sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Criacionismo - Parte 8 - A Maldição de Noé



 

[Recomendo que leiam as partes anteriores]

No capítulo 9 do livro de Gênesis, diz:

1. E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
2. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.

Aqui Deus reitera à Noé a autoridade dada a Adão (Gn 1:26). Abaixo de Deus, o Homem é senhor de toda a fauna terrestre ou marítima.

3. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
4. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Este mandamento foi reiterado por Deus em Levítico 7:27.

5. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Este se tornaria um interessante mandamento no Antigo Testamento, pois Deus permitiria matar. Citado como “clamor de sangue” e “vingança”, primeiro apareceu na história de Caim e Abel (Gn 4:1-15) e então reapareceria na Lei de Moisés, tratando-se do vingador de sangue (Nm 35:19). 

No versículo 12 diz:

12. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
13. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
14. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15. Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

Deus estabelece o arco-íris como o sinal de que Ele não mais destruiria a Terra no dilúvio. É muito triste saber que, hoje, este mesmo sinal de aliança entre Deus e a humanidade seria usado por movimentos ideológicos para promover suas ideologias desastrosas. O que antes simbolizava a vida e a misericórdia hoje simboliza a morte e o ódio contra tudo o que é cristão.


18. E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.

A descendência de Sem seria a origem de todo o povo hebreu, daí iniciando-se o termo “semita”.

19. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.
20. E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.

Aparentemente, desde os tempos primórdios o suco de uva concentrado e fermentado causava embriaguez.  

22. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

A Bíblia não deixa claro por que Noé foi tão duro com seu filho Cão (ou Cam, dependendo da tradução) e principalmente com seu neto Canaã. A bíblia de estudo Plenitude nos dá algumas sugestões, a seguir:

“As ações de Cam de alguma forma desonraram o pai. A maldição dos descendentes de Cam é a primeira maldição humana registrada. Não se sabe exatamente o seu significado, porém os cananeus de fato tornaram-se escravos de Sem (pai dos hebreus) durante a monarquia de Israel. Engrandeça Deus a Jafé também é difícil, podendo representar a incorporação dos gentios por parte de Deus, os quais aguardavam o novo concerto”.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 16, notas 9.22 e 9.25-27.

O site bible.org explica de maneira detalhada os acontecimentos: 

"Parece que Cam e seus irmãos foram avisados sobre o estado de Noé, a fim dos três ficarem fora da tenda: 'Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos' (Gênesis 9:22)". 

"Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não teve tantas reservas. Qualquer que tenha sido a falta de Noé, ele estava na privacidade de sua própria tenda (9:21). E era assim que Sem e Jafé queriam. No entanto, Cam entrou, violando o princípio da privacidade, e, além de não ajudar seu pai, divertiu-se às suas custas".  

"Cam não fez nada para preservar a dignidade de seu pai. Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso, ele saiu da tenda e descreveu claramente a seus irmãos o desatino que tinha tomado conta de seu pai. Parece-me também que ele pode ter dito a Sem e Jafé para entrarem na tenda e verem por si mesmos".


“A questão que se levanta na maldição de Canaã é: por que Deus amaldiçoou Canaã pelo pecado de Cam? E mais, por que Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem”?

“A explicação que melhor parece responder a essas perguntas é que as palavras de Noé não foram só de bênção e maldição, mas também de profecia. Embora seja verdade que os pecados dos pais visitem os filhos, isso é somente “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5). Se esse princípio tivesse sido aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido amaldiçoados”.

“Pela revelação profética, Noé previu que as falhas morais demonstradas por Cam seriam manifestadas em sua totalidade em Canaã e em sua descendência. Levando isso em consideração, a maldição de Deus recai sobre os cananeus por causa da pecaminosidade prevista por Noé. A ênfase, então, está no fato de que os cananeus seriam amaldiçoados por causa do seu próprio pecado, não devido ao pecado de Cam. Creio que isso explique porque Canaã é amaldiçoado e não Cam, ou o restante de seus filhos".

"As palavras de Noé, portanto, contêm uma profecia. Canaã irá refletir mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam. E os cananeus irão manifestar essas mesmas tendências em sua sociedade. Devido à pecaminosidade dos cananeus prevista por Noé, a maldição de Deus é proferida. O caráter daqueles três indivíduos e o destino de cada um deles será refletido corporativamente nas nações que deles emergirem".

Fonte: https://bible.org/seriespage/nudez-de-no%C3%A9-e-maldi%C3%A7%C3%A3o-de-cana%C3%A3-g%C3%AAnesis-918-%E2%80%93-1032


Ainda sobre este triste capítulo, o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) causou uma grande polêmica ao dizer que os africanos são a descendência amaldiçoada de Noé. A seguir um trecho da matéria publicada no site terra.com.br:

“Sobre os negros e africanos, Feliciano (PSC-SP) sustenta que são alvo de uma ‘maldição’ e cita a Bíblia para se justificar”.

"‘Citando a Bíblia (...), africanos descendem de Cão (ou Cam), filho de Noé. E, como cristãos, cremos em bênçãos e, portanto, não podemos ignorar as maldições’, declarou, em defesa protocolada no STF após denúncia da Procuradoria Geral da República”.

“Feliciano afirma que isso não representa racismo, mas um apego a suas crenças religiosas e, além disso, diz que ‘milhares de africanos’ se ‘curaram’ dessa ‘maldição’ ao ‘se entregarem ao caminho de Deus’”.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/acusado-de-homofobia-e-racismo-feliciano-semeia-polemicas-no-congresso,2f8de89a54bdd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
 
Particularmente, eu não acredito que os africanos sejam os descendentes amaldiçoados de Cam, pois os cananeus (os filhos de Canaã) tornaram-se servos de Sem (os hebreus ou israelitas) na região onde hoje se encontra a Palestina.

É importante lembrar que a Bíblia refere-se a nações e regiões inteiras com os nomes de seus patriarcas, ou seja, seus pais fundadores. Por exemplo: Amom, Midiã, Moabe, Judá, Edom, etc.

Os cananeus se tornariam os sidônios, os heteus, os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arqueus, os sineus, os arvadeus, os zemareus e os hamateus (Gn 10:15-20). Biblicamente, os africanos descenderiam de Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã, mas compreenderiam as regiões do Egito até o sul do continente. Não é explicado na Bíblia como os africanos desenvolveriam sua pele negra e morena, mas, segundo o livro de Gênesis, sua origem é camita (filhos de Cam), inclusive cananeia. O deputado Marco Feliciano estava certo ao afirmar isto.

Mas, conforme citado em Êxodo 20:5, a maldição se estenderia até a terceira e quarta geração, e não prolongando-se por toda a existência dos africanos.

28. E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos.
29. E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos, e morreu.
Gênesis 9:1-29

Após a morte de Noé, seus filhos povoariam todo o planeta, conforme veremos no capítulo a seguir.


Continua na Parte 9.



quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Criacionismo - Parte 7 - O Monte Ararate



 

[Recomendo que leiam as partes anteriores]

Continuando a história de Noé, no capítulo 8 do livro de Gênesis, diz:

1. E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.
2. Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.
3. E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinquenta dias minguaram.

Estes versículos são a base para a teoria do criacionista Walt Brown. Ele sugere a existência de oceanos subterrâneos no período pré-dilúvio, afirmando que não foi apenas uma poderosa chuva torrencial que inundou o mundo, mas fontes de águas emergentes do abismo, como um vasto lençol freático ou um aquífero.

Uma reveladora matéria no site da Super Interessante diz:

“Cientistas das Universidades de Northwestern e do Novo México descobriram um reservatório de água perto do manto terrestre, que tem três vezes mais volume que todos os oceanos do planeta juntos. De acordo com os pesquisadores, a reserva (apelidada de Ringwoodite), fica dentro de uma camada de rocha azul a 660 km de profundidade".

“A descoberta foi feita com dados da USArray, uma rede de sismógrafos dos EUA que medem as vibrações de terremotos. O estudo mostrou que a água da Terra pode ter vindo do interior do planeta. Daí, impulsionada para a superfície pela atividade geológica”.

“‘Processos geológicos sobre a superfície da Terra, tais como terremotos e vulcões em erupção, são uma expressão do que está acontecendo no interior da Terra, sem que possamos ver’, disse Steve Jacobsen, geofísico que liderou o estudo. ‘Acho que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável’, acrescenta”.

“Além disso, ele diz que a água escondida também pode agir como uma espécie de amortecedor para os oceanos na superfície.  Isso explica por que eles têm permanecido mais ou menos do mesmo tamanho por milhões de anos”.

Fonte: https://super.abril.com.br/blog/supernovas/oceano-subterraneo-e-descoberto-perto-do-nucleo-da-terra/



4. E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.

Talvez esta seja o versículo mais importante deste estudo. Tratado com muita controvérsia entre os pesquisadores, cientistas dizem ter descoberto as ruínas da própria arca de Noé!

O site terra.com.br, de maneira imparcial, diz:

"Um grupo de cientistas turcos e chineses afirma terem localizado a Arca de Noé no monte Ararat, de acordo com a imprensa turca. O pesquisador chinês Yang Ving Cing diz que eles encontraram uma estrutura antiga de madeira em uma altitude de 4 mil metros no monte que fica no leste da Turquia, na fronteira com o Irã". 

"O cientista é membro de uma organização internacional dedicada à busca pela arca em que, conforme a Bíblia, Noé e sua família escaparam do Dilúvio Universal. Segundo Cing, a estrutura encontrada tem 4,8 mil anos".

"'Não é 100% segura que seja a arca, porém pensamos que é 99%', disse Cing à agência turca Anadolu. 'A estrutura do barco tem muitos compartimentos, o que indica que podem ser os espaços onde se localizam os animais', afirmou".

"O pesquisador disse ainda que pediu ao governo turco para que proteja a zona para poder iniciar as escavações. Além disso, ele afirmou que pediu à Unesco que coloque o local na sua lista de patrimônio da humanidade".

"Não é a primeira vez que o grupo afirma ter encontrado a arca no Ararat, a montanha mais alta da Turquia e onde a Bíblia afirma que Noé desceu quando baixaram as águas do Dilúvio".

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/pesquisa/cientistas-afirmam-ter-encontrado-arca-de-noe-na-turquia,7c88a38790aea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html



Entretanto, o site da revista Exame é menos otimista, afirmando que os achados não são definitivos e que as buscas ainda não terminaram:

“Yerevan- A busca pela Arca de Noé no Monte Ararat continua a alimentar, 5 mil anos depois, a imaginação de exploradores de todo o mundo, mas a falta de provas científicas transformou o que já era uma lenda em questão de fé”.

“‘Noé é muito mais que um personagem do ‘Gênesis’. É uma figura histórica para os cristãos, judeus e muçulmanos’, afirmou à Agência EFE Andrei Poliakov, orientalista russo que protagonizou, em 2003, uma das últimas expedições ao monte de 5.435 metros de altura, fronteira natural entre Turquia, Armênia, Azerbaijão e Irã”.

“O explorador russo acredita que documentos históricos, em particular as crônicas históricas sumérias, confirmam a existência do profeta Noé, a construção de uma arca e, de fato, um grande dilúvio”.

“‘Quando estivemos em Nakhichevan, região azerbaijana que significa ‘país de Noé’, um especialista local nos mostrou o túmulo de Noé, que estaria sepultado ali até 1983′, declarou.
Poliakov garante que a Mesopotâmia foi afetada por uma grande inundação há cinco mil anos, mas é impossível saber sua magnitude e o raio de ação, e se é possível qualificá-la de Dilúvio Universal, como diz a Bíblia”.

“De sua expedição há 10 anos Ararat, confirmou que muitas das descobertas e conclusões às quais outros exploradores que estiveram na região nos últimos 50 anos chegaram são meras invenções”.
 

“‘As autoridades turcas proíbem há dez anos visitar o monte. A única coisa que fazem é contribuir com a lenda’, afirmou Poliakov, que considera que o motivo da proibição é a presença da minoria curda na região”.

“Poliakov esteve na jazida de Durupinar, a 30 quilômetros ao sul de Ararat, considerado o local onde encalhou a arca de Noé com seus três filhos, as esposas e um casal de cada animal, quando caiu definitivamente a água do dilúvio. Não é preciso ter uma imaginação fértil para ver a silhueta de um barco, mas os arqueólogos turcos não encontraram nenhum rastro de madeira e concluíram que se trata de uma formação natural surgida após o terremoto que sacudiu a zona em 1948”.

“Quanto às supostas ancoras de pedra da Arca encontradas não muito longe dali, e que incluem um buraco na parte superior e cruzes gravadas, os especialistas creem que são monumentos construídos pelos primeiros cristãos. Supostamente, o único pedaço fossilizado da arca está preservado na Catedral de Echmiadzin, na Armênia, relíquia que é objeto de peregrinação desde tempos imemoriais e que chegou ao templo na Idade Média, pelas mãos do monge bizantino Iakob”.


"O piloto russo Vladimir Roskovitski foi quem deu a largada pela corrida para encontrar a Arca depois de supostamente tê-la avistado em um lago gelado em 1916, após o czar Nicolau II, crente confesso e supersticioso, decidir enviar uma expedição ao Ararat em 1917.
Aparentemente, segundo Poliakov, a expedição czarista encontrou a Arca, mas os documentos e fotos que corroboravam o achado se perderam após o caos que seguiu à Revolução Bolchevique, dizem as más línguas, por ordem de Trotski”.

“Desde então, muitos tentaram encontrar a Arca. O último foi o americano Daniel McGivern, que anunciou que a tinha localizado em uma geleira a mais de cinco mil metros de altura partir de imagens de satélite da CIA, e chamou a Turquia a construir um monumento nacional para atrair turistas”.

“Se Ararat foi o porto de destino da Arca de Noé, cujas medidas se calculam em 137 metros de comprimento e 23 de largura, é pouco provável que seja achada, já que o monte é na realidade um vulcão, e a teria queimado na erupção de 1840. Já outros analistas opinam que foi o próprio Noé quem desmontou a Arca e utilizou a madeira para construir uma casa para sua família, de cujos descendentes procederiam os homens, mais do que da costela de Adão”.

“Poliakov acredita que, apesar da ausência de provas, a Arca de Noé é mais uma questão de fé e se mostra convencido que, se em algum momento for encontrada, já não haveria razões para duvidar da existência de Deus. ‘Com Noé nascemos pela segunda vez. Deus nos deu uma segunda oportunidade’, comentou”.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/a-busca-pela-arca-de-noe-ciencia-ou-questao-de-fe/




E finalmente, há o site e-farsas que desmente completamente o achado do arqueólogo chinês acima. A seguir o link:

http://www.e-farsas.com/chineses-encontraram-arca-noe-monte-ararat.html

5. E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.
6. E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito.

Avançando ao versículo 13:

13. E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.
14. E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

Ao todo, Noé ficou 1 ano e 17 dias na arca, ou seja, 382 dias. Desse total, 5 meses foi flutuando e 7 meses nas montanhas do Ararate. 

Para melhor compreensão desse cálculo, deixo aqui o link:

http://www.reconvale.com/2016/11/voce-sabe-quanto-tempo-noe-passou-na.html

15. Então falou Deus a Noé dizendo:
16. Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17. Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
18. Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19. Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20. E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.

Este foi o primeiro altar do sacrifício (holocausto) feito a Deus após o dilúvio. A tradição hebreia de sacrificar animais seria reiterada e promulgada por Deus milênios mais tarde, conforme visto no livro de Levítico (6:2-7). 


21. E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
22. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
Gênesis 8:1-22

No versículo 21 Deus reconhece que, devido ao Pecado Original, a humanidade e a terra estariam amaldiçoadas para sempre. Entretanto, conforme o próprio Deus previu em Gênesis 3:15, apenas com o advento do Cordeiro redentor e salvador o pecado seria finalmente expiado deste mundo. 


Continua na Parte 8.



O Que é o Maná?

  O Que é o Maná?   No capítulo 16 do livro de Êxodo diz:   1. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao d...