este triste capítulo, o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) causou uma grande polêmica ao dizer que os africanos são a descendência amaldiçoada de Noé. A seguir um trecho da matéria publicada no site terra.com.br:

“Sobre os negros e africanos, Feliciano (PSC-SP) sustenta que são alvo de uma ‘maldição’ e cita a Bíblia para se justificar”.

"‘Citando a Bíblia (...), africanos descendem de Cão (ou Cam), filho de Noé. E, como cristãos, cremos em bênçãos e, portanto, não podemos ignorar as maldições’, declarou, em defesa protocolada no STF após denúncia da Procuradoria Geral da República”.

“Feliciano afirma que isso não representa racismo, mas um apego a suas crenças religiosas e, além disso, diz que ‘milhares de africanos’ se ‘curaram’ dessa ‘maldição’ ao ‘se entregarem ao caminho de Deus’”.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/acusado-de-homofobia-e-racismo-feliciano-semeia-polemicas-no-congresso,2f8de89a54bdd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
 
Particularmente, eu não acredito que os africanos sejam os descendentes amaldiçoados de Cam, pois os cananeus (os filhos de Canaã) tornaram-se servos de Sem (os hebreus ou israelitas) na região onde hoje se encontra a Palestina.

É importante lembrar que a Bíblia refere-se a nações e regiões inteiras com os nomes de seus patriarcas, ou seja, seus pais fundadores. Por exemplo: Amom, Midiã, Moabe, Judá, Edom, etc.

Os cananeus se tornariam os sidônios, os heteus, os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arqueus, os sineus, os arvadeus, os zemareus e os hamateus (Gn 10:15-20). Biblicamente, os africanos descenderiam de Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã, mas compreenderiam as regiões do Egito até o sul do continente. Não é explicado na Bíblia como os africanos desenvolveriam sua pele negra e morena, mas, segundo o livro de Gênesis, sua origem é camita (filhos de Cam), inclusive cananeia. O deputado Marco Feliciano estava certo ao afirmar isto.

Mas, conforme citado em Êxodo 20:5, a maldição se estenderia até a terceira e quarta geração, e não prolongando-se por toda a existência dos africanos.

28. E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos.
29. E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos, e morreu.
Gênesis 9:1-29

Após a morte de Noé, seus filhos povoariam todo o planeta, conforme veremos no capítulo a seguir.


Continua na Parte 9.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...